conecte-se conosco


Várzea Grande

Lucimar formaliza convite para Kalil promover agenda compartilhada

Publicado


17/11/2020    12

Atendendo um convite da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, o prefeito eleito, Kalil Baracat, irá manter um gabinete na sede do Poder Executivo e também agendas em comum, para um maior entrosamento e para que a fluidez de documentos e da situação administrativa e financeira seja acompanhada (pari passu), simultaneamente pela equipe de transição, uma exigência dos órgãos de controle como Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), Ministério Público, Controladoria Geral, entre outros.

“Precisamos ofertar ao máximo as soluções de continuidade para Várzea Grande e sua gente, além de permitir que o prefeito Kalil Baracat e sua equipe de gestão possam assumir a partir de janeiro com o máximo de ritmo”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos, acompanhada pelo senador Jayme Campos, ao prefeito eleito, Kalil Baracat, no primeiro encontro oficial de ambos, após as eleições de domingo último quando o emedebista foi eleito com mais de 50 mil votos.

A prefeita de Várzea Grande assinalou que vai deixar muitas obras em andamento e pretende entregar muitas outras até o fim deste ano, “pois são compromissos assumidos por mim, mas também vou deixar uma situação financeira confortável, em que pese, dificuldades serem sempre inerentes à gestão pública, ou seja, aparecem constantemente e exigem criatividade por parte do gestor para fazer frente as adversidades como no caso da pandemia da COVID-19”, lembrou Lucimar Sacre de Campos.

Ela assinalou para o prefeito eleito que é fundamental honrar os compromissos assumidos, mas desde que isto seja possível e contemple outras exigências do Poder Público que tem princípios constitucionais como a: legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência, razoabilidade, proporcionalidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, motivação e supremacia do interesse público.

Kalil Baracat reafirmou seus compromissos com Várzea Grande e com sua gente, com sua família e com Deus. “Não decepcionarei. Garanto compromisso com a transparência, com a eficiência e com os resultados a serem obtidos nas obrigações do Poder Público. Aonde a gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos foi perfeita, eficiente, iremos manter para não deixar que esses objetivos sejam prejudicados e aonde for necessário melhorar, vamos nos empenhar e dedicar em dobro para atender a demanda”, disse Kalil Baracat, assinalando que o arco de alianças políticas que o apoiou vai se dedicar também.

“Temos problemas emergenciais como a água e o VLT que necessitam solução e não haverá descanso enquanto não solucionarmos eles ou minimizarmos os mesmos”, frisou Kalil Baracat que vai unir esforços com a prefeita Lucimar Sacre de Campos desde agora para já buscar a solução destes problemas. “Temos problemas que vão exigir muito de todos os atores envolvidos como os Governos Federal, de Mato Grosso, de Várzea Grande e de Cuiabá, por isso não podemos perder tempo e colocarmos em prática as medidas necessárias”, disse ele.

O senador Jayme Campos garantiu apoio redobrado para a gestão Kalil Baracat e para Várzea Grande assinalando que a continuidade de boas práticas e políticas será fundamental para consolidar o processo de desenvolvimento da cidade industrial. “Temos potencial para voltar a crescer de forma sustentável e com consistência, sendo que para isto necessitamos de pesados investimentos que fomentem a economia e permitam que Várzea Grande recupere sua posição de destaque e se desenvolva dentro da realidade econômica de Mato Grosso”, explicou Jayme Campos.

“Tenho convicção na gestão de Kalil Baracat, pois ele é comprometido com a cidade e com sua população. Para mim e para a Lucimar, Kalil Baracat fazendo um trabalho promissor, de respeito e de qualidade, é o que todos esperamos, pois acreditamos na cidade e na competência do futuro prefeito e da equipe que ele montar para lhe ajudar neste grande enfrentamento que será feito nestes próximos quatro anos”, sinalizou Jayme Campos.

Por: Da Redação – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Assistência Social lança em parceria com o Banco do Brasil o programa Desenvolvimento Sócioterritorial no São Benedito II

Publicado


23/11/2020    8

A Secretaria de Assistência Social fez o lançamento do Programa de Desenvolvimento Sócioterritorial – PDTS – no Residencial  São Benedito II, em parceria com Banco do Brasil. Na solenidade, os beneficiários do Residencial tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e se inscrever para diversos cursos profissionalizantes e atividades físicas, culturais e esportivas que ele propõe, estabelecendo, assim, uma relação interdisciplinar entre moradores, equipe técnica do trabalho social, associação de moradores e órgãos públicos e privados. De acordo com o projeto original, cerca de mil famílias serão beneficiadas.

A secretaria de Assistência Social, Flávia Omar, explicou que o Programa de Desenvolvimento Sócio territorial tem como objetivo proporcionar às famílias do residencial, além de moradia digna, o convívio organizado em condomínio, gestão comunitária dos espaços comuns, a promoção do bem estar social, a melhoria das condições ambientais, de saúde e da qualidade de vida, visando o atendimento e acompanhamento social por meio de diversas atividades. “A ideia é participar essa comunidade em ações de mobilização, organização e fortalecimento social, educação ambiental e patrimonial, bem como desenvolvimento socioeconômico e apoio à gestão condominial”.

Nesse sentido, várias atividades serão realizadas ao longo de 24 meses que é o período de execução do plano. E o início é imediato. Serão oferecidas oficinas e cursos, entre outros. Terão atividades de lazer e integração em datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal além de oficinas de convivência interpessoal.

“Recebemos essa apresentação com muita satisfação porque sabemos que esse trabalho que será executado é uma ajuda de promoção social. Não vai onerar a prefeitura porque é recurso federal especificamente para ser aplicado com essa finalidade. Ou seja, vamos trazer vários benefícios para integração das pessoas na comunidade, valorização das famílias, enfim, é uma ajuda muito bem vinda realizada por uma empresa especializada que vai oportunizar capacitação e transformar a vida da nossa população”, disse a secretária.

A apresentação do Programa será feita também em cada um dos residenciais para entendimento das famílias e até como forma de divulgar e convidar as pessoas a participarem do programa que é custo zero.

O Programa será desenvolvido por um período de 2 anos e busca atingir mais de mil pessoas. As atividades serão programadas mensalmente e desenvolvidas no residencial. Além disso, os beneficiários já têm acesso ao plantão social, que atende as famílias com diversas orientações e instruções. Serão realizadas visitas domiciliares, oficinas socioeducativas, formação de lideranças, campanhas preventivas, cursos de capacitação e geração de renda.

“Este trabalho é muito importante para contribuir com a sustentabilidade territorial, tem um caráter interventivo e não se restringe a ações isoladas, é articulado com as demais políticas públicas, as quais são imprescindíveis nesse processo”, explica  Flávia Omar.

 

Por: Cláudia Joséph – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Lucimar e futura primeira dama também vão atuar em conjunto pelo social

Publicado


23/11/2020    17

Assim como o prefeito eleito, Kalil Baracat (MDB) e o atual vice-prefeito, José Hazama que se reelegeu, a futura primeira-dama de Várzea Grande, Januária Dorilêo, promotora de Justiça que atua Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) que já foi responsável pela recuperação de mais de R$ 2 bilhões em impostos sonegados, também nesta semana inicia uma série de agendas compartilhadas com a prefeita Lucimar Sacre de Campos e sua equipe de governo.

“Nossa missão é facilitar as coisas para quem está assumindo e assim beneficiar a população e cidade de Várzea Grande para que não haja solução de continuidade, ou seja, que as coisas caminhem como devem caminhar, tanto em obras que ficarão em execução, como nas ações de interesse social”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos após o primeiro encontro com a futura primeira-dama que não irá assumir cargos, mas terá o condão de definir e promover as políticas sociais.

Lucimar Campos sinalizou que pelo trabalho desenvolvido por Januária Dorilêo a frente de diversas ações do Ministério Público de Mato Grosso, as chances é de que teremos uma grande primeira dama de uma gestão social forte e transformadora em Várzea Grande consolidando este novo ciclo vivenciado desde que ela assumiu a administração municipal em maio de 2015.

“Como fiscal da lei, me mantive distante do processo eleitoral, mas quero e vou contribuir com a administração do meu marido, pois acredito em Várzea Grande e em todo o trabalho desenvolvido pela prefeita Lucimar Sacre de Campos que demonstrou com competência que é possível se fazer mais e diferente em termos de Poder Público, seja em qual esfera for e dentro daquilo que eu puder atuar vou estar presente para que a gestão de Kalil Baracat tenha completo sucesso para a cidade e para sua gente”, disse Januária Dorilêo que nesta semana começa a percorrer as unidades de atendimento social aprofundando o conhecimento de atuação e buscando meios para melhorar ainda mais essa política.

Ela ponderou que o Poder Público Executivo tem que atuar em todas as frentes ao mesmo tempo para que as adversidades sejam vencidas e lembrou juntamente com a prefeita Lucimar Campos que os impactos da pandemia da Covid- 19, em Várzea Grande, que está na Região Metropolitana, e, portanto, procurada pela maioria da população, foram menores, diante da rede de atendimento social através dos programas que garantiram atendimento as famílias consideradas de vulnerabilidade social.

Nas agendas traçadas entre a prefeita Lucimas Sacre de Campos e a promotora Januária Dorilêo estão a retomada das atividades dos programas sociais, Amigas Empreendedoras; Laços Maternos; Melhor Idade, Juventude Ativa e Caderno II, que estão paralisados desde a pandemia e somente algumas atividades que podem ser realizadas remotamente ou com poucas pessoas voltaram as atividades, lembrando que o primordial neste momento é preservar a questão da saúde pública.

A futura primeira dama sinalizou que pretende implementar ainda mais as políticas sociais que estão entrelaçadas com os Governos Federal e de Mato Grosso potencializando medidas importantes que visem retirar as pessoas e famílias do risco de vulnerabilidade social.

“Nós enquanto Poder Público temos que ser indutores de oportunidades, ou seja, permitir que as pessoas possam ter capacitação profissional e o acesso ao emprego e a renda para se tornarem economicamente ativos e gerirem o próprio sustento, bem como o sustento de sua família com o apoio do Poder Público em todas suas esferas com mais qualidade de vida. A obra é importante e fundamental, mas ela precisa, necessita agregar outros valores para que todas as atividades sejam contempladas no cotidiano das pessoas, das famílias de Várzea Grande”, disse Januária Dorilêo. 

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana