conecte-se conosco


Cuiabá

Lei obriga divulgação de medicamentos disponíveis na rede pública municipal

Publicado


A Lei foi publicada no Diário Oficial de Contas que circulou no último dia 12.
A proposta foi discutida e aprovada pela Câmara Municipal de Cuiabá em maio deste ano.

A Câmara Municipal de Cuiabá promulgou a Lei nº 6.689 que obriga o Executivo a divulgar, em site oficial, a relação dos medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponíveis na Rede de Saúde Pública Municipal.

O texto foi publicado no Diário Oficial de Contas que circulou no último dia 12. Além da divulgação na página oficial, os dados devem constar no Portal da Transparência e informar a relação dos remédios com data de entrada, fabricação, lote e validade.
“A informação deve ser precisa, quanto aos medicamentos que são de distribuição gratuita, bem como se estão disponíveis ou em falta no sistema público de saúde. Em caso de falta de medicamento, deverá ser divulgada a previsão de data em que o mesmo estará disponível”, diz trecho da publicação.
O Poder Executivo Municipal terá o prazo de um ano a partir da data da publicação da lei para adequação.
A proposta de autoria do vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) foi debatida e votada em regime de urgência em maio deste ano na Câmara Municipal. No entanto, o prefeito apresentou veto total a propositura, entendimento que foi derrubado pelos parlamentares.

Secom Câmara

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Vice-prefeito participa de missa em homenagem ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O vice-prefeito José Roberto Stopa, acompanhado da esposa Marialice Mundim, e da Secretária Municipal de Cultura, Carlina Jacob, participaram da Santa Missa em homenagem ao padroeiro da cidade Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A Celebração Eucarística aconteceu no domingo (26), na Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus.

Durante a procissão inicial o vice-prefeito devolveu o manto que cobre a imagem do Senhor Bom Jesus, que havia recebido simbolicamente entregue ao prefeito Emanuel Pinheiro e para a primeira-dama Márcia na última semana, com a tradição para que o Bom Jesus interceda pelo município e guiasse as ações dos gestores.

Para Stopa, esta é uma das maiores tradições de Cuiabá e na condição de vice-prefeito teve a honra de representar Emanuel e devolver o manto sagrado. “Falar da fé pelo Senhor Bom Jesus é contar um pouco da história de Cuiabá e a prefeitura procura sempre valorizar esses eventos que fazem parte da nossa cultura, da nossa tradição. Desejo que o Senhor Bom Jesus possa derramar as bênçãos sobre nossa cidade”, afirmou.

De acordo com o curador da Catedral Basílica, Pe. Deusdédit Monge, o “Bom Jesus”, significa que ele é o poço inesgotável de bondade, de onde jorra a agua da misericórdia para todos aqueles que o invoca. O padre ainda destaca que o “Bom” Jesus cuja expressão de dor, de amor e resignação, infunde ânimo e coragem ao povo.

“Nas adversidades que atormentaram o povo cuiabano no passado, como por exemplo: a guerra do Paraguai, com a consequente epidemia da varíola (1867), da Cólera (1887), da gripe espanhola (1919) e, atualmente, a pandemia do Novo coronavírus, a Catedral e a Capela do Senhor Bom Jesus, ao lado do presbitério, se transformaram em refúgios, “oásis” de espiritualidade e orações, aos que a buscam com confiança. O Bom Jesus, do alto do seu trono sagrado, continua abençoando este povo amável, acolhedor e fervoroso de espírito”, pontuou.

Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Carlina Jacob, a festa do Senhor Bom Jesus é uma das datas mais esperadas pela cuiabania, uma festa tradicional, uma devoção que passa de pai para filho.

“Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá é um exemplo da crença religiosa, das tradições culturais de nossa gente, do amor do povo cuiabano ao seu padroeiro, a quem recorrer em todos os momentos da vida, seja naqueles de felicidade, ou nas dificuldades”, finaliza.

Promovida anualmente, a festividade foi retomada há mais de cinco anos e oferece aos fiéis uma programação especial durante praticamente todo o mês de setembro. Porém durante a pandemia, a quermesse que acontecia na Praça Alencastro e a grandiosa procissão foram canceladas.

Continue lendo

Cuiabá

Dia do Turismo é comemorado com programação na Praça Alencastro, lançamento do Rally Ecológico e Inscrições para o NASA Space

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, realiza nesta segunda-feira (27), data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, uma extensa programação cultural e  de exposição de carros do Rally Ecológico. O evento ocorre na Praça Alencastro, no centro da Capital e vai até às 20h.

Quem passa pelo local, poderá contemplar a gastronomia cuiabana, apresentações culturais,  receber uma muda de uma planta frutífera do cerrado e também poderá fazer a inscrição para o NASA Space Apps Challenge 2021. A edição deste ano marca os 10 anos de promoção desse encontro de estudiosos e criadores, tendo como tema a Inovação.  Também haverá apresentações de bandas regionais. 

“Temos dois eventos na pauta, o Rally Ecológico e a inscrição para o NASA Space que ocorrerá no final de semana. Poderão fazer as inscrições qualquer pessoa maior de 18 anos e acima de 16 com a presença de um responsável. A gente está com essa atividade do turismo porque também se comemora o dia do turismólogo. Estamos fazendo a divulgação do  Rally, vai ter show de rasqueado, de piano e outros. O turismo está começando a florescer mundialmente e temos que nos preparar. E no dia 2 de outubro no NASA Space Apps Challenge 2021 acontece nos dias 02 e 03 de outubro, no Museu da Caixa D’Água Velha, para que os projetos sejam apresentados  na NASA. Agências de turismo estão a todo vapor e estamos preparando Cuiabá com o aplicativo para o turismo para orientar as pessoas sobre os pontos belíssimos da nossa cidade”, comentou o secretário Oscarlino Alves. 

As inscrições do Rally Ecológico são limitadas  e podem ser feitas pelo site cronorally.com.br. 

Para se inscrever no NASA Space Apps Challenge 2021 –  basta acessar o instagram do evento https://instagram.com/nasaspacecuiaba?utm_medium=copy_link e fazer a inscrição. É importante que os interessados se inscrevam antecipadamente para participar de todas as informações antes do evento. 

Confira programação:

– Rally Ecológico – exposição  de veículos

– Doação de mudas   

– Pórtico inflável do evento 

– NASA Space Apps – apresentação dos desafios da edição 2021 – inscrições e display de astronauta para os visitantes  tirarem fotos

– CAT Móvel – informações  turísticas de Cuiabá e realização de cadastro de  guias de turismo  e outros empreendimentos do trade para o portal do Turismo   e aplicativo Turismo Cuiabá.  

– Bolicho solidário  igreja Santuário do Bom Despacho: exposição  e comercialização de artesanatos  e  produtos da agricultura familiar.  

– 16h  às 20h – gastronomia

– 16h apresentação cultural : Eduardo Braga – rasqueado  cuiabano

– 17h – dispositivo de Honra de autoridades presentes  

– 18h – às 20h – apresentação cultural  -piano na praça e sax  (Dario)

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana