conecte-se conosco


Agro News

IPPA/CEPEA: IPPA/CEPEA avança pelo segundo mês consecutivo

Publicado


Cepea, 23/11/2021 – O IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) recuou 1% de setembro para outubro, em termos nominais – este foi o segundo mês seguido de queda. Este resultado reflete as variações negativas observadas para o IPPA-Pecuária, para o IPPA-Hortifrutícolas e para o IPPA-Grãos, de 4,4%, 1,4% e 0,8%, respectivamente – já o IPPA-Cana-Café avançou 5,5%. No grupo de pecuária, o Índice foi influenciado sobretudo pelo forte recuo nos preços do boi gordo, que, por sua vez, esteve atrelado à manutenção das suspensões de envios de carne bovina à China. Além disso, o preço do leite pago aos produtores caiu, após seis meses de altas consecutivas. Segundo pesquisadores do Cepea, este resultado é influenciado pela estação do ano, que aumenta a disponibilidade de pastagens, além da melhora da relação de troca ao produtor. O preço nominal do frango vivo, por sua vez, permaneceu praticamente inalterado. Para o grupo de grãos, a queda no Índice refletiu baixas nos valores nominais do arroz em casca, do milho, do trigo em grão e da soja. No caso do arroz, a queda está relacionada aos altos estoques dos compradores e à oferta ligeiramente maior de orizicultores. Quanto ao milho e ao trigo, de acordo com pesquisadores do Cepea, os recuos se devem ao ritmo lento das negociações, e no caso da soja, ao excedente interno e à expectativa de recorde para a safra 2021/22 mundial. Neste grupo, o preço nominal do algodão foi o único que avançou frente a setembro, devido às sustentações dos preços internacionais, que operam nos maiores patamares dos últimos 10 anos. O resultado do índice de hortifrutícolas se deve às quedas dos preços nominais da banana e, mais sutilmente, da laranja. Por fim, o último índice, formado por cana-de-açúcar e café, teve seu desempenho atrelado às altas nominais de ambos os produtos. O preço nominal do café arábica atingiu a máxima da série histórica do Cepea, impulsionado por preocupações com a oferta global do grão para a próxima safra. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, avançou 2,72% – logo, de setembro para outubro, os preços agropecuários caíram frente aos industriais da economia. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agro News

CITROS/CEPEA: Por enquanto, floradas em pomares de SP são consideradas satisfatórias

Publicado


Cepea, 26/11/2020 – O atual volume de flores nos pomares paulistas, que darão origem às laranjas da safra 2022/23, é considerado satisfatório por agentes consultados pelo Cepea na maioria das áreas citrícolas do estado de São Paulo. Segundo pesquisadores do Cepea, enquanto nos pomares irrigados a abertura das floradas foi observada a partir de setembro, nos sem irrigação, isso só foi ocorrer em meados de outubro, após a chegada – atrasada – das chuvas. Agora, agentes se mostram preocupados com possíveis impactos da falta de chuvas neste ano sobre o vigor das plantas. Vale lembrar que o clima tem influência direta no pegamento, ou seja, chuvas, calor em excesso ou até mesmo grandes amplitudes térmicas podem ter efeito negativo sobre essa fase de desenvolvimento dos frutos. Pesquisadores do Cepea ressaltam que o resultado desta etapa deverá ser melhor avaliado no começo do próximo ano. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue lendo

Agro News

FRANGO/CEPEA: Valores seguem em queda; competitividade da carne cresce

Publicado


Cepea, 26/11/2021 – Os preços da carne de frango seguem em queda no mercado brasileiro. Segundo pesquisadores do Cepea, o movimento de baixa está atrelado ao fraco ritmo de vendas da proteína no mercado atacadista. Agentes consultados pelo Cepea indicam que vendedores estão reajustando negativamente as cotações, no intuito de elevar a liquidez e evitar aumento de estoques. Já as carnes concorrentes, a bovina e a suína, registram valorizações neste mês. Diante disso, a competitividade da carne de frango frente a essas concorrentes avançou ao longo de novembro. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana