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Linha 2022 da Kawasaki Ninja ZX-10R tem preços a partir de R$ 97.990

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Ninja ZX-10R 2022 conta com duas versões: preta, R$ 97.990 e Kawasaki Racing Team, R$ 99.990.
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Ninja ZX-10R 2022 conta com duas versões: preta, R$ 97.990 e Kawasaki Racing Team, R$ 99.990.

A Kawasaki apresentou nesta terça-feira (1/6) a linha 2022 da Ninja ZX-10R que ficou mais encorpada e tecnológica com destaque para a estreia do acelerador eletrônico que possibilitou também a inclusão do controle automático de velocidade de cruzeiro, além do sistema de gerenciamento eletrônico.

Com este recurso, é possível selecionar até quatro modos de pilotagem com diferenças de alteração no controle de tração e de potência.


Conhecida como a Kawasaki Racing Team no Mundial de SuperBike de rua , a Ninja ZX-10R também recebeu novo painel de instrumentos digital em TFT de 4,3 polegadas com possibilidade de alterar a cor de fundo em preto ou branco, e a intensidade automática do brilho de acordo com a luz ambiente.

Ainda falando nele, outra novidade é o pareamento via Bluetooth  com celular do condutor por meio do aplicativo ‘Rideology The APP’. A tecnologia permite consultar funções como consumo de combustível , gravação de trajetos percorridos, ajustar modos de pilotagem etc.


Na parte da motorização, a Kawasaki Ninja ZX-10R está equipada com motor de 998 cm³ e quatro cilindros com algumas inovações como, por exemplo, novo radiador de óleo refrigerado a ar com componente aerodinâmico “winglet” integrado em cada lado, além de novo sistema de escape e catalisador. Associado a ele, o câmbio de seis marchas ficou com relações de marchas mais encurtadas.

Outra mudança veio das suspensões revistas que ajudaram para um melhor controle, situação que se exige mais como uma pilotagem mais esportiva. Para isso, contribuíram o garfo invertido de 43 mm desenvolvido pela equipe Kawasaki Racing Team.  O sistema de freios, por sua vez, é da Brembo com sistema antibloqueio de ABS de série.

A Kawasaki Ninja ZX-10R 2022 está disponível em duas versões: preta com preço de R$ 97.990 e Kawasaki Racing Team (KRT) que sai por  R$99.990 , ambos  com frete incluso para qualquer localidade. De acordo com a marca, os 100 primeiros clientes ganharão um exclusivo capacete Shoei.

Ficha Técnica – ZX-10R

MOTOR

4 cilindros em linha refrigerado a líquido; 16 válvulas DOHC (duplo comando no cabeçote); diâmetro x curso 76.0 mm x 55.0 mm; 998 cm³; Injeção dupla de combustível ø47 mm x 4; Lubrificação forçada (cárter úmido) e radiador de óleo refrigerado a ar; partida elétrica e ignição digital

TRANSMISSÃO

Corrente; 6 marchas; embreagem multidisco banhada a óleo

QUADRO

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Tipo: Twin-spar em alumínio fundido

Ângulo de caster: 25.0°

Trail: 105 mm

Ângulo de esterçamento (esquerda / direita): 27° / 27°

Pneus: dianteiro 120/70ZR17M/C (58W); traseiro 190/55ZR17M/C (75W)

Freio dianteiro: Duplo, semiflutuante, com discos Brembo de 330 mm; Pinça dupla oposta com quatro pistões, Brembo M50 monobloco

Freio traseiro: Disco de 220 mm em formato margarida; Pinça de furo simples com pino deslizante

Curso da roda: dianteira 120 mm e traseira 115 mm

SUSPENSÃO

Dianteira: Garfo invertido ø43 mm (BFF) com câmara de compressão externa, retorno, compressão e pré-carga da mola totalmente ajustáveis.

Traseira: Back-link horizontal com BFRC-lite (sistema da Showa para a KRT) e reservatório  de gás tipo piggyback, compressão, retorno, e pré-carga totalmente ajustáveis.

Fonte: IG CARROS

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Lada Niva renasce com o sobrenome Bronto na Rússia

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Lada Niva Bronto mantém a silhueta tradicional originada de 1977. No Brasil, modelo foi vendido nos anos 90
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Lada Niva Bronto mantém a silhueta tradicional originada de 1977. No Brasil, modelo foi vendido nos anos 90

Desde 1977 no mercado, o Lada Niva se mantém desde então com a mesma construção básica atualizando muito pouco e para 2021 não seria diferente. A atualização mais marcante e até provocativa, digamos, veio do nome Bronto , e não Bronco como o consagrado jipe da Ford dos anos 60 e que ganhou uma releitura em 2021.

Mas vamos às novidades. O Lada Niva Bronto 2021 já está à venda na Rússia e não será lançado nos mercados globais. Baseia-se no topo de gama Niva Legend de três portas e pode ser encomendado nos níveis de acabamentos Luxe e Prestige.

Luxe, por exemplo, conta com rodas de 15 polegadas calçadas em pneus para terrenos de lama, extensões de arco de roda, para-choques de aço e trilhos de teto. Já o  Prestige traz de diferente para-choques maiores em plástico, grade do radiador exclusiva, proteção para as soleiras laterais e para as cavas das rodas e faróis de nevoeiro dianteiros.

Ambos os modelos podem ser adquiridos com um acabamento em pintura de camuflagem e luzes de trilha montadas no teto por um custo adicional. Vale lembrar que o Lada Niva chegou a ser vendido no Brasil no início do anos 90 e conquistou uma legião de fãs com toda robustez e valentia do sistema de tração 4×4 com reduzida.

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Interior do Lada Niva Bronto inclui painel mais moderno que o original, mas sem perder a  o estilo rústico
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Interior do Lada Niva Bronto inclui painel mais moderno que o original, mas sem perder a o estilo rústico

Apesar de não ter divulgado nenhuma foto do interior até o momento, a montadora russa afirma que o novo Niva Bronto 2021 virá com novos sistema de controle de temperatura, bancos dianteiros mais confortáveis, amortecimento sonoro extra e console central modificado, além de o que eles chamam de “várias outras melhorias estilísticas e técnicas”.

Os bancos dianteiros e espelhos laterais aquecidos e o ar condicionado já eram itens de série na versão Legend.  O sistema de tração nas quatro rodas, completo com diferenciais de travamento dianteiro e traseiro (além do travamento central instalado como padrão em toda a linha), bem como suspensão reforçada e eixo traseiro, estão incluídos.

Traseira  também  se manteve próximo da versão original do final dos anos 70. Para choque envolvente é uma das mudanças
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Traseira também se manteve próximo da versão original do final dos anos 70. Para choque envolvente é uma das mudanças

A potência, por outro lado, é fornecida pelo mesmo motor a gasolina de 1,7 litro de aspiração natural, que desenvolve 82 cv e 13,15 kgfm de torque. A troca de marchas é feita manualmente por meio do câmbio manual, de cinco marchas. No Niva Legend , a aceleração de 0 a 100 km/h em 17 segundos e a velocidade máxima é de 142 km/h .

Fonte: IG CARROS

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Conheça a história do Karmann Ghia TC

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Karmann Ghia TC foi lançado em 1970 e, com motor 1.6 refrigerado a ar, podia atingir 142 km/h, segundo a fabricante
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Karmann Ghia TC foi lançado em 1970 e, com motor 1.6 refrigerado a ar, podia atingir 142 km/h, segundo a fabricante

O Karmann Ghia foi produzido entre 1962 a 1970 através da união dos amigos Wilhelm Karmann Junior, engenheiro alemão de renome e herdeiro da empresa de carrocerias Karmann e Luigi Segre, proprietário da Carrozzeria Ghia, de Turim, na Itália.

Sem dúvida, foi um carro que remetia e muito a esportividade, principalmente os conversíveis, mas o peso dos anos foi passando o que obrigou a Volkswagen a pensar num outro modelo que fizesse jus ao primeiro modelo, lançando assim o TC.

O Karmann Ghia TC (Touring Coupé) , surgiu no dia 3 de agosto de 1970, foi um modelo desenhado no Brasil e teve uma leve inspiração no Porsche 911 . Ao invés da plataforma do Sedan (o Fusca que conhecemos por aqui), o TC baseava-se na plataforma dos VW Variant e TL , e não era tão charmoso quanto o Tipo 14 que o antecedeu.

Tinha uma carroceria mais simples e compreendia um estilo menos marcante, porém a traseira fastback (traseira levemente caída) era uma característica a qual agradava ao público.

Vinha com motor de 1600 cm3 equipado com dois carburadores 32PSTI, ventoinha plana gerando 65 cv, igual ao utilizado no Variant (Tipo 3) e que garantia um bom desempenho para a época, próximo à marca dos 142 km/h de velocidade final , levando em consideração o chassi pesado vindo do Tipo 3.

Karmann Ghia TC tem uma traseira que lembra a do Porsche 911 original, de 1963 pelo estilo de cupê
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Karmann Ghia TC tem uma traseira que lembra a do Porsche 911 original, de 1963 pelo estilo de cupê

Internamente, o fastback era infinitamente superior, graças à ampla área envidraçada e ao generoso espaço para cinco ocupantes e tinha um porta-malas que fazia jus ao nome.

A vantagem era a opção do rebatimento do banco traseiro que era bipartido e podia transformar o compartimento num porta-malas de grandes dimensões. Na frente, também havia espaço para acomodar pequenas bagagens. O TC também acabava de vez com alguns dos inconvenientes do Tipo 14 , como por exemplo, a turbulência interna que passava um certo desconforto com as janelas abertas.

O Karmann Ghia TC (Touring Coupé), surgiu no dia 3 de agosto de 1970, foi um modelo desenhado no Brasil
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O Karmann Ghia TC (Touring Coupé), surgiu no dia 3 de agosto de 1970, foi um modelo desenhado no Brasil

Apesar das 18.119 unidades produzidas entre 1970 a 1975, o Karmann Ghia TC acabou se despedindo das linhas de montagem, devido às vendas que despencavam subitamente, passando a integrar, com merecido reconhecimento, sua parte na história da indústria automobilística nacional, agora como um verdadeiro clássico.

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Onde surgiu a lenda Karmann Ghia?

Em 1953, Wilhelm e Luigi foram novamente a Volkswagen e mostraram o novo projeto e para a satisfação de ambos
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Em 1953, Wilhelm e Luigi foram novamente a Volkswagen e mostraram o novo projeto e para a satisfação de ambos


O Volkswagen Karmann Ghia foi lançado através da união dos amigos Wilhelm Karmann Junior, engenheiro alemão de renome e herdeiro da empresa de carrocerias Karmann mais o Luigi Segre, proprietário da Carrozzeria Ghia, de Turim, na Itália.

Com a parceria, juntos desenvolveram um protótipo pedido pela Volkswagen, baseado no Sedan (o nosso Fusca). Mas ao ver o projeto a fábrica o teria rejeitado. Mesmo assim, Segre não se deu por satisfeito e desenvolveu discretamente uma outra proposta, mais tarde, apresentada ao amigo Karmann Junior que aprovou de imediato.

Em 1953, Wilhelm e Luigi foram novamente a Volkswagen e mostraram o novo projeto e para a satisfação de ambos, Heinrich Nordhoff – executivo da montadora, aprovou o trabalho dos amigos e, dois anos mais tarde o Karmann Ghia era apresentado ao público.

O estilo da carroceria baixa (inspirada num Chrysler de 1953), harmonizada com as lanternas em formato de gota junto aos pára-lamas salientes logo caiu nas graças de todos, principalmente dos brasileiros quando chegou por aqui – em 1962, quando a Karmann estabelecia as mesmas atividades em relação a matriz, na Alemanha.

Em relação às versões alemãs, o nosso esportivo era diferenciado apenas pelo motor boxer (cilindros opostos) cuja cilindrada correspondia míseros 1.192 cm³ rendendo apenas 30 cv , o mesmo do Sedan. Esteticamente, o modelo brasileiro recebia pára-choques mais robustos.

O Karmann Ghia conversível ou Cabriolet foi lançado em 1958 e hoje em dia é um dos clássicos mais valorizados
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O Karmann Ghia conversível ou Cabriolet foi lançado em 1958 e hoje em dia é um dos clássicos mais valorizados

Em 1958, era a vez de ser lançado o modelo conversível. Com um belo desenho contrastando com a capota, merecia grandes elogios, porém o fraco desempenho era o mesmo da versão com teto rígido, sendo mais tarde substituída por um motor digno (exatos 1.493 cm³) de seu apelo esportivo. Por aqui foram comercializadas num total de 23.570 unidades do Karmann Ghia (Tipo 14) entre 1962 a 1971, sendo 177 da versão conversível.

Fonte: IG CARROS

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