Opinião
LICIO MALHEIROS – Setembro amarelo
O tema a ser abordado hoje, suicídio, é algo que ocorre na humanidade, desde que o mundo é mundo, porém era visto como tabu entre a maioria das pessoas; principalmente, pela falta de conhecimento.
Felizmente hoje, essa questão é vista e abordada das mais diferentes formas; é tratada como questão de saúde pública, pois as doenças psicológicas, são as maiores causadoras do suicídio, tendo como elementos norteadores desses acontecimentos, o transtorno bipolar que ocasiona maior taxa de suicídio, seguido da depressão.
As estatísticas com relação a esse tema são realmente alarmantes; pois, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida.
Infelizmente estes números não retratam a veracidade dos fatos, uma vez que, por vergonha ou culpa, muitos familiares costumam mudar a causa da morte na certidão de óbito.
Os maiores índices de morte por suicídio ocorrem justamente entre pessoas de 15 e 29 anos, por uma série de fatores.
O seriado intitulado 13 Reasons Why, apresentado na Netflix, é uma série de televisão americana, baseada no livro Thirteen Reasons Whj em 2007, que aborda a questão do suicídio.
Esse seriado acabou aguçando nas pessoas uma maior preocupação com o tema, uma vez que, na produção, uma garota de 17 anos deixa fitas cassetes gravadas apontando os motivos que a levou, ao suicidou.
São vários os motivos, desde: bullying, abuso sexual e principalmente a falta de apoio.
Também existem outros gatilhos responsáveis pelo suicídio dos jovens nessa faixa etária, um dos mais preocupantes é o jogo Baleia Azul, que acontece em grupos fechados nas redes sociais.
Este jogo macabro, trata-se de uma gincana com tarefas a serem cumpridas por jovens ao longo de 50 dias, desde assistir filmes de terror e ouvir músicas psicodélicas até a automutilação, culminando no ato de atentar contra a própria vida.
As ações implementadas visando minimizar ou até menos alertar ás famílias, sobre o perigo do suicídio; deveriam partir do Poder Público, porém nem sempre isso acontece.
Senti-me honrado, ao receber um e-mail da Coordenação do Evento em Prol da Vida “Setembro Amarelo”, intitulado “Pedal pela Vida” (passeio ciclístico).
Tendo como idealizadora do mesmo, a senhora Taisa Maria de Assis e Silva.
Esse evento irá acontecer no dia 17 de setembro em Poconé, graças ao empenho e arrojo dos membros desse Projeto alvissareiro.
Seus membros, não mediram esforços no sentido de conseguir ajuda dos: colaboradores, empresários, pessoas físicas e da Prefeitura Municipal de Poconé.
Existem dois objetivos centrais nesse projeto.
O primeiro, sensibilizar e conscientizar às pessoas sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população Poconeana a respeito da realidade dessa prática em Poconé, ou em qualquer outro lugar do mundo.
O segundo, arrecadar fraldas e alimentos não perecíveis para as entidades filantrópicas “Fazenda Esperança” e “Lar São Vicente” de Poconé.
São membros desse importantíssimo Projeto: a coordenadora Taisa Maria de Assis e Silva, Magna Cristina de Abreu, Maria Benedita Brandão da Silva, Claudenil Lemes da Silva; parabéns aos membros desse importantíssimo Projeto Social.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo


-
Esportes26/11/2023 - 09:10
Com campanhas semelhantes, SP e Cuiabá se enfrentam neste domingo no Morumbi
-
NO COMANDO GERAL/ TV CUIABÁ22/11/2023 - 13:35
PC prende um dos autores de duplo homicídio de irmãos em festa após discussão por cadeira
-
Geral26/11/2023 - 13:15
Mato Grosso tem 10 praias apropriadas para o banho e duas consideradas impróprias
-
Jurídico26/11/2023 - 18:50
Hospital Santa Rosa é condenado por recusar teste rápido de Covid-19 em paciente com sintomas graves
-
Geral26/11/2023 - 09:05
Várzea Grande divulga nomes dos contemplados com as mil unidades do Residencial Colinas Douradas; confira
-
Política MT21/11/2023 - 15:30
Governador cita armadilhas na Reforma Tributária e alerta que “MT vai perder boa parte da arrecadação”
-
Agro News21/11/2023 - 18:45
Cadeia de custódia da madeira de MT é apresentada ao mercado asiático em Fórum Global
-
Mato Grosso25/11/2023 - 18:20
Moradores comemoram entrega de 50 casas pelo Estado através do SER Família Habitação
Bastante pertinente.
Situação preocupante, temos que buscar Deus, família, amigos, praticar esportes, divertir, procurar ajuda com profissionais da saúde, não deixar que a solidão tome conta do nosso ser. Parabéns Primo por abordar esse tema com certeza tem sempre alguém que precisa de ajuda, se precisar de mim, é estou a disposição.