conecte-se conosco


Mato Grosso

Lacen-MT realiza pesquisa de vigilância genômica em assintomáticos

Publicado


O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN-MT) iniciou nesta terça-feira (25.01) a coleta de amostras para exame de RT-PCR e análise genômica de assintomáticos em Cuiabá e Várzea Grande. A primeira coleta ocorreu na Feira do Porto, em Cuiabá, mas a pesquisa será realizada até sexta-feira (28.01), com a entrega de resultados às pessoas examinadas.

Amostras coletadas de feirantes e de funcionários foram realizadas com o apoio da administração da Feira do Porto, que conta com cerca de 400 feirantes. Na ação, atuaram 14 técnicos entre servidores do LACEN-MT e dos serviços de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Os feirantes voluntários responderam a um questionário e passaram pela coleta de amostra por meio de swab nasal, para a realização do exame RT-PCR. As amostras que apresentarem resultado positivo para Covid-19 passarão pelo sequenciamento genético, para análise de variantes circulantes.

“A expectativa é detectar o vírus em pelo menos 10% das amostras. Ou seja, pelo menos 150 amostras deverão ser sequenciadas, uma vez que nem toda amostra positiva é possível de ser sequenciado em virtude da carga viral presente”, explicou a diretora do Lacen-MT, Elaine Cristina de Oliveira.

De acordo com a gestora, as coletas vão continuar no Shopping Popular dos Camelôs e no Ginásio do Fiotão, em Várzea Grande. A previsão é de que, até sexta-feira (28.01), os resultados do exame RT-PCR sejam entregues às pessoas examinadas durante a execução pesquisa.

Ação integrada

A ação de testagem integra o projeto ViGeCoV2, do Núcleo de Vigilância Genômica em Tempo Real do SARS-COV-2 no Brasil, financiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e coordenada pela Fiocruz.

A pesquisa ocorre em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e tem o objetivo de conhecer melhor o retrato da região Centro-Oeste em relação à circulação de variantes e do vírus Covid-19. A ação também busca estudar a incidência de circulação do vírus em pessoas assintomáticas.

O LACEN-MT é parceiro no projeto e irá realizar a análise do sequenciamento genético, cujo resultado final ficará pronto em fevereiro e será entregue à Fiocruz e Opas. O resultado final da pesquisa também vai subsidiar as equipes de Vigilância em ações de prevenção individual e coletiva.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mato Grosso

Governo credencia estabelecimentos com valores a receber de empresa que teve contrato rescindido

Publicado

O Governo de Mato Grosso iniciou o credenciamento dos estabelecimentos comerciais que possuem valores a receber da empresa MeuVale, que teve seu contrato encerrado por falta de atendimento no programa Ser Família Emergencial, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

“A empresa não fazia o repasse para os estabelecimentos comerciais dos valores já pagos pelo Estado. Mesmo assim, o governador de Mato Grosso Mauro Mendes colocou a opção de que o Estado assumisse esse valor e cobrasse na Justiça o ressarcimento da empresa aos cofres públicos para que, dessa forma, os comerciantes não saíssem no prejuízo. Essa alternativa foi aprovada pela Corregedoria do Estado”, explicou a secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho.

Dessa forma, as empresas que possuem crédito com a empresa MeuVale devem encaminhar a documentação exigida no Edital Nº 01/2022, publicada no Diário Oficial dessa sexta-feira (16.05), para o e-mail: [email protected]

O envio da documentação poderá ocorrer a partir da publicação do Edital até o dia 13 de junho de 2022. Não será aceito credenciamento extemporâneo ou condicional.

O Edital está disponibilizado, na íntegra, no site da Setasc, pelo endereço eletrônico www.setasc.mt.gov.br e, também, poderá ser solicitado o acesso eletrônico externo através do e-mail: [email protected]

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Moradores do Jardim Imperial em Cuiabá ganham novo espaço de lazer após indicação do Juca

Publicado

A revitalização da praça Vanir Ananias Pinto Paraná, que fica entre as ruas 400 e 700, no Jardim Imperial 1, vai beneficiar centenas de moradores . A indicação partiu do vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), que atendeu os pedidos dos moradores, que levaram as demandas ao Gabinete Itinerante, que passava pela região.

A Câmara de Cuiabá aprovou a construção e reformar de 152 espaços públicos nos últimos 2 anos.

O presidente da Casa de Leis, Juca do Guaraná, destaca que a criação de espaços de lazer e convivência sempre esteve entre as prioridades da Câmara Municipal.

“Afinal, estamos falando não apenas de entretenimento, mas também de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Desde 2021, a Casa de Leis aprovou a construção e reformar de mais de 150 espaços públicos. Um trabalho que é fruto de fiscalização do Legislativo. São terrenos baldios, área de matagal e outros espaços abandonados que viram locais de lazer para a comunidade”, destacou Juca.

“Aqui no Jardim Imperial quando o Gabinete Itinerante passa as pessoas correm para levar suas indicações. Essa é nossa função ouvir e atender o povo. A praça foi totalmente revitalizada”, complementou Juca.

A praça toda revitalizada conta com playground, parque para os pets, academia ao ar livre, uma quadra poliesportiva, pista de caminhada, iluminação de led, jardinagem e toda a estrutura necessária para a prática de atividades físicas e a integração social.

A aposentada Adelina Maria, 70 anos, que mora na frente da praça sabe da importância da revitalização do espaço. “somos nós que pagamos impostos a gente merece um espaço acolhedor. Temos muitas crianças no bairro e estávamos carentes de um espaço como esse. Juca cuida, Juca faz pelo povo dele”, comemorou a moradora

Já foram quase 250 atendimentos realizados só este ano através do WhatsApp do Juca (Gabinete Virtual). Mande sua indicação 65 99330-6226.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana