conecte-se conosco


Opinião

JOSÉ WENCESLAU – Bons ventos para os negócios digitais

Publicado

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou muitas adversidades. Crises políticas, econômicas, sociais e sanitárias. A pandemia da Covid-19 desestabilizou a economia e fez com que todos transformassem hábitos, conceitos e atitudes para lidar com os novos desafios. Nesse contexto, o mercado digital teve o seu crescimento acelerado, principalmente em função do home office e do isolamento e distanciamento social.

Para se ter uma ideia, em 2020, o e-commerce brasileiro obteve um faturamento de R$ 126,3 bilhões, segundo dados da NeoTrust, uma das principais fontes para quem trabalha com mercado digital. Esse estudo revelou, ainda, que 47%, ou seja, quase metade dos brasileiros fizeram sua primeira compra on-line no ano passado, inclusive, faço parte dessa estatística, pois até então, não havia feito nenhuma compra pela internet.

A pesquisa ‘Perfil do E-Commerce Brasileiro’, realizada pelo PayPal Brasil em parceria com a BigDataCorp, revela que em 2021, o Brasil alcançou a marca de 1,59 milhão de lojas on-line, alta de 22,05% na comparação com 2020. Com o avanço, é possível afirmar que o consumidor brasileiro está se familiarizando com as compras on-line e, consequentemente, gerando um volume expressivo nas vendas.

Ciente da importância e da evolução do e-commerce, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-MT) tomou a decisão de lançar um produto inovador, que será um divisor de águas para o comércio mato-grossense. A ideia é contribuir para alavancar os negócios principalmente de pequenas e médias empresas que, muitas vezes, são carentes em investimentos de tecnologia.

A Feshop que será lançada no próximo dia 6 de novembro, durante o maior evento de startups do mundo, o Sturtup Weekend Retail, é uma loja virtual que concentrará uma infinidade de produtos dos comerciantes do nosso estado. Será a primeira plataforma on-line criada por uma federação, onde contemplará todo o ecossistema de vendas, com soluções integradas com mídias sociais, Chatbot de WhatsApp, logística de frete e pagamento por meio de link e QR Code.

Com esta ação, a federação, que é maior entidade representativa do comércio, pretende ficar ainda mais próxima dos comerciantes, investindo na evolução digital e contribuindo para que as empresas também tenham uma conexão ainda mais próxima com o seu cliente. Para os negócios que ainda não migraram para o digital, essa é uma grande oportunidade para o empreendedor garantir presença e obter os benefícios desse mercado.

José Wenceslau de Souza Júnior é presidente da Fecomércio, Sesc, Senac, IPF e Sindcomac em Mato Grosso, e comerciante há mais de 40 anos. Email: [email protected]

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

LUIZ CARLOS AMORIM – Homem livro

Publicado

Li, outro dia, uma reportagem mostrando o “Homem Livro”, de Aracaju. Por que ele é chamado “Homem Livro”? Porque angaria livros, junta-os e sai à rua para distribuí-los às pessoas, gratuitamente. Ele pede livros em doação e os entrega para quem gosta de ler. Não é sensacional? Já conheci muitos homens livros e muitas mulheres livros. Já vi muitos incentivadores de leitura, gente que sai no bairro e pede livros aos vizinhos e vai formando uma biblioteca comunitária, gente que ao invés de pedir os livros, pede lixo reciclável, então os vende para comprar livros novos para bibliotecas e escolas. Aqui em Florianópolis há até um menino que pediu um cantinho do “boteco” do pai, foi recolhendo livros na comunidade e improvisou uma biblioteca e agora empresta livros às pessoas do bairro. De graça, é claro.
Mas não tinha visto um personagem curioso assim como o “Homem Livro”, que pede livros por onde passa, vai ao centro da cidade caracterizado – na sua roupa existem trechos de livros, capas de livros, tudo sobre livros – e os oferece à comunidade. Precisamos de mais homens livros, precisamos que eles se multipliquem para que o incentivo à leitura e o acesso ao livro, objeto tão caro hoje em dia, seja democratizado de maneira tão generosa.
Precisamos de mais gente generosa como o “homem livro”, que se transformou em estandarte vivo em prol da democratização do acesso à leitura, em prol da criação de mais leitores, promovendo a distribuição de cultura e de informação. É bom ver iniciativas como esta. A gente constata que nem tudo está perdido. Que ainda existem novas ideias, criatividade e dedicação na luta conta a ignorância e a miséria. Que há quem se preocupe com a educação e com a instrução das pessoas, mesmo as mais humildes, ao contrário de nossos governantes, que deveriam promover a cultura e a educação, mas ao invés disso, fazem questão de destruí-las.

Felizmente, conheço gente empenhada em levar livros, de graça, a leitores de todas as idades, democratizando-o e possibilitando o acesso à leitura, como a professora Mariza, de Joinville, e a professora Edna Matos, de Divinópolis, com seus projetos vitoriosos. Sei que há muitas outras pessoas como elas e como o homem livro por aí, graças a Deus, e a gradeço a Ele por elas existirem.
Há uma luz no fim do túnel. Há esperança para nós, seres humanos. Ainda.

Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor

Continue lendo

Opinião

DAVID PINTOR – Redução de impostos e flexibilização aquecem economia, mas cenário pede equilíbrio

Publicado

O ano começa com boa expectativa de crescimento econômico para  Mato Grosso e todo o país. Apesar de lento, está longe da retração vivida em 2020, pois a flexibilização das medidas impostas pela pandemia e a redução de impostos  feita pelo Governo deram um fôlego para comerciantes e consumidores, e isso fez aumentar  as ofertas de emprego e, consequentemente, circulação de dinheiro.

Só para termos ideia do potencial para este ano, em 2021 foram registradas a abertura de 75 mil empresas em Mato Grosso, onde o setor de serviços lidera esse montante seguido pelo comércio. O número é 20% maior que o mesmo período do ano anterior, quando a pandemia de covid-19 pegava a todos de surpresa e impôs medidas inéditas ao comércio e ao convívio interpessoal.

Mais empregos, maior renda e economia aquecida após quase dois anos de incertezas e contenção.

Outro ponto positivo que favorece o comércio e a economia como um todo é o pacote de redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), executada pelo Governo com corte de impostos em vários setores: energia elétrica, comunicação, gás industrial, gasolina e o diesel. As medidas vão aliviar o orçamento doméstico de milhares de pessoas e também de empresas.

Apesar do otimismo perante tais números, os próximos meses serão desafiadores, já que a inflação, a instabilidade política, as altas taxas de câmbio seguram o crescimento e o retorno à estabilidade. Somadas  a isso, temos as novas variantes do corona vírus, surto de gripe que acende novamente o alerta sobre o futuro e exige precaução.

A palavra para 2022 é EQUILÍBRIO  entre os interesses dos comerciantes e do consumidor, para que o excesso de otimismo não possa comprometer a cadeia produtiva em nenhuma das partes.

Existem grandes possibilidades para recuperação dessa tração de crescimento, mas sem tirar os olhos das necessidades humanas e de estarmos preparados para as dificuldades de um ano de eleições, no qual as medidas, que ainda recomendam que se evitem certos eventos, impactam diretamente a economia de algumas cidades, e a inflação que não convida a população a focar no extremo necessário.

Contudo, ressaltamos que mesmo com as dificuldades que nos são impostas, seguimos acreditando em mais um ano de crescimento econômico e de bons resultados na geração de empregos  em Mato Grosso, a exemplo de 2021.

David Pintor é comerciante e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDL VG), e da Federação de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL MT). Email: [email protected]

 

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana