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Kia Sportage 2023 tem estilo arrojado e conforto, mas será suficiente?

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Kia Sportage da linha 2023 muda de geração e passa a ficar com estilo mais arrojado por dentro e por fora
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Kia Sportage da linha 2023 muda de geração e passa a ficar com estilo mais arrojado por dentro e por fora

A Kia lança a quinta geração do SUV Sportage no Brasil, modelo que completa 30 anos de história no país, chegando a ser o importando mais vendido. Mas o mundo virou do avesso a partir do início da pandemia, há quase dois anos e meio.

E a vida do utilitário esportivo ficou bem mais dífícil por uma série de fatores, até mesmo ligados aos itens do próprio modelo, como constatamos nas primeiras impressões ao dirigir.

Não estamos falando do visual arrojado , que para alguns pode parecer polêmico, mas nos agradou ao vivo e em cores. Além disso, o novo Kia Sportage conta com itens funcionais, como o sistema da tampa do porta-malas que se abre automaticamente bastando ficar em frente dela por alguns segundos, sem precisar passar um dos pés sob o para-choque ou algo parecido. Os faróis e lanternas de LED mudaram bastante, mas continuam eficientes.

Por dentro, o novo Sportage ficou bem mais moderno, com uma bela e curva tela que faz as vezes de cluster e central multimídia na versão topo de linha EX Prestige (R$ 259.990). O acabamento nos pareceu caprichado e a ergonomia adequada e com alguns componentes interessantes, como as entradas USB-C embutidas nas laterais dos bancos dianteiros para carregar o celular, o botão giratório no lugar da alavanca de câmbio e os práticos controles do ar-condicionado.

Mas o espaço interno é praticamente igual ao da geração anterior. A distância entre-eixos de 2,68 metros quase não mudou, deixando a área para os ocupantes com poucas mudanças. Apenas o porta-malas cresceu um pouco, de 503 litros para cavernosos 536 litros. Ponto positivo também para a visibilidade, com boa área envidradada (o que inclui o vidro traseiro com limpador escondido atrás do defletor de ar) e bom ângulo de visão dos retrovisores com luz de alerta para ponto cego.

Os problemas do novo Kia Sportage começam pela falta de três itens que já estão se tornando comuns nos SUVs que passam dos R$ 200 mil. Um deles é o carregador de celular por indução (o que está sendo providenciado em breve), outro é o pareamento sem fio (idem) e o terceiro o multimídia com acesso à internet nativo.

Kia Sportage vem com tela curva de boa resolução que funciona como cluster e central multimídia na versão topo
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Kia Sportage vem com tela curva de boa resolução que funciona como cluster e central multimídia na versão topo

Ao acelerar, o motor 1.6 turbo, com injeção direta, movido apenas a gasolina, é auxiliado por um elétrico, mas apenas para vencer a inércia, o que caracteriza, basicamente, um híbrido leve . É uma boa ajuda, mas não o suficiente para tornar o SUV um exemplo de economia de combustível. Segundo dados do Inmetro, o novo Kia Sportage 2023 é capaz de fazer 11,5 km/l na cidade e 12,1 na estrada, o que são números apenas razoáveis.

Some-se a isso o tanque um pouco menor que o Sportage da quarta geração (54 litros ante 62 litros) e você terá uma autonomia na estrada até menor que a do modelo que foi substituído (653 km ante 707 km), ainda tomando como base os dados do Inmetro.

Na cidade, o novo Kia tem uma ligeira vantagem (621 km ante 546 km). Mas, esperava-se mais eficiência energética do novo Sportage, que tem três modos de condução: Sport, Normal e Eco, que leva a uma redução de 8% no consumo, conforme a fabricante.

O câmbio de dupla embreagem, de 7 marchas, funciona melhor que o de automático de 6 do Sportage anterior, com conversor de torque. Tem trocas mais rápidas e ajuda a economizar combustível, assim com o menor arrasto aerodinâmico (Cx de 0,31 ante 0,35), mas os ganho não dos mais significativos na prática.

Porém, na parte de segurança, houve um avanço maior, com utilização de 51% de aço de ultra resistência e com o emprego de várias assistências eletrônicas, inclusive alertas de colisão frontal e de mudança de faixa.

Com a carroceria nova, houve ganho de 24% na rigidez torcional , o que com a nova suspensão multibraço, conseguiu-se um bom nível de conforto ao rodar, como podemos notar no breve teste drive em Araxá (MG), mesmo com as rodas de aro 19 com pneus 235/50R 19 da versão EX Prestige .

No Brasil, o Sportage é disponibilizado em sete cores – Verde Aventura (metálico), Vermelho Infra (metálico), Branco Casa (sólido), Branco Luxo (perolizado), Preto Perola (perolizado), Prata Lunar (metálico) e Cinza Penta (metálico). Aos acabamentos de pintura metálico e perolizado são acrescidos R$ 2.800,00. E a garantia do Sportage é de 5 anos, incluindo a bateria 48V e o sistema MHEV.

Além disso, o novo Kia Sportage passa a ser trazido da Eslováquia e já está com todas as cerca de 400 unidades previstas até o final de agosto vendidas. A marca também sofre com a falta de componentes na indústria , principalmente alumínio líquido para o câmbio. Em setembro, a fabricante coreana espera ter mais algumas unidades para vender, mas ainda não sabe quantas serão.

Fonte: IG CARROS

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Conheça a patinete elétrica banhada a ouro de mais de R$ 255 mil

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Patinete elétrica banhada a ouro  de 18 quilates Thunderball pode ser vendida por mais de R$ 255 mil.
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Patinete elétrica banhada a ouro de 18 quilates Thunderball pode ser vendida por mais de R$ 255 mil.

Dinheiro não é problema para os “pobres endinheirados e entediados” com a mesmice que o dinheiro pode comprar. Assim uma loja Caviar Royal Gift, especializada em modificar smartphones de luxo ,com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, resolveu sair da “zona de conforto” e ir além.

A última criação da empresa foi a Minimotors Thunderball , o que parece ser uma patinete elétrica banhada a ouro de 18 quilates que tem como base a scooter elétrica Dualtron X2 cuja fabricante MiniMotors vende suas scooters elétricas nos EUA desde 1999.

A scooter Dualtron X2 básica possui motor de cubo duplo BLDC MAX de 8.300 watts; bateria principal de 72 volts e 3.042 watts-hora com uma bateria de haste separada de 12 volts e 192 watts-hora para iluminação e acessórios; até uma autonomia de quase 150 km; velocidade máxima de 88 km/h; freios hidráulicos com ABS e discos de freio de 160mm; Peso do veículo de 66 kg e capacidade de carga de 150 kg.

No caso da versão Minimotors Thunderball  da Caviar Royal Gift, apesar de não revelar detalhes técnicos da nova patinete, apesar da potência se manter nos 8.300 watts do modelo base; a velocidade máxima está listada como 100 km/h e o alcance permanece o mesmo.

Quem se interessar, pode acessar o site da loja Caviar Royal Gift e efetuar a compra por um preço médio esperado de “apenas” 50.000 dólares, ou R$ 255 mil , na cotação do dia. O comprador irá levar de “brinde” um celular iPhone 14. 

O lançamento da patinete está previsto para outubro de 2022. Sem dúvida um “presente de ouro”, literalmente, para ser dado a seus filhos. Só veja se ele fez todas as lições de casa…

Fonte: IG CARROS

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Suzuki atualiza motor de suas motos GSX-R125 e GSX-S125 no Japão

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Suzuki GSX R125 e GSX S125 ganharam atualizações mecânica cumprindo as rígidas normas europeias antipoluição.
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Suzuki GSX R125 e GSX S125 ganharam atualizações mecânica cumprindo as rígidas normas europeias antipoluição.

A Suzuki atualizou sua linha japonesa com a introdução das GSX-R125 e GSX-S125 que agora estão em conformidade com as normas de emissões Euro5, modelos que em breve estarão disponíveis na Europa como motocicletas de entrada da marca japonesa.

Com isso, as versões mais recentes das motos receberam principalmente atualizações mecânicas para atender aos padrões de emissão mais recentes. O motor Euro5 de 124 cc , monocilíndrico e refrigerado a líquido das versões de 2022 produz 14,75 cavalos de potência a 10.500 rpm e 1,06 kgfm de torque máximo a 8.500 rpm.

Assim como a GSX-R125 , como a topo de linha GSX-R1000R , possui um design de carenagem completo com um guidão estilo clip-on. A GSX-S125, por outro lado, é uma moto esportiva naked (sem carenagem) e com guidão plano. É mais adequado para andar na cidade, com conforto tendo precedência sobre uma postura de pilotagem esportiva.

Fora estas pequenas diferenças, de resto estes modelos são a mesma moto e contam com iluminação LED, um painel de instrumentos totalmente digital, o Suzuki Easy Start System , um interruptor de advertência e rodas de liga leve de 10 raios são equipamentos padrão em ambas as motocicletas.

Além destas características, ambos os modelos conta com garfos dianteiros telescópicos, um monoamortecedor traseiro com pré-carga ajustável, freios a disco tipo pétala na frente e atrás e ABS de canal duplo na GSX-R125 e GSX-S125, tudo de série.

No Japão, a GSX-R125 2022 está disponível com três esquemas de cores e custa 453.200 ienes, cerca de R$ 17.738 na conversão do dia. Enquanto isso, a GSX-S125 está disponível em duas cores e custa 420.200 ienes (R$ 16.438) . Por aqui, não há previsões de lançamento.

Fonte: IG CARROS

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