Política MT
Lei obriga escolas de Mato Grosso a adotarem medidas de prevenção à Covid-19
Publicado
13/01/2021 - 10:20
Todas as instituições devem adotar inúmeras medidas preventivas, entre elas, disponibilizar sabonete líquido e/ou álcool em gel (70%) e estimular a correta higienização das mãos
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
Dr. Gimenez é médico há mais de 40 anos e membro da Comissão de Saúde, ele apresentou a proposição em junho de 2020, já prevendo a necessidade de organização para o novo ano letivo em 2021
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
Tornou-se obrigatório que as escolas da rede pública e privada de Mato Grosso adotem medidas de prevenção à disseminação do coronavírus (Covid-19) em suas instalações. A lei 11.268/2020, sancionada pelo governo estadual, visa proteger mais de 400 mil estudantes.
O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) explica que embora tenha sido sancionada em dezembro, a proposta é de junho de 2020, e já tinha o intuito de organizar as escolas para receber os alunos, com medidas mínimas de proteção à saúde de toda a comunidade escolar. “Para vencer esta doença, teremos que trabalhar de maneira preventiva, organizada e planejada”.
Entre as obrigatoriedades impostas pela legislação estão: as ações de divulgação das medidas e que incluem atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória sobre como tossir ou espirrar. Além disso, todas as instituições devem disponibilizar sabonete líquido e/ou álcool em gel (70%), a fim de estimular a correta higienização das mãos.
Também é obrigatório adotar o uso de lenços de papel, bem como monitorar o seu descarte adequado; realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços (classes, cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos de educação física) após o término de cada turno escolar.
Os estudantes devem evitar o compartilhamento de copos e vasilhas e o contato direto da boca com torneiras dos bebedouros; os brinquedos devem ser lavados frequentemente com água e sabão; os ambientes devem ser arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas); devem ser evitadas atividades com aglomerações em ambientes fechados.
A legislação também orienta sobre a utilização de dispensadores de sabonete líquido, suporte de papel toalha e lixeiras com tampa por acionamento por pedal nos lavatórios e banheiros. Os dispensadores de preparações alcoólicas para as mãos devem ser instalados em pontos de maior circulação, como recepção, corredores de acessos à sala de aulas e refeitório.
Fica estabelecida a limpeza das superfícies com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio). Alunos e profissionais da educação que tiverem sintomas da doença devem ser afastados das suas atividades imediatamente, e, uma vez confirmada a contaminação por Covid-19, deve-se comunicar às autoridades públicas de saúde.
“Estamos em meio a uma discussão sobre o retorno das aulas presenciais ainda no primeiro semestre de 2021, mas, antes disso, nós precisamos ter certeza que as escolas estão preparadas para receber com segurança as nossas crianças e os jovens, não há como voltar atrás quando se perde uma vida, nós queremos acima de tudo preservar vidas”, frisa o parlamentar.
Como médico que por mais de 40 anos atendeu crianças, Dr. Gimenez pontua que os pais precisam trabalhar conjuntamente com a escola orientando e educando as crianças sobre as novas regras sociais, que tornou obrigatório, por exemplo, o uso de máscaras em Mato Grosso (lei estadual 1.110/2020). “Se os adultos têm dificuldade e resistência em seguir a normativa, imagine as crianças”.
Balanço – Em 2 anos, o parlamentar apresentou 955 proposições à Casa de Leis, dos quais 618 indicações, 112 projetos de lei, um projeto de lei complementar, 35 projetos de resolução, 24 requerimentos e 165 moções (aplausos, congratulação e pesar). Foram 502 proposições em 2019 ; e 453 em 2020, das quais 64% são indicações e 12% projetos de lei. Dr. Gimenez também já tem 11 leis sancionadas pelo governo.


Política MT
Jayme Campos engaveta ações contra senador e filho do presidente no Conselho de Ética
Publicado
17/01/2021 - 15:00
Jayme ao lado dos senadores Flávio Bolsonaro e Davi Alcolumbre
O GLOBO – A duas semanas do fim de seu mandato como presidente do Conselho de Ética do Senado, não tem pressa para despachar os casos de Chico Rodrigues (aquele do dinheiro na cueca) e de (aquele das rachadinhas). Diz Campos: “Sou legalista. Estou seguindo os passos”.
Campos argumenta que espera pareceres da Advocacia do Senado sobre as representações. Essa etapa, porém, não é obrigatória (e rima com protelatória).
Vai terminar sem decidir se eles serão arquivados ou seguirão ao conselho?. Desconversa Campos: “A culpa foi da pandemia”.
Jayme Campos diz que não tem a intenção de compor o novo Conselho de Ética, mas, se for indicado pelo partido, aceitará. Os colegas estão na torcida por ele.
Política MT
Emanuel cobra contribuição do agronegócio para o desenvolvimento dos municípios da Baixada Cuiabana
Publicado
16/01/2021 - 12:00
Questão foi levantada pelo prefeito de Cuiabá nesta sexta-feira ao ser eleito
presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá [Foto – Luiz Alves]
“O agronegócio está explodindo, um vetor importantíssimo para a balança comercial e desenvolvimento do País, por isso, é necessário entender o que a nossa região está ganhando com o boom do agronegócio. É necessário discutir o agronegócio. Temos que ver o que o agronegócio está retornando para a Baixada Cuiabana”, questionou.
“Preparamos esse desenvolvimento para o Estado, renunciamos investimentos para a nossa região. Precisamos de uma distribuição melhor de renda”, disse o prefeito.
“Não sou contra a concentração de renda, mas é preciso distribuí-la melhor. Os municípios do Vale do Rio Cuiabá precisam ter esse tema em pauta”, destacou.
“Só entendo o processo desenvolvimentista da região da Grande Cuiabá com um plano de desenvolvimento integrado entre os 13 municípios consórcio. Nós temos história, tradição”, afirmou.
Criado em dezembro de 2005, o Consórcio Vale do Rio Cuiabá é formado por Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio de Leverger. Com uma área aproximada de 76 mil quilômetros quadrados, esses municípios somam mais de 1 milhão de habitantes.

Envie sua denúncia

LATAM começa amanhã transporte de vacinas contra a Covid-19

BBB 21: data de anúncio dos participantes será revelada hoje

Gusttavo Lima se declara a Andressa Suita em entrevista: “mulher que mais amo”

STJ mantém multa de R$ 1,5 bi a empreiteiras por fraude em obras do metrô de SP

GOL inicia transporte de vacinas contra a Covid-19
Política MT


Jayme Campos engaveta ações contra senador e filho do presidente no Conselho de Ética
O GLOBO – A duas semanas do fim de seu mandato como presidente do Conselho de Ética do Senado, não...


Emanuel cobra contribuição do agronegócio para o desenvolvimento dos municípios da Baixada Cuiabana
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), em discurso de posse como presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, na sexta-feira (15),...


TCE amplia teletrabalho e orienta servidores a adotarem quarentena antes do retorno às atividade presenciais
Diante do aumento preocupante dos casos do novo coronavírus (Covid-19) em Cuiabá e levando em consideração a projeção de colapso...
Policial


Suspeito de participação na morte da diretora do Sanear em Rondonópolis é preso
A Polícia Militar prendeu neste domingo (17), um homem suspeito de envolvimento no assassinato da presidente do Serviço de Saneamento...


Ex-policial militar condenado por roubo e assassinato que estava foragido é preso em Cuiabá
Equipes da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol) da Polícia Civil prenderam na última sexta-feira (15) mais duas pessoas...


Ex-policial militar com diversas condenações e foragido da Justiça é localizado e preso na Capital
Assessoria/Polícia Civil-MT Equipes da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol) da Polícia Civil prenderam na última sexta-feira (15) mais...
Mato Grosso


Domingo (17): Mato Grosso registra 199.006 casos e 4.793 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (17.01), 199.006 casos confirmados da Covid-19 em...


Governador e secretário de Saúde participam de ato de recebimento das vacinas do Ministério da Saúde
O Governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, participam nesta segunda-feira (18.01) do ato simbólico...


Cartilha da Secel orienta sobre prestação de contas de projetos culturais
Para facilitar a adequada prestação de contas dos projetos selecionados nos editais da Lei Aldir Blanc, a Secretaria de Estado...
Esportes


Com um jogador a menos Vasco é superado pelo Coritiba
Com um a menos desde os 30 minutos do primeiro tempo, o Vasco foi superado pelo Coritiba, no sábado (16/01) ...


CSA e Avaí empatam em jogo com arbitragem polêmica
CSA e Avaí empataram em 1 a 1, na tarde de sábado (16/01), em disputa válida pela 35ª rodada do...


Fora de casa, Confiança vence Oeste e alcança 45 pontos
Na noite de sábado (16), o Confiança venceu o Oeste por 1 a 0 na Arena Barueri. Com isso, o...
Entretenimento


Gusttavo Lima se declara a Andressa Suita em entrevista: “mulher que mais amo”
Reprodução Gusttavo Lima e a modelo Andressa Suita juntos em Angra dos Reis (RJ) neste domingo, 17 Em entrevista ao...


BBB 21: data de anúncio dos participantes será revelada hoje
Divulgação Boninho O diretor do Big Brother Brasil, Boninho , publicou nas redes sociais dele que a data em que...


‘Não é um grupo de amigas’, diz Karin Hils sobre Rouge no WhatsApp
Carol Caminha/Divulgação Rouge Em jogo de perguntas e respostas com seus seguidores, a cantora Karin Hils , ex-Rouge, contou que...
Mais Lidas da Semana
-
Geral13/01/2021 - 19:05
Trabalhador morre após sofrer descarga elétrica durante serviço em telhado de casa em Várzea Grande
-
Geral12/01/2021 - 14:25
Após aumento de casos de coronavírus, Estado fará enquete para definir modelo de retorno às aulas
-
Registro Geral13/01/2021 - 16:00
Longe do “tiroteio” entre as poderosas da “cidade industrial”, casal Campos deve se mudar para Cuiabá
-
Registro Geral13/01/2021 - 16:07
Áudio original e sem edição promete esquentar briga entre primeira-dama e esposa do vice, em VG
-
Economia11/01/2021 - 14:30
MMA leiloa parques nacionais em Santa Catarina e Rio Grande do Sul
-
Cuiabá13/01/2021 - 09:20
Nota de Pesar | Alessandro Bello
-
Tecnologia14/01/2021 - 15:46
Nova tecnologia de site consegue vender em Libras; conheça
-
Geral12/01/2021 - 15:00
Emanuel aposta em nova avenida como fator para desenvolvimento de região em Cuiabá