2026 É AGORA

Líder de Mauro defende candidatura própria do União Brasil e cobra definição de Jayme Campos

· 1 minuto de leitura
Líder de Mauro defende candidatura própria do União Brasil e cobra definição de Jayme Campos

Conteúdo/ODOC - O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (União Brasil), líder do governo na Assembleia Legislativa, declarou que prefere ver seu partido lançar um nome próprio na corrida pelo Palácio Paiaguás em 2026. Para ele, a legenda sairia fortalecida caso apresentasse candidato ao Governo do Estado.

“Qualquer partido que lança candidatura majoritária, seja para presidente ou governador, se fortalece. E o União Brasil certamente ficaria muito mais robusto se tivesse essa possibilidade. Vou torcer por isso”, afirmou o parlamentar em entrevista nesta semana.

Entre os nomes cogitados no União Brasil, aparece o senador Jayme Campos, que já sinalizou disposição em concorrer. Dilmar, no entanto, ponderou que o senador precisa definir logo se disputará o governo ou a reeleição ao Senado. “Defendo meu partido, sou partidário. Se o União tiver candidatura ao governo, vou apoiar. Mas o Jayme precisa se posicionar”, disse.

Apesar dessa expectativa por candidatura própria, a movimentação enfrenta resistência dentro do grupo político. Isso porque o governador Mauro Mendes (União) já declarou apoio ao vice, Otaviano Pivetta (Republicanos), como seu sucessor.

Alerta contra racha político

Dilmar ressaltou que a prioridade deve ser evitar divisões internas. Ele lembrou que Pivetta foi aliado de primeira hora do União, integrando a chapa como vice de Mauro nas eleições de 2018 e 2022.

“Não podemos dividir o grupo. O Otaviano sempre esteve leal ao nosso projeto, foi vice nas duas últimas disputas vitoriosas e, portanto, tem legitimidade para construir sua candidatura. Essa discussão precisa levar em conta a composição feita em 2018 e renovada em 2022”, destacou o deputado.