conecte-se conosco


Economia

Lucro da Vivo cai 20%, mesmo após reajuste em mensalidade de planos

Publicado

source
Lucro da Vivo cai 20%, mesmo após reajuste em mensalidade de planos
Lucas Braga

Lucro da Vivo cai 20%, mesmo após reajuste em mensalidade de planos

A Telefônica Brasil divulgou os resultados financeiros para o 1º trimestre de 2022. A dona da Vivo teve lucro de R$ 750 milhões, redução de 20% em comparação com o ano anterior. A operadora justifica que o indicador foi afetado pelo pagamento das licenças de 5G leiloadas pela Anatel, mas obteve aumento na receita e cresceu a base de clientes móveis.

Vivo — Resultados financeiros do 1º trimestre de 2022

Confira abaixo os principais indicadores da Vivo para o 1º trimestre de 2022 e o comparativo com o mesmo período do ano anterior:

Indicador 1° trimestre de 2022 1° trimestre de 2021 Diferença
Receita operacional líquida R$ 11,35 bilhões R$ 10,84 bilhões +4,1%
Lucro líquido R$ 750 milhões R$ 942 milhões -20,4%
Capex (investimentos) R$ 1,88 bilhões R$ 1,94 bilhões -3,3%
Número de clientes (total de acessos) 99,94 milhões 95,8 milhões +4,3%

Reajuste em plano controle contribui para receita móvel

O segmento de telefonia celular é o carro chefe da Vivo, e a receita de serviços responde por R$ 6,87 bilhões do balanço financeiro, alta de 5,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O maior faturamento foi do móvel pós-pago, com R$ 5,59 bilhões, bem acima do pré-pago, com R$ 1,27 bilhão.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia 

Ao final do 1° trimestre de 2022, a Vivo tinha 85,3 milhões de acessos móveis, alta de 7,1% e mantendo a liderança nacional com 33% de participação no mercado. O segmento pós-pago (e controle), que gera mais receita, cresceu 10,6%. Já o pré-pago teve aumento de 2,2% nas linhas ativas.

No pré-pago também houve aumento da receita, graças ao crescimento de linhas e maior recorrência nas recargas. A Vivo também destaca o desempenho positivo com a receita de aparelhos, e o lançamento de aparelhos topo de linha contribuiu para a tele ter alcançado a cifra de R$ 708 milhões, alta de 10% na comparação anual.

De acordo com a Vivo, o reajuste da mensalidade para parte dos clientes com planos controle, o aumento na receita de serviço e a adição de 1,2 milhão de linhas ao pós-pago foram alguns dos fatores responsáveis pelo desempenho positivo. Esses acessos vieram de novas adesões ou da migração da base pré-paga para o serviço com faturamento mensal.

Vale ressaltar que esses dados operacionais se referem apenas aos acessos da própria Vivo. A tele comprou parte da Oi Móvel e receberá 12,5 milhões de linhas, das quais 63% se encontram em planos pré-pagos e 37% utilizam serviço pós-pago.

Vivo Fibra expande, mas queda do cobre segura receita

A receita com serviços fixos cresceu pouco: a operadora faturou R$ 3,77 bilhões no trimestre, alta de 1,9%. O desempenho positivo foi possível graças aos serviços com tecnologias mais novas: os produtos baseados em fibra óptica, IPTV ou serviços corporativos tiveram aumento de 11,9% na comparação anual.

Já a receita com serviços legados, que inclui voz fixa por cobre e banda larga ADSL, encolheu 17%. A tendência é que clientes com essas tecnologias migrem para produtos de fibra óptica, seja da própria Vivo ou de outras operadoras.

Ao final do período, a Vivo atingiu 4,8 milhões de casas conectadas com a Vivo Fibra, alta de 29% na comparação anual. A cobertura FTTH (modalidade em que a fibra chega dentro da casa do assinante) alcançou a marca de 20,5 milhões de endereços de 345 cidades, com crescimento de 26%.

A Vivo também revelou que a velocidade média da sua base de clientes é de 195 Mb/s, com alta anual de 71 Mb/s. O portfólio atual da banda larga Vivo Fibra começa com planos de 200 Mb/s, o que certamente ajuda a elevar o indicador.

Falando em número de clientes, a Vivo encerrou o trimestre com 14,6 milhões de acessos fixos, dos quais 6,5 milhões representam as tecnologias mais novas. A base consolidada caiu 8,9%, mas ao isolar os acessos FTTH houve crescimento de 29,1%.

Por outro lado, a maior quantidade de clientes fixos da Vivo continua com tecnologias legadas: são 8,1 milhões de acessos, com queda anual de 18,3%

Lucro da Vivo cai 20%, mesmo após reajuste em mensalidade de planos

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Cuiabá encerra a semana com 855 vagas de emprego com salários de até R$ 7 mil; veja funções e benefícios

Publicado

Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, o Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, disponibilizou nesta sexta-feira (19), mais de 850 vagas de emprego em diversas áreas de atuação.

As oportunidades são para os cargos de: agente de vendas de serviços, ajudante de obras, analista de planejamento financeiro, atendente de balcão, auxiliar de limpeza, balconista de açougue, borracheiro, carpinteiro, conferente de carga e descarga, eletricista, eletrotécnico, engenheiro civil, garçom, gerente comercial, motorista de caminhão, operador de caldeira, serralheiro, técnico de edificações, vendedor interno, entre outas vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato pode ainda se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular, com os documentos pessoais.

Nesta sexta-feira, a van do Sine da Gente, que integra o programa Pra Frente Cuiabá, leva atendimento aos moradores do bairro Altos do Parque. A equipe se posiciona no espaço da EMEB Clóvis Hugueney Neto, localizada na Avenida I, Quadra 21, Lote 30, oferecendo os serviços de encaminhamento de vagas de emprego, Carteira de Trabalho Digital e orientação no Seguro de Desemprego, das 9h às 12 e 13h às 16h.

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected].

PLANILHA DE VAGAS 19-08-2022

Continue lendo

Economia

Prosus adquire controle total do iFood por cerca de R$ 9,4 bilhões

Publicado

Prosus adquire controle total do iFood por cerca de R$ 9,4 bilhões
Sophia Bernardes

Prosus adquire controle total do iFood por cerca de R$ 9,4 bilhões

A gigante holandesa Prosus, controladora da Movile, fechou um acordo para adquirir os 33,3% restantes de sua participação no iFood, que pertencia ao acionista minoritário Just Eat Holding Limited. Com o negócio, a empresa passa a deter controle do total da plataforma de delivery brasileira.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

O acordo prevê o pagamento de € 1,5 bilhão em dinheiro mais uma contraprestação contingente de até € 300 milhões, também em dinheiro. Esse valor adicional pode ser pago a depender dos resultados do iFood nos próximos 12 meses.

A aquisição consiste na venda pela Just Eat de ações representativas de 33,3% do iFood e da IF-JE Holdings BV, que em conjunto detêm o negócio iFood. Como parte da transação, a Just Eat também adquirirá, sem contraprestação adicional, a participação de 49% da IF-JE Holdings BV na empresa espanhola El Cocinero a Cuerda SA.

A transação ainda está sujeita à aprovação de acionistas da Just Eat Takeway.com NV, da qual a Just Eat é subsidiária.

A Prosus investiu pela primeira vez no iFood por meio da Movile em 2013. A holandesa tem forte presença no mercado de delivery, com um portfólio que inclui o iFood na América Latina, Swiggy na Índia e Delivery Hero, que está presente em mais de 50 países.


Fonte: IG ECONOMIA

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana