Política MT
Juiz aceita denúncia e delegado Flávio Stringueta vira réu por calúnia e injúria por críticas a membros do MP
O juiz João Bosco Soares da Silva, da 10ª Vara Criminal de Cuiabá, aceitou a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) contra o delegado da Polícia Civil Flávio Stringueta por supostos de crimes de calúnia, difamação e injúria contra promotores de Justiça de Mato Grosso, devido a uma série de artigos publicados na imprensa onde critica a postura dos promotores e procuradores de Justiça por não abrirem mão de benefícios neste período de pandemia.
Nas publicações, o delegado afirmou que os promotores de Justiça e procuradores, dividiam as sobras dos valores do duodécimo, além de criticar gastos de R$ 1,7 milhão na compra de smartphones. Para o MP, isso seria uma acusação de apropriação de dinheiro público, que configuraria o crime de peculato.
A ação do MPE foi impetrada no último dia 6, por meio do promotor Marcos Regenold Fernandes, da 12ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá. “ Recebo a denúncia ofertada, na forma posta em Juízo, eis que presentes os indícios de autoria e materialidade e, com fundamento no art. 396 do Código de Processo Penal, determino a citação do acusado para, no prazo de 10 dias, responder à acusação, por escrito, salientando no mandado que não sendo apresentada a resposta no prazo legal, ou se o acusado, citado, não constituir defensor, ser-lhe-á nomeado Defensor Público”, diz trecho da decisão judicial desta terça-feira (13).
O MP citou ainda que as afirmações de Stringueta ofenderam a todos os membros do MPE ao acusa-los de receber auxílio moradia de forma indevida. conduta que de acordo com o promotor, é legal e também já foi praticada pelo delegado por muitos anos ao longo de sua profissão. Questionou ainda se de a postura do delegado não teria como mote, “pretensões políticas de se candidatar nas próximas eleições e adotou a tática de proferir reiteradas ofensas a dignidade e a honra dos membros do Ministério Público”. Flávio Stringueta tem dez dias para apresentar a sua defesa.
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida
-
Policial09/12/2024 - 13:25
PC cumpre mandados contra quadrilha por furtos de cargas de grãos; pai, filho e nora entre os alvos