conecte-se conosco


Tribunal de Justiça MT

Judiciário disponibiliza novo site do PJe com tutoriais para diferentes perfis de usuários

Publicado


Poder Judiciário de Mato Grosso disponibiliza novo hotsite do Processo Judiciário Eletrônico (PJe), que está em sua quarta atualização, a 2.1.8.1. Na página é possível encontrar o histórico da evolução da plataforma digital, normativas, acesso ao PJe, vídeos sobre a plataforma, contato do suporte, além de informações sobre Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
 
Hoje o sistema está preparado para dar efetividade à Justiça 4.0, que usa novas tecnologias e inteligência artificial para promover o acesso à justiça. Sob a liderança da atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas, o TJMT concluiu em outubro de 2021 a atualização desta versão do PJe.
 
A nova versão do PJe permite, entre outras novidades, a ampliação das configurações de etiquetas para facilitar o controle de tarefas e organização dos processos e cadastro de impedimentos ou suspeições de magistrado, de forma a criar regras de prevenção nas distribuições de ações com base no nome de advogados e de partes do processo.
 
Com a evolução, o PJe recebeu melhorias e novas funcionalidades foram implementadas. Agora já é possível selecionar sigilo para polos (pessoas do processo) no momento da distribuição da ação; integrar o PJe com o sistema “consumidor.gov.br”, que permite o registro da reclamação e distribuição da ação ao mesmo tempo.
 
Ainda permite, com apenas um login, acessar PJe, Sisbajud, Renajud e outros sistemas, por meio do sistema de acesso SSO (Single Sign On Software). Outra novidade é o E-Carta, uma integração do PJe com o Serviço dos Correios que faz o envio e recebimento de AR. E, por fim, a facilidade das intimações em lotes para grandes demandantes e instituições públicas.
 
Com as novidades implementadas, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) solicitou ao Núcleo de Inovação tutorias de acesso à plataforma. São vídeos que explicam o passo a passo para os diversos perfil de usuários que usam o PJe.  
 
PJe – Foi desenvolvida pelo CNJ em parceria com diversos Tribunais e conta com a participação consultiva do Conselho Nacional do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Advocacia Pública e Defensorias Públicas, o PJe não para de evoluir e a proposta agora é facilitar a utilização da ferramenta e torná-la mais estável.
 
Atualmente cerca de 823 mil processos estão tramitando no Judiciário mato-grossense, e 99% são virtuais (apenas 1.380 são processos físicos). Até 30 de novembro de 2021, o total de movimentos registrados pelo PJE foi de 24.805.790.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tribunal de Justiça MT

O Conselho Nacional de Justiça, por meio da Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento

Publicado


O Conselho Nacional de Justiça, por meio da Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários, realizará no dia 2 de fevereiro de 2022, o “III Democratizando o acesso à Justiça”. O evento visa dar continuidade aos debates sobre ações que visem à democratização do acesso à justiça e projetos destinados ao combate da discriminação, do preconceito e de outras expressões da desigualdade de raça, gênero, condição física, orientação sexual, religiosa e de outros valores ou direitos protegidos ou que comprometam os ideais defendidos pela Constituição Federal de 1988.
 
Os interessados podem se inscrever até 1º de fevereiro por meio de formulário eletrônico.O evento ocorrerá virtualmente por meio da plataforma Cisco Webex, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no Youtube.
 
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidencia do TJMT
Com informações do CNJ
Imprensa @tjmt.jus.br
 
 

Continue lendo

Tribunal de Justiça MT

Servidor da Comarca de Cáceres falece vítima de pneumonia

Publicado


É com extremo sentimento que a Comarca de Cáceres informa o falecimento do servidor Wanderley Lopes, 57 anos, neste domingo (16 de janeiro), às 3h, vítima de pneumonia. O velório será realizado nesta segunda-feira (17 de janeiro), das 6h às 10h, na capela Park dos Ipês, em Cáceres. Wanderley era auxiliar judiciário, lotado há 34 anos no fórum local. Ele deixa esposa, seis filhos e quatro netos. 
 
De acordo com a equipe de gestão do fórum, ele trabalhou normalmente durante a semana e não apresentava sintomas de gripe. Na sexta-feira, entretanto, apresentou sintomas leves de resfriado, os quais pioraram repentinamente na tarde de ontem (15), quando foram necessárias internação e intubação, nao resistindo à doença. Ainda segundo a equipe, Wanderley era muito participativo nas atividades locais e fará muita falta aos colegas.
  
A juíza-diretora do fórum, Hanae Yamamura de Oliveira, baixou portaria decretando luto oficial no âmbito da comarca durante três dias. Segundo o documento, a ação representa um gesto de última homenagem em respeito aos nobres e relevantes serviços prestados pelo servidor. Acesse o documento neste link. 
 
Aos familiares e amigos, os sentimentos de todo o Poder Judiciário.
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana