conecte-se conosco


Entretenimento

Livro faz profunda investigação sobre a ameaça da volta do nazismo

Publicado

source
Livro investiga volta do nazismo
Reprodução/O Quarto Reich 27.05.2022

Livro investiga volta do nazismo

Desde o colapso do Terceiro Reich em 1945, um espectro sempre assombrou o Ocidente: o medo do ressurgimento do nazismo. Mesmo com o fim do terror naquele momento, especialmente na Europa e América do Norte, persistiram inquietações sobre nazistas fanáticos retornarem ao poder e, ainda hoje, esse temor persiste. Para debater essas dúvidas e a possibilidade de algo que nunca existiu de fato, o professor de história norte-americano de origem judaica e especialista no tema, Gavriel D. Rosenfeld, escreveu O Quarto Reich, lançamento da editora Cultrix. 

Gavriel escreveu diversos livros sobre o Terceiro Reich e ganhou o Sybil Halpern Milton Memorial Book Prize – ele faz uma análise profunda sobre o conceito do Quarto Reich, sob a perspectiva da história contrafactual (aquela que não aconteceu, mas podia ter acontecido), e explica como esses medos, que nunca nos deixaram, relacionam-se com as questões políticas, sociais, culturais e intelectuais do Ocidente.

Na obra, o autor examina a evolução deste temor em uma abordagem cronológica e temática. Por isso, é divido em duas partes: a primeira esmiúça as origens do Quatro Reich, nos anos 1930, passando pela Segunda Guerra e chegando ao fim da década de 1950.  Já em sua segunda metade, Gavriel investiga o que aconteceu a partir da década de 1960 até os dias atuais. Sua vasta pesquisa reúne diversas fontes – discursos políticos, recortes de jornal, trechos de filmes e até histórias em quadrinhos da Marvel.

 “Os historiadores estão familiarizados com todos esses movimentos e os têm examinado em diferentes graus, no entanto, têm negligenciado seus laços com a ideia do Quarto Reich. O descuido é surpreendente, dada a frequente evocação desta ideia tanto por seus partidários quanto seus oponentes(…) empregar um raciocínio contrafactual e examinar cenários em que a história poderia ter sido diferente, ajuda a encaminhar essa questão importante”, diz o autor.

 “O Quarto Reich” foi escrito com rigor de pesquisa acadêmica para quem gosta de história, ciências sociais e humanas, além de política. As mais de quinhentas páginas são um prato cheio para quem deseja entender a real ameaça que o extremismo político e o que os discursos de ódio podem trazer para o planeta.

Para pautas e demais sugestões:  [email protected]

Fonte: IG GENTE

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entretenimento

Monica Benini, esposa de Júnior Lima, passa por cirurgia de emergência

Publicado

Monica Benini e Junior Lima estão juntos desde 2013
Reprodução/Instagram

Monica Benini e Junior Lima estão juntos desde 2013

Monica Benini, esposa de Júnior Lima, contou que foi operada às pressas neste fim de semana após sofrer com fortes dores abdominais. A influenciadora contou nesta terça-feira (5) que passou mal e precisou ir às pressas ao pronto-socorro. 

“Para servir de alerta para a gente nunca camuflar as dores que sentimos, sempre checar e nunca se automedicar”, disse no texto, que explica o acontecido. Segundo Monica, os sintomas começaram leves e se agravaram. 

“De domingo para segunda, comecei a sentir uma sensação de azia. Ontem a dor começou a aumentar e estava brincando com o Otto e não consegui caminhar direito. Quase desmaiei. Liguei por Junior e ele veio correndo… Pensei: se estou sentindo dores que nunca senti é porque está acontecendo alguma coisa”, disse.

Após bateria de exames, ela descobriu que estava com apendicite. “Não ando só. Obrigada, anjo da guarda”, afirmou ela. 


Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Entretenimento

David Harbour diz ter passado fome em preparação de ‘Stranger Things’

Publicado

Ator perdeu 36 quilos para a mudança do personagem
Reprodução 05.07.2022

Ator perdeu 36 quilos para a mudança do personagem

David Harbour, intérprete de Jim Hopper em “Stranger Things”, admitiu que passou fome para perder 36 quilos entre a terceira e quarta temporadas da série da Netflix. 

Em entrevista ao “BBC Breakafast”, David contou que o processo foi difícil para ele. “Não é fácil. É [necessário] muito tempo sem comer para perder tanto peso, passar fome”, contou o ator de 47 anos.

“Esse é o segredo. Se você ficou curioso sobre o segredo da dieta, é só não comer comida”, brincou. Apesar da brincadeira, qualquer dieta deve ser recomendada por um profissional. O ator detalhou que pesava 122 quilos e na temporada atual, 86. 

Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana