Conteúdo/ODOC - O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) confirmou nesta quarta-feira (9) que não será candidato à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso. Em entrevista à imprensa, o parlamentar afirmou que sua decisão tem como objetivo preservar a unidade interna da sigla e fortalecer a liderança da ex-deputada federal Rosa Neide, que lançou oficialmente sua pré-candidatura ao comando do diretório estadual.
“Eu defendo que não tenha disputa pela presidência. Vamos apoiar a Rosa, que tem todas as credenciais para essa tarefa. O importante é evitar o desgaste e a fragilização das nossas lideranças”, declarou Lúdio.
Segundo ele, a definição da presidência é apenas uma parte do processo interno do partido, já que a eleição também envolve a escolha das chapas que compõem o diretório estadual, onde se define a proporcionalidade de forças políticas dentro da legenda.
“Vamos montar uma chapa com nossa tese e disputar as vagas no diretório. Hoje temos 25% das cadeiras e queremos ampliar. O que está em debate é a composição do diretório, e não a presidência em si”, explicou.
O modelo eleitoral do PT prevê que cada filiado tenha direito a seis votos: para presidente e chapa nos níveis municipal, estadual e nacional. Com isso, os grupos internos organizam chapas e teses para conquistar representação proporcional nos diretórios, enquanto a eleição para presidência é feita em voto separado.
Apesar do apoio à ex-deputada, Lúdio indicou que outras candidaturas ainda podem surgir até a eleição interna, marcada para o segundo semestre. “Devem aparecer mais um ou dois nomes. Mas a nossa posição é clara: vamos apoiar a Rosa e apresentar nossa chapa para o diretório”.