A Justiça determinou a soltura do vereador Ademir Dias da Silva, presidente da Câmara Municipal de Nova Santa Helena (a 600 km de Cuiabá), que foi preso na manhã desta quinta-feira (16) acusado de descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-esposa com uma faca.
A decisão foi tomada durante audiência de custódia realizada na tarde ontem. A informação foi confirmada pelo advogado do vereador, João Mateus Freitas Costa. O processo está em segredo de Justiça.
De acordo com advogado, a revogação da prisão demonstra o reconhecimento das alegações da defesa, que buscará provar a inocência do parlamentar.
João Mateus afirmou que é fundamental respeitar o devido processo legal, garantindo que direitos sejam preservados e injustiças evitadas.
"É essencial que o combate à violência doméstica seja uma prioridade, tanto em Mato Grosso quanto no Brasil como um todo, mas também precisamos assegurar que investigações sejam conduzidas com cautela e rigor, para que não haja condenações indevidas", afirmou João Mateus.
A defesa pontuou ainda que o vereador permanece à disposição da Justiça para contribuir com o esclarecimento dos fatos, enquanto a investigação continua em curso.
O caso
De acordo com a Polícia Civil, a vítima, de 45 anos, foi casada com o suspeito por 25 anos e estava com as medidas protetivas deferidas pela Justiça desde de outubro de 2024.
Mesmo com a proibição de se aproximar da ex-companheira, no dia 12 de janeiro, o suspeito foi até a casa da vítima, ocasião em que a ameaçou com uma faca.
A vítima procurou a delegacia para registrar a ocorrência, sendo representando pela prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pela Justiça.