conecte-se conosco


Geral

Justiça decide na próxima segunda-feira sobre fechamento do comércio por 14 dias em Cuiabá e Várzea Grande

Publicado

O juiz José Luiz Leite Lindote, que marcou audiência de conciliação na segunda-feira

A Justiça realiza na próxima segunda-feira (1º) uma audiência de conciliação entre os prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), para julgar o pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) sobre o fechamento do comércio nas duas cidades pelo prazo de 14 dias.

Na recomendação, o MP pede o fechamento de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração. As determinações de fechamento impactaria no funcionamentos dos shoppings, shows, parques, jogos de futebol, cinema, teatro, bares, restaurantes, casa noturna e congêneres.

Sobre o pedido do MPE, o juiz José Luiz Lindote é quem vai julgar. Ele disse que está estudando o pedido e, a qualquer momento, poderá publicar uma decisão.

A secretaria de Cuiabá, Ozenira Félix, disse que a prefeitura seguirá o que for determinado pela Justiça. “Ainda não tomamos nenhuma decisão de lockdown, mas é uma situação muito preocupante. No caso do Ministério Público, conseguindo a liminar, a prefeitura vai respeitar o que a Justiça decidir”, explicou.

A Prefeitura de Várzea Grande afirmou, por meio de nota, que vai cumprir qualquer que seja a decisão da Justiça.

Caso não haja determinação para o fechamento do comércio na cidade, na segunda-feira haverá uma reunião entre o prefeito e o Comitê de Enfrentamento para definir novas medidas restritivas e de controle sem prejudicar aos setores envolvidos, a população e resguardando a qualidade de vida das pessoas e a capacidade de atendimento da rede pública municipal.

Até a tarde dessa sexta-feira (26), Mato Grosso registrava 249.969 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.769 mortes em decorrência do coronavírus.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Idosos ficam no sol e aglomerados em ônibus para receberem vacina em Cuiabá e Polícia abre investigação

Publicado

Caso teria ocorrido no centro de imunização do Sesc Balneário. Cada ônibus levava 30 idosos [Foto – PJC]

A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI), abrirá um Auto de Investigação de Preliminar (AIP) para apurar as condições de atendimento aplicadas aos idosos que compareceram para vacinação contra a covid-19 no Sesc Balneário, em Cuiabá.

A equipe da DEDCPI recebeu informações que no ponto de vacinação, os idosos estavam enfrentando problemas nas condições de atendimento até chegarem ao momento de serem efetivamente vacinados.

Segundo as informações, não era permitida a entrada de veículos no local e os idosos tinham que ficar esperando em uma fila, no sol, do lado de fora, para então embarcarem em um ônibus em que eram levados para triagem. A denúncia aponta que os idosos iam em pé e aglomerados dentro do ônibus, que transportava cerca de 30 pessoas por vez.

Após a triagem, os idosos tinham que novamente embarcar no mesmo ônibus para depois serem levados para o local em que era aplicada a vacina. Os investigadores da Delegacia do Idoso estiveram no local e constataram a veracidade das informações, assim como o descontentamento e indignação das pessoas presentes.

As pessoas com agendamento para a vacinação acreditavam que a vacina seria aplicada no sistema de “Drive-thru”, porém ao chegarem no local não puderem nem entrar com o veículo, havendo apenas a possibilidade de ser conduzido no ônibus junto a terceiros.

O delegado da DEDCPI, Vitor Chab Domingues, disse que abrirá o procedimento para averiguar os fatos e já comunicou o Conselho Municipal do Idoso, assim como também oficiará 34ª Promotoria Civil do Idoso e as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

“Em relação aos agentes de saúde que aplicaram as vacinas não há reclamações, as vítimas ressaltaram que eles foram bastante educados e atenciosos. As condições que será apurada é em relação ao momento anterior, que os idosos tiveram que enfrentar até o momento em que finalmente fossem vacinados”, disse o delegado.

 

Continue lendo

Geral

Cuiabá e Várzea Grande realizam vacinação normalmente durante o feriado de Tiradentes nesta quarta-feira

Publicado

Nas duas cidades já estão sendo vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, além dos profissionais de saúde

Cuiabá e Várzea Grande mantêm a agenda de vacinação contra a Covid-19 normalmente nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes. Nas duas cidades já estão sendo vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, além dos profissionais de saúde.

Em Cuiabá, está em andamento a vacinação de segunda dose para pessoas que já passaram da data correta e, a partir de terça-feira (20), começa a segunda dose do público de 70 a 74 anos.

A vacina está sendo aplicada em quatro lugares na capital, atualmente:

  • Centro de Eventos Pantanal, no Bairro Bela Vista
  • Universidade Federal de Mato (UFMT), no Bairro Boa Esperança
  • Sesi Papa, no Bairro Morada do Ouro
  • Sesc Balneário, no bairro São João del Rei

Nos polos da UFMT e Sesi Papa estão sendo imunizados no modelo drive thru. No Sesi está imunizando os idosos de 65 a 69 anos (1ª dose). Já na UFMT está atendendo apenas trabalhadores de saúde com a segunda dose da vacina Coronavac.

Várzea Grande

Já em Várzea Grande, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou novo calendário de vacinação, entre os dias 19 a 23 de abril, inclusive no feriado de Tiradentes (21), para pessoas com 60 anos ou mais.

No último sábado (17), foi aberto um ponto novo no Parque Berneck e, consecutivamente, no Centro Universitário Univag. Já foram vacinadas 6.315 pessoas na faixa etária dos 60 anos acima, com a primeira e segunda dose, o que elevou para 30.705 doses aplicadas ou 78,20% do total de doses recebidas do Ministério da Saúde.

Vacinação para idosos acima de 60 anos

Segunda-feira (19): ‘Corujão da Vacinação’ em sistema drive-thru, no Centro Universitário Univag – das 16h às 22h.

Terça-feira (20): Ginásio Poliesportivo ‘Fiotão’- ponto fixo- das 8h às 16h.

Quarta-feira: Feriado de Tiradentes -(21): Ginásio Poliesportivo Fiotão – ponto fixo – das 8h às 16h.

Quinta-feira (22): Centro Universitário Univag – drive-thru, entre as 8h e as 16h. Segunda dose da Coronavac – e primeira dose dos agendados e confirmados pela equipe de Vigilância em Saúde.

Sexta-feira (23): Jardim dos Estados – ponto fixo, das 8h às 16h.

Sábado (24): Centro Universitário Univag e Parque Berneck, das 8 às 16h, sistema drive-thru.

Domingo (25): Vacinação em domicílio dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana