conecte-se conosco


Internacional

Lula “bizarra” é filmada pela primeira vez fora de sua concha; assista

Publicado


source
lula
Reprodução

Este cefalópode de aparência estranha mede cerca de sete centímetros, tem oito braços, dois tentáculos e um par de olhos salientes


As conchas das  lulas chifres de carneiro ( Spirula spirula ) são pequenas e delicadas estruturas em espiral que podem ser encontradas regularmente em praias de todo o mundo. No entanto, as proprietárias dessas conchas são extremamente esquivas e até agora não existia nenhuma imagem delas em sua atividade normal.


Recentemente, um veículo operado remotamente (ROV) registrou a primeira filmagem delas em seu habitat natural , na Grande Barreira de Corais, Austrália, a uma profundidade de aproximadamente 850 a 860 metros. O registro foi compartilhado pelo Instituto Schmidt Ocean na segunda-feira (26) ao vivo do fundo do mar, o maior e menos explorado habitat em nosso planeta.


Embora existam inúmeras espécies de águas profundas nunca antes vistas em suas águas naturais, este recente encontro casual deixou os cientistas especialmente animados . A lula com chifre de carneiro raramente é vista na natureza e é um dos cefalópodes mais incomuns que existe, medindo cerca de sete centímetros e possuindo oito braços, dois tentáculos e um par de olhos salientes.

Além do choco, esse é o único outro molusco conhecido que contém uma concha interna com câmara para mantê-lo flutuante. “Há muito tempo que procuro por isso “, disse ao ScienceAlert o zoólogo Michael Vecchione, do Museu Nacional de História Natural Smithsonian. 

Embora Vecchione regularmente capture essa espécie das profundezas, às vezes abrigando-a em aquários, ele nunca viu imagens da lula em seu habitat natural. 

Além da raridade desse encontro , há um aspecto particularmente surpreendente na filmagem: a própria posição do animal, com sua cabeça e tentáculos flutuando para cima e suas nadadeiras apontando para baixo. “Muitas pessoas estão pirando porque a cabeça está erguida”, diz Vecchione. “E a razão pela qual elas estão pirando é porque a concha com sua flutuabilidade está do outro lado da lula. Então, você pensaria que a cabeça, que é mais pesada, estaria pendurada.”

Quando colocadas em um aquário, é assim que as lulas se orientam . Sua cabeça está voltada para baixo e seus tentáculos voltados para cima – portanto, pensava-se que a espécie assumia a mesma posição no fundo do mar.

Fonte: IG Mundo

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Internacional

Legalização da maconha é aprovada pela câmara dos deputados nos EUA

Publicado


source
15 estados americanos já aprovaram o uso recreativo da maconha
Reprodução

15 estados americanos já aprovaram o uso recreativo da maconha

A Câmara dos deputados dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (4), um projeto de lei que legaliza a maconha e anula condenações onde crimes não violentos estão ligados à droga. Foi a primeira vez na história em que os deputados aprovaram uma lei descriminalizando a cannabis.

Após a tramitação na câmara, o texto irá para o Senado, de maioria republicana. A tendência é que o projeto seja vetado .

Jerry Nadler , deputado democrata que prôpos a lei, tinha como porposta remover a maconha da lista do FBI de substâncias controladas, e caberia aos estados aprovar seus próprios regulamentos sobre a venda da planta. Nadler afirmou que a aprovação ajudaria a resolver o erro da criminalização da droga e sua “fiscalização racialmente díspar”.

“Os efeitos da proibição da maconha são sentidos particularmente em comunidades negras”, afirmou.

No país, 15 estados já legalizaram de forma recreativa o uso da maconha, e 35 deles já aprovaram o uso medicinal.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Internacional

Judeu põe fogo em igreja católica em Jerusalém

Publicado


source
fogo
Cullan Smith / Unsplash

Embora tenham tentado impedir, o judeu conseguiu colocar fogo na igreja. No entanto, os palestinos conseguiram o segurar antes da polícia chegar

Um homem judeu foi preso nesta sexta-feira (04) após tentar atear fogo na parte interna da Igreja de Todas as Nações, também conhecida como Igreja da Agonia, em Israel. A informação foi confirmada pelo porta-voz da entidade Ordinários Católicos da Terra Santa, Wadie Abunassar.   

“Agradecemos ao Senhor que o fogo foi apagado rapidamente e que os danos foram muito pequenos”, disse ainda Abunassar. A polícia confirmou a prisão do autor da ação, mas não deu detalhes sobre a identidade do homem.   

Em entrevista à ANSA, o custódio da Terra Santa, padre Francesco Patton, disse que acredita que o responsável pelo ato “só quer ter projeção” e que agora a questão é “um caso de polícia”.    

“A grande maioria das pessoas não acorda de manhã para por fogo nas igrejas. São gestos que são cometidos, mas não quero dar muita amplitude para ele porque é por isso que eles fazem essas coisas”, disse Patton descartando que existam problemas de segurança nos locais considerados sagrados pelos cristãos em Israel .   

Segundo a agência de notícias palestina Wafa, o homem fingiu ser um visitante e foi flagrado por algumas pessoas jogando um líquido inflamável. Apesar de tentarem impedir, ele conseguiu atear fogo, mas não fugiu porque os palestinos o seguraram até a chegada da polícia e também conseguiram apagar as chamas.   

A igreja é o segundo local da crença cristã mais visitado no país, atrás apenas do Santo Sepulcro, e está localizada no Monte das Oliveiras, próxima ao jardim de Getsêmani. Ela foi erguida em um ponto em que a tradição diz que Jesus teria rezado antes de sua prisão.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana