Um homem apontado como forte liderança da facção criminosa Comando Vermelho em Mato Groso, foi preso nesta terça-feira (14), em um apartamento de alto padrão na Barra da Tijucal, no Estado do Rio de Janeiro.
A prisão de Acácio Costa Ribeiro, foragido da Justiça mato-grossense foi realizada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado e Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (GCCO/Draco), com apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Conhecido como “Panela”, Acácio Cota, 42 anos, desapareceu depois de conseguir um habeas corpus do Poder Judiciário de Mato Grosso para ser submetido a uma suposta cirurgia de apêndice, permanecendo em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.
Conforme apuado pela GCCO/Draco o criminoso obteve o benefício de forma fraudulenta. Entre os documentos apresentados pela defesa para solicitar a prorrogação da prisão domiciliar, que já se estendia há mais de oito meses, foi identificado um atestado médico falso
Durante o período da liberdade condicional o suspeito rompeu a tornozeleira eletrônica e foragiu para o Estado do Rio de Janeiro, de onde continuava a exercer sua liderança na facção.
A localização e prisão do criminoso em um apartamento, situado em um residencial no bairro da Barra da Tijucal, é resultado do trabalho de inteligência e parceria entre as Polícias Civis de Mato Grosso e do Rio de Janeiro.
Ficha criminal
Considerado de alta periculosidade, “Panela”, exerce a função de “conselheiro final” da facção criminosa, sendo condenado por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, porte Ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa.
O indivíduo responde também por sequestro e cárcere privado, roubo majorado, tentativa de furto qualificado, homicídio qualificado, lavagem de dinheiro, integrar organização criminosa.
Prisão
Após cumprimento do mandado judicial, o preso foi encaminhado à 16ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro para as providências cabíveis, sendo posteriormente apresentado e colocado à disposição da Justiça.