conecte-se conosco


Nacional

Investigando uma colisão cósmica com ondas gravitacionais

Publicado

source
Buraco negro e estrela de nêutrons arrow-options
Dana Berry/NASA

Ilustração de como seria o encontro cósmico entre um buraco negro e uma estrela de nêutrons.

No dia 14 de agosto, um novo alarme soava no laboratório de ondas gravitacionais LIGO, nos Estados Unidos. Era a detecção da colisão entre um buraco negro e uma estrela de nêutrons, um feito inédito.

As ondas gravitacionais já foram responsáveis pelo prêmio Nobel de 2017, ao confirmar as perturbações no espaço tempo causadas pelo encontro de buracos negros prevista por Einstein há mais de 100 anos. Agora estão causando uma grande revolução na ciência com a chegada da Astronomia multimensageira. Mas o que é isso?

Acompanhe o colunista no Twitter

Todos os telescópios apontados para o mesmo buraco negro

As descobertas não param após a detecção da colisão com as ondas gravitacionais. Estas ondas desaparecem rapidamente, após uma fração de segundo. No entanto, o brilho luminoso gerado pelo evento continua por vários dias.

Foi isso que aconteceu em 2017, quando duas estrelas de nêutrons colidiram. Logo após a chegada das ondas gravitacionais, astrônomos sabiam o que procurar e imediatamente começaram a buscar os céus por um pequeno ponto de luz que não estaria lá anteriormente — infelizmente, quando “escutamos” as ondas gravitacionais, não sabemos muito bem de onde está vindo!

No entanto, graças a um sistema que já estava pronto para isso, em menos de um dia, os astrônomos já haviam identificado a origem das ondas, e estudaram o tal ponto de luz em grande detalhe.

Isso é possível com o esforço coletivo: em ALGUM lugar da Terra é noite, e os telescópios funcionaram continuamente acompanhando esse pequeno ponto de luz que desapareceu depois de algum tempo.

Leia também:  Astrônomos atingem a marca de 4000 planetas descobertos


A revolução da astronomia multimensageira

Foi assim que descobrimos tanto sobre o que acontece quando duas estrelas de nêutrons colidem. As ondas gravitacionais nos diziam a massa das estrelas, enquanto a análise do ponto luminoso nos dizia sua composição química. Descobrimos que uma quantidade enorme de ouro e platina— aproximadamente 10 vezes a massa da Terra! — foi formada a partir do choque de átomos dos dois astros.

Essa corrida está acontecendo agora mesmo. Astrônomos de todo o planeta estão tentando encontrar a origem das ondas gravitacionais para investigar o acidente, como detetives cósmicos. O que mais poderemos aprender sobre o que acontece quando um buraco negro engole uma estrela de nêutrons? Só os dados poderão dizer.

Leia também:  Terraplanismo segue vivo com a ajuda da internet

Fonte: IG Nacional
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Nacional

Carnaval de São Paulo tem 1,5 mil detidos e 1,1 tonelada de droga apreendida

Publicado

source
Polícia detém mais de mil pessoas no carnaval de São Paulo arrow-options
Polícia Militar/Reprodução

Polícia detém mais de mil pessoas no carnaval de São Paulo

Mais de 1,5 mil pessoas foram detidas durante o carnaval em todo o Estado de São Paulo e mais de uma tonelada de drogas foi apreendida, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública. No período do dia 21 ao dia 26, em média 22 mil policiais militares e civis atuaram diariamente em todo o estado de São Paulo, número que será mantido até o próximo final de semana.

Entre as ocorrências, destaca-se a prisão de dois homens que portavam treze armas de fogo, sendo uma delas um fuzil 5.56. Na mesma operação, os policiais ainda apreenderam 200 munições e 38 carregadores de diversos calibres, além de dois carros que também estavam no porte dos infratores.

Veja também: “Não existe democracia sem um Judiciário independente”, diz presidente do STF 

Ao todo, 145 celulares foram apreendidos pelas ações policiais; destes, 67 foram recuperados pelas vítimas de furto e/ou roubo. Além dos telefones, 330 veículos foram recuperados, mais de 1,1 tonelada de drogas foi apreendida, assim como 103 armas de fogo de posse ilegal .

Para fiscalizar o trânsito, mais de 127,2 mil veículos foram inspecionados. Dos motoristas conduzidos ao teste do etilômetro, 5.490 foram autuados por dirigir sob uso de álcool ou substâncias psicoativas ou por se recusarem a realizar o
teste.

Leia também: São Paulo tem maior volume de chuvas para fevereiro em 77 anos 

O Corpo de Bombeiros , por sua vez, realizou 3.810 resgates e 974 salvamentos , além de atender 550 ocorrências de incêndio no Estado durante o período.

Além do aumento do número de oficiais, o número de viaturas e aeronaves que operaram durante o carnaval também foi maior que o habitual. Segundo o governo do estado, o contingente será mantido durante o período de pós carnaval , que acontecerá no próximo final de semana.

Fonte: IG Nacional
Continue lendo

Nacional

Cobra aparece em entulho dentro de casa e ataca cachorro

Publicado

source
cobra e cachorro arrow-options
Divulgação / Corpo de Bombeiros

Cobra atacou cachorro nesta segunda-feira (24), em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá.

Uma cena inusitada aconteceu nesta segunda-feira (26), em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá. Um cachorro foi atacado por uma cobra ao tentar encurralar a serpente, que apareceu dentro de uma residência.

O cão foi atacado duas vezes e levado até um médico veterinário que realiza atendimentos na cidade, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.

Leia mais: Mulher é salva pelo filho enquanto era esfaqueada e enforcada por ex-marido

Os moradores da residência limpavam o quintal quando o cachorro começou a latir na direção da cobra . Os bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamados no início da noite. 

A cobra era peçonhenta, segundo informações do Corpo de Bombeiros ao G1 Mato Grosso do Sul. A serpente foi capturada em um local em que havia entulhos e foi solta em uma área de natureza. 

Fonte: IG Nacional
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana