"2026 SERÁ PIOR P/ MULHERES"

Janaina Riva critica rejeição de emendas que previam combate à violência contra mulheres

· 1 minuto de leitura
Janaina Riva critica rejeição de emendas que previam combate à violência contra mulheres
A tendência é de 2026 seja ainda pior para as mulheres, afirmou a parlamentar

Conteúdo/ODOC - À imprensa, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), presidente do partido no Estado, falou da rejeição de quatro emendas de sua autoria à Lei Orçamentária Anual de 2026, que previam ações para o combate à violência contra a mulher em Mato Grosso.

As quatro emendas apresentadas pela deputada à LOA de 2026, que previam ações concretas e recursos para o combate ao feminicídio e proteção à mulher, foram rejeitadas em plenário.

“O orçamento foi aprovado extremamente evasivo no que se trata da pauta de defesa da mulher e combate ao feminicídio, sem previsão de novas viaturas para fortalecer a Patrulha Maria da Penha, sem previsão de novas salas lilás, sem previsão de construção de mais delegacias às 24 horas de proteção à mulher, não tem previsão de avanço nesse sentido. A tendência é de 2026 seja ainda pior para as mulheres”, afirmou a parlamentar.

“Então o que falta é tudo. Falta na saúde, falta na segurança, falta na educação. Não existe um trabalho hoje no estado de Mato Grosso interligado entre secretarias”, afirmou. Janaina Riva fez questão de recordar ainda que Mato Grosso lidera os índices nacionais de feminicídio: “é o estado que mais mata mulheres no Brasil”, completou a deputada.