conecte-se conosco


Política MT

Julier pede cassação da candidatura de Abílio e vice por abuso de poder político após “invasão” em Secretaria

Publicado

Candidato do PT afirma na ação que Abílio aproveitou-se da condição de vereador para exigir informações sobre o funcionamento da Pasta [Foto – Facebook)

O candidato a prefeito de Cuiabá, Julier Sebastião (PT), impetrou com uma ação junto à Justiça Eleitoral para que seja suspenso o registro de candidatura dos vereadores Abílio Júnior (Podemos), que também disputam a prefeitura, e de Felipe Wellaton (Cidadania), seu vice.

Conforme a ação, Abílio cometeu abuso de poder político por ter “invadido”a sede da Secretaria de Mulher de Cuiabá, localizada no Palácio Alencastro, na última terça-feira (27).

Em vídeo gravado no órgão, Abilio questiona servidores sobre as ações desenvolvidas pela Pasta, que ele pretende extinguir, caso seja eleito prefeito. “Nós queremos saber quais são as políticas públicas voltadas para a mulher e por que o dinheiro de políticas públicas para a mulher foi gasto com a Secretaria dos 300 Anos”, questionou, em um vídeo transmitido ao vido por suas redes sociais.

De acordo com ação de Julier, a atitude de Abílio configura como abuso de poder, já que ele teria se aproveitado do cargo de vereador para exigir informações sobre o funcionamento da Secretária da Mulher, o que fere o artigo 33 da Lei Federal nº 13.869 de 2019, conhecida como Lei de Abuso de Autoridade. “É sujeito ativo do crime de abuso de autoridade qualquer agente público, servidor ou não, da administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de Território, compreendendo, mas não se limitando a: (…) II – membros do Poder Legislativo”, diz trecho da ação.

“Ora, em diversos momentos o candidato requerido exige de forma veemente informações de seus interlocutores que aparecem no vídeo, entretanto, sem expressar o amparo legal”.

Sobre a invasão à Secretaria e o desfecho do caso, Julier sustenta que em diversos momentos o candidato Abílio “exige de forma veemente informações de seus interlocutores que aparecem no vídeo, entretanto, sem expressar o amparo legal. Aliás, nos termos do art. 37 da Constituição Federal, são princípios regentes da administração pública a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência. Ademais, Excelência, da análise do malfadado vídeo, não se verifica nenhum revestimento de legalidade da dita “vistoria” feita pelo vereador, candidato e ora requerido”.

A ação foi encaminhada à juíza Eleitoral Gabriela Knaul de Albuquerque, da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Deputado Thiago Silva cobra construção de nova escola no Distrito de Boa Vista

Publicado


Deputado Thiago Silva visita o distrito de Boa Vista

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O deputado estadual Thiago Silva apresentou a Indicação nº 5210/2020, na Assembleia Legislativa, para que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possa priorizar a construção do novo prédio da Escola José Rodrigues dos Santos, no Distrito de Boa Vista, em Rondonópolis. A sede da escola foi condenada pela equipe técnica da Seduc, que esteve na unidade escolar e fez o levantamento da situação do prédio, detectando péssimas condições na estrutura.

O parlamentar esteve, na manhã de terça-feira (24), na unidade escolar no distrito, reunido com a diretoria para averiguar a situação do prédio e, durante a tarde, em reunião com o secretário estadual de Educação, Alan Porto, cobrando apoio da Seduc para agilizar o processo administrativo de construção de uma nova escola.

“Estamos cobrando da Seduc para que possa priorizar as obras na zona rural de Rondonópolis e recebemos essa demanda de uma nova construção, que vai garantir mais estrutura e qualidade no ensino para os alunos do campo”, disse Silva.

Thiago Silva presidiu a Comissão de Educação na ALMT e garantiu a reforma das escolas Emanuel Pinheiro e Marechal Dutra nesta gestão.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Política MT

Deputado Claudinei homenageia servidores da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes

Publicado


Cerca de 40 servidores, entre delegados, escrivães e investigadores, foram homenageados

Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS

Os servidores da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) de Cuiabá (MT), na terça-feira (24), receberam o reconhecimento público pelos trabalhos relevantes prestados para a sociedade mato-grossense com a Moção de Aplausos de  n.º 1.280/2019, concedida pelo deputado estadual Delegado Claudinei (PSL). Três delegados de polícia, nove escrivães e 29 investigadores foram agraciados com a homenagem.

A unidade, que atua no combate ao tráfico de drogas, teve um aumento neste ano de mais de 38% do número de inquéritos policiais instaurados em relação aos últimos anos. De acordo com o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a equipe de policiais atinge, a cada ano, números expressivos. “Este ano de 2020, batemos todos os recordes de prisões e apreensões de drogas. Semana passada, chegamos a um número de mil inquéritos policiais que nunca tínhamos alcançado essa quantidade, sendo que sempre era no máximo 800”, explica.

Moção – Durante a explanação, Vitor Hugo – que foi um dos homenageados – salientou que conhece Claudinei desde o ano de 2007, quando o substituiu e assumiu a delegacia do Vale de São Lourenço, nos municípios mato-grossenses de Jaciara e Juscimeira, onde teve uma experiência árdua e que o parlamentar deixou um trabalho reconhecido perante a sociedade.

“Desde essa época, nos tornamos amigos. Ele é um excelente delegado, tem um trabalho brilhante à frente da Assembleia Legislativa como deputado. Fico muito honrado e, nesta missão, fico muito feliz com este reconhecimento em todo estado e toda a sociedade. Aproveito para agradecer toda a equipe, a família DRE, equipe de guerreiros. Essa moção é de 2019, com os excelentes trabalhos realizados. Agradeço a cada um de vocês pelo sangue, dedicação, e agradeço o deputado por este reconhecimento”, posiciona o delegado titular.

Delegado Claudinei expôs aos presentes que, se hoje atua como parlamentar estadual, se deve à instituição da Polícia Civil, que confiou nele, principalmente nos dois anos como delegado regional, em Rondonópolis (MT), em que teve que atender 21 delegacias em 15 municípios das regiões sul e sudeste de Mato Grosso. “Isso realmente me possibilitou entrar na política para tentar fazer algo em favor da segurança pública, principalmente por essa instituição que faz parte da minha vida. Em Mato Grosso, busco ajudar todas instituições da melhor forma. Sempre via trocar governo e não via ninguém se mexer para a segurança”, esclarece o parlamentar.

Em relação à moção de aplausos, Claudinei conta que só tem que parabenizar a equipe da DRE pelos trabalhos desenvolvidos até hoje, como também importantes ações realizadas no ano passado, que garantiram o reconhecimento público por ter demonstrado ser um trabalho diferenciado e com resultados. “Como representante da sociedade em nível estadual, é uma satisfação proporcionar essa singela homenagem. Vocês são merecedores!”, conclui o deputado, que atuou por 18 anos como delegado de polícia na PJC.

DRE – Desde dezembro de 2008, a DRE foi reativada para centralizar informações sobre o tráfico de drogas, com atuação no enfrentamento ao tráfico interestadual. Em destaque, a unidade atende todas as ocorrências relacionadas a Cuiabá e Várzea Grande.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana