A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (13), a Operação Mykyara, com o objetivo de identificar e responsabilizar criminalmente os envolvidos em atividades reiteradas de desmatamento no interior da Terra Indígena Menkü, habitada pelo povo Myky.
Participam da ação 42 policiais federais, que cumprem 10 mandados de busca e apreensão em residências e nas madeireiras apontadas como responsáveis pela receptação da madeira extraída ilegalmente da Terra Indígena. A operação conta com o apoio de servidores do Ibama e da Funai.
A investigação teve início a partir de denúncia anônima registrada na plataforma Fala.BR, relatando a exploração sistemática de madeira na área protegida. Por meio de análises de imagens de satélite, constatou-se que, somente no ano de 2024, a exploração ilegal resultou no corte seletivo de 1.142,88 hectares de floresta nativa.
Além dos danos ambientais, o inquérito apura grave ocorrência de ameaça perpetrada por madeireiros contra mulheres indígenas que se opuseram às atividades ilícitas, colocando em risco sua integridade física e vida.
Os investigados poderão responder pelos crimes de desmatamento de terra de domínio público, receptação de madeira sem origem e associação criminosa.
OPERAÇÃO MYKYARA
Madeireiras são alvos da PF por receptação de madeira extraída de terra indígena em MT
