conecte-se conosco


Várzea Grande

Lucimar defende imposto zero para indústria nova em Mato Grosso

Publicado

Defendendo alíquota zero para novas empresas ou indústrias que ingressarem no Estado de Mato Grosso, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos recebeu eu audiência o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Vale do Rio Cuiabá, Faissal Calil, que será empossada no próximo dia 06 em sessão solene na Assembleia Legislativa.

“Acredito que se estamos buscando verticalizar a produção do agronegócio para que indústrias se instalem aqui, tem que avançar e sermos ousados na proposta que depende do Governo do Estado, pois se concedermos alíquota zero para os impostos, mantendo os impostos indiretos como da folha de pagamento para geração de emprego e renda estaremos dando um salto em nossa industrialização”, disse Lucimar Sacre de Campos.

A prefeita lembrou, no entanto, que é preciso que as propostas levem em  consideração aquelas empresas e indústrias já instaladas aqui, para que não haja concorrência desleal.

O presidente da Frente Parlamentar, Faissal Calil, lembrou que o potencial do agronegócio em Mato Grosso tem repercussão reduzida pela falta da industrialização dos produtos advindos do setor produtivo.

“Estamos entre os maiores produtores de soja, algodão, arroz, milho, rebanho bovino, por isso que é fundamental a industrialização para que a geração de emprego e renda faça frente às adversidades hoje enfrentadas em muitos municípios, principalmente os do Vale do Rio Cuiabá que estão distantes da produção em alta escala do setor agropecuário”, disse Faissal Calil.

O presidente da Frente Parlamentar defendeu uma grande frente parlamentar envolvendo os senadores Jayme Campos e Selma Alves, deputados federais e estaduais para se definir uma pauta de atuação que consiga destravar a questão da política de incentivos fiscais com reduções drásticas nos impostos cobrados para atrair novas indústrias e empresas.

“Se pudermos ser mais ousados e zerarmos impostos de novas indústrias que não tenham concorrência em Mato Grosso, porque não fazê-lo”, disse Faissal Calil asseverando que o ponto de equilíbrio terá que ser discutido e construído, pois não se pode ter regras diferenciadas caso existam empresas ou indústrias idênticas em nosso Estado e que mereçam um tratamento diferenciado.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, a Frente Parlamentar é bem-vinda e tem que se tornar realidade para fazer frente às necessidades de Mato Grosso e de sua gente como um todo. “Acredito que o deputado Faissal Calil e os deputados José Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Araújo, Wilson Santos e Carlos Avalone, além de outros deputados que também foram votados nos municípios do Vale do Rio Cuiabá, tenham  a oportunidade de realizar um trabalho mais profícuo e de resultados positivos, pois a burocracia impede que empresários e industriais que desejam vir para Mato Grosso têm que encontrar segurança jurídica para seus investimentos, condições favoráveis e principalmente querem ser parceiros, gerarem emprego e dividendos que é o que interessa para todos nós”, disse Lucimar Sacre de Campos.

A prefeita lembrou dos esforços do senador Jayme Campos para instalar em Várzea Grande a Marfrig Global Foods que poderá em breve ser a maior fornecedora de hambúrgueres para toda a rede mundial da McDonald’s, como exemplo, de política, de incentivos fiscais, que precisa colocar em prática para retomar o desenvolvimento de Mato Grosso.  

Por: Da Redação – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Prorrogada até o dia 30 em Várzea Grande pesquisa que investiga resposta imunológica à Covid-19

Publicado


.

23/09/2020    4

Várzea Grande está entre os 10 municípios selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) para participar da Pesquisa Soroepidemiológica da Covide-19, cujo objetivo é descobrir o percentual da população que já contraiu o coranavírus, além de saber o número de pessoas que estão imunes à infecção (imunidade coletiva).

O trabalho de testagem é coordenado pela equipe técnica da SES, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e é executado pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo. 

Profissionais da saúde (enfermeiros, agentes de saúde e endemias) estão a campo desde o dia 16 de setembro, e há princípio, a pesquisa seria concluída nesta quarta-feira (23), porém a quantidade de casas a serem visitadas, amostras de sangue e os questionários a serem preenchidos, tornou a data inviável.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva de Moura disse que os representantes dos municípios selecionados, em reunião com a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde, solicitaram a prorrogação da data de conclusão da pesquisa que agora será no dia 30 de setembro. “E esse prazo pode ser novamente prorrogado caso haja a necessidade de algum município ampliar essa data”, explicou.

Relva Cristina destacou que até o momento o município de Várzea Grande já visitou 250 moradias e realizou a coleta de mais de 250 amostras, e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar a pesquisa em 640 pessoas.  

A Superintendente de Vigilância em Saúde lembra ainda que a pesquisa é aleatória e segue a metodologia da Secretaria de Estado de Saúde que define o setor censitário a ser testado por meio de sorteio, bem como a casa e o morador do domicílio.

Com os dados da pesquisa, a Secretaria Estadual de Saúde pretende mapear o nível de infecção da Covid-19 no Estado e planejar o remanejamento de leitos conforme a movimentação da internação por coronavírus.

Além de Várzea Grande participam da pesquisa os municípios de Cuiabá, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta. A pesquisa soro epidemiológica tem por meta testar 4.500 pessoas.

 

Por: Katia Passos – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Em reunião prefeita enaltece o trabalho dos profissionais da contabilidade 

Publicado


.

23/09/2020    11

Em homenagem  realizada na tarde de terça-feira, 22 de setembro, Dia Nacional do Contador, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, agradeceu os contadores, servidores públicos municipais, reconhecendo a importância do trabalho da categoria para a gestão. Também participaram do reconhecimento a secretária de Gestão Fazendária Lucinéia dos Santos Ribeiro, a secretária de Assuntos Estratégicos, Adriana Leão, a procuradora geral do município Sadora Xavier Chaves e o subsecretário de gestão Fazendária, João Paulo Araújo. 

Em sua fala a prefeita ressaltou que os contadores são profissionais essenciais para a gestão pública no controle do patrimônio e para subsidiar as tomas de decisões para o sucesso das ações do Executivo, apontando o que é ou não possível na coletividade e dinamização das ações. “Além disso, a transparência nas contas é fruto do trabalho do contador, que oferece ao cidadão comum elementos que permitem conferir as contas públicas. Os homenageados de hoje, com perícia e técnica, matemática e ciência, nos fornecem um trabalho fundamental e minucioso. É uma honra muito grande homenageá-los. Digo que é uma alegria enorme poder trabalhar ao lado de vocês e poder contar com a união de vocês”, disse Lucimar Sacre de Campos.

A gestora fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro, lembrou os avanços do setor que só puderam ser alcançados com a união de esforços; falou também de como é o trabalho da equipe no dia a dia e o reconhecimento desses profissionais perante os resultados positivos da gestão. 

“Estamos procurando fazer sempre o melhor, inovar, com humildade e conhecimento, para sempre servir a população, com ética, zelo e determinação. Fizemos uma revolução na contabilidade, hoje temos mais transparência e segurança para trabalhar com os recursos públicos. Integramos a folha de pagamento, por exemplo, e o fechamento contábil que antes ocorria em até 10 dias é feito em um dia e meio. Com ajuda da Procuradoria editamos uma instrução normativa que nos deu segurança e amparo na cobrança com os demais secretários. Com a compreensão da importância do trabalho do contador pela prefeita Lucimar, pudemos ampliar o nosso quadro de funcionários, oferecer melhores condições de trabalho com ferramentas adequadas e assim dar uma resposta de melhores resultados e agilidade à sua gestão, utilizandos novas ferramentas tecnológicas”. 

O contador Elinton Franco Cândido, um dos 20 funcionários do setor de tesouraria e contabilidade da Gestão Fazendária municipal, agradeceu pela homenagem inédita e destacou sua felicidade por lembrar da categoria, além de pontuar a importância dos colegas de trabalho, que acompanham diariamente uma rotina de responsabilidade, leitura e disciplina. 

“A atividade contábil, pela sua grandeza e importância, se fundamenta em princípios, normas e leis, emanada de autoridade tributárias e órgãos reguladores que disciplinam os segmentos da atividade. Com a convergência das normas de contabilidade pública, o foco deixa de ser o orçamento e passa a ser o patrimônio. Também quero dizer à prefeita Lucimar e demais secretário que é um privilégio trabalhar aqui, pois são dirigentes  que nos passam segurança e condições de trabalho. Moro em Várzea Grande e posso afirmar que nosso local de trabalho mudou assim como a cidade também. E mudou para melhor ”, disse. 

A secretária de Assuntos Estratégicos, Adriana Leão, explicou que esse processo de convergência nas normas do setor público promove o aumento da transparência das contas públicas e a padronização dos procedimentos a serem usados pela administração além de garantir a consolidação das contas. “É o contador público o agente consolidador desse ato. É um trabalho que admiro e me identifico muito e sei que executam com muito esmero e responsabilidade. Estão todos de parabéns”. 

A funcionária do setor Josivania Franca Santos, relatou que iniciou trabalhando como estagiária no setor e teve seu trabalho reconhecido. “Pude concluir meu curso superior, fui aprovada no concurso público e hoje me sinto realizada como profissional. Tive a oportunidade de aprender e crescer profissionalmente, é bastante satisfatório”. 

Ao final a prefeita Lucimar Sacre de Campos ressaltou que o desenvolvimento de Várzea Grande também está atrelado ao trabalho de cada servidor. “É através dessa ciência que se geram informações aos representantes do povo, para subsídio de tomadas de decisão, para os controles interno e externo, protegendo o erário e tendo forte influência no direcionamento das decisões. Parabenizo a cada um de vocês e digo que cada obra realizada nesta cidade, a aprovação pública da nossa Administração é com certeza fruto do trabalho árduo e dedicado  de vocês”, concluiu.

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana