conecte-se conosco


Várzea Grande

Livro vai retratar pontos turísticos e fatos históricos de Várzea Grande

Publicado


O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, recebeu, nesta semana, a presidente da Câmara Setorial Temática da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), professora e escritora Jacy Proença, para tratar sobre a preparação e elaboração do livro “Conhecendo Várzea Grande: Pontos turísticos e fatos históricos”. A obra, de autoria de Jacy Proença, será materializada com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Wilson Santos.

Jacy Proença, que atualmente é presidente da Câmara Setorial Temática da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), explica que no livro serão abordadas questões de gênero, destacando mulheres que ajudaram a construir a cidade industrial; questão étnico-racial; religiosidade, que é muito forte em Várzea Grande; e também a questão ambiental. “Decidi fazer esse livro pelo contexto e importância histórica, política e cultural dessa cidade. Não podemos falar de Mato Grosso sem fazer referência a Várzea Grande”, explica.

“Conhecendo Várzea Grande: Pontos turísticos e fatos históricos” será ilustrado em quadrinhos, com um material lúdico e uma linguagem acessível para todos os públicos. No livro terá também os hinos de Várzea Grande e de Mato Grosso. “Um dos objetivos deste livro é atingir as crianças nas escolas e, por interferência delas, fazer chegar às famílias. Queremos também que os turistas, que passarem por aqui, tenham acesso a esse material e passem a conhecer essa cidade como um todo”, explica Jacy Proença.

Conselheira da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB-MT, Militante do Movimento de Mulheres e do Movimento Negro e ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença ressalta que, apesar de ser cuiabana, tem um vínculo afetivo e emocional com a cidade de Várzea Grande. “Sou cuiabana, porém, toda a minha família por parte do meu pai é daqui. Além disso, a minha história profissional começou aqui, aos 16 anos de idade como professora na Escola Estadual Salim Nadaf”, enfatiza.

Conforme explica o secretário Silvio Fidelis, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, vai dar todo o suporte técnico e de logística para a elaboração do livro. “A Secretaria está à disposição para o que for preciso e tenho certeza que essa parceria será um sucesso. Não poderíamos deixar de apoiar um projeto como esse, que valoriza e prestigia a nossa querida Várzea Grande”, destaca.

Participaram também da reunião a subsecretária Maria Alice Barros e os superintendentes Joilson Marcos da Silva, de Cultura, e Luz Marina Coelho, do Pedagógico.

publicidade
1 comentário

1 comentário

  1. Liliane Paes Lopes disse:

    Trabalho cm esculturas e gostaria muito de participar desse projeto 65 992572723]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Dez desenhos são selecionados para a final do concurso Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente

Publicado


Com o tema Sustentabilidade e Cidadania, dez desenhos de alunos de escolas a rede municipal foram selecionados para concorrer na final do concurso “Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente”, edição 2022, iniciativa realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel). O concurso, que visa despertar nos alunos a discussão sobre a importância da proteção ao meio ambiente e desenvolver competências e habilidades para a produção do Selo oficial, contou com a participação de 30 escolas da rede municipal de ensino.

O professor Vagner Cesar Barros, da equipe da Educação Ambiental da Superintendência Pedagógica, explica que cada unidade escolar da rede municipal selecionou um desenho produzido pelos alunos para participar do concurso. A comissão organizadora, formada por técnicos das duas secretarias municipais envolvidas, selecionou os dez desenhos finalistas. “Esses desenhos estão disponibilizados no site da Prefeitura Municipal de Várzea Grande para votação online de toda a sociedade e eleição do trabalho vencedor para o Selo a partir da próxima semana”, ressalta.

Os desenhos foram produzidos por alunos do 1º ao 9º ano das escolas participantes dos projetos “Plantar e Cuidar” e “Educação Ambiental Transformadora”, e foram realizados em folha de papel A4 utilizando-se giz de cera, caneta colorida, lápis de cor ou grafite.

As escolas que tiveram seus desenhos selecionados são: Salvelina Ferreira da Silva, Emeb Air Addor, Antônio Joaquim de Arruda, Eunice Cesar de Mello, Julio Corrêa, Ana Francisca de Barros, Jaime Veríssimo de Campos Junior – Jaiminho, Honorato Pedroso de Barros e Rita Auxiliadora de Campos Cunha.

O desenho vencedor será divulgado no início do mês de julho. Os alunos autores dos desenhos finalistas receberão certificado de participação.

O Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente foi instituído pela Lei Municipal nº 3.571 de 2011, de autoria do Poder Executivo Municipal. “O concurso é uma maneira de envolver a comunidade escolar nas questões ambientais, despertando para as discussões sobre a importância da preservação e proteção do meio ambiente e ações sustentáveis”, destaca o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Fernando Sé, destaca que o selo é concedido às empresas legalmente constituídas em Várzea Grande e comprovada a idoneidade no que se refere à preservação do meio ambiente. “Para adquirir o selo, essas empresas precisam cumprir a legislação ambiental, promover ações de preservação ao meio ambiente, aplicar programas de redução do consumo de energia elétrica e água, entre outras ações”.

O concurso é realizado anualmente, sempre no mês de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

E você pode votar, acessando: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/enquete

Continue lendo

Várzea Grande

Prefeito Kalil e senador Jayme se reúnem com ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Publicado


O prefeito Kalil Baracat e o senador Jayme Campos (DEM-MT) se reuniram na tarde desta quarta-feira (16.06) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para apresentar as principais demandas de Mato Grosso na área da saúde pública. O ministro reafirmou a disposição do governo federal em enviar doses extras da vacina contra a Covid-19 ao Estado e antecipou a implantação da Tele-UTI no Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande em parceria com o Hospital das Clínicas de São Paulo.

“Demandei ao Programa Nacional de Imunização um aporte maior de vacinas para os estados que têm grandes fronteiras secas como é o caso de Mato Grosso. As justificativas técnicas já foram feitas e esperamos que esse pleito seja atendido”, explicou o ministro.

Para Jayme Campos, o envio de doses extras ao Estado é justo. “O ministro já manifestou a possibilidade desse pedido ser atendido porque é uma demanda justa. Nós teremos uma oportunidade ímpar de receber nesses próximos dias em território várzea-grandense o ministro Queiroga, que vai anunciar tudo aquilo que for possível atender ao estado e especialmente a Cuiabá e Várzea Grande”, disse.

Segundo Queiroga, ele e sua equipe irão a Mato Grosso nos próximos dias e, em Várzea Grande, será anunciada a implantação da Tele-UTI no hospital da cidade. O programa prevê o acompanhamento, por médicos do Hospital das Clínicas de São Paulo, de casos de pacientes internados no hospital.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB-MT) agradeceu o empenho do senador e do ministro para atender às demandas da cidade. “A nossa busca aqui é levar vacinas e agradecer a implantação da tele-medicina no nosso hospital municipal, que vai fazer de Várzea Grande um dos polos dentro do Brasil nesse sentido”, disse.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana