Uma investigação realizada pela Polícia Civil de Rondonópolis possibilitou a condenação de dois homens pelo assassinato de José Francisco de Sousa Filho, de 39 anos. A vítima, que era natural de Guiratinga (MT), foi executada a tiros enquanto transitava de bicicleta por uma calçada da cidade, em 2023. Somadas, as sentenças ultrapassam 75 anos de prisão.
O julgamento ocorreu na última terça-feira (25), em que foram condenados os réus Anderson Alves da Silva, sentenciado a 38 anos e 6 meses de reclusão, além de 5 dias-multa e Deyfferson Wilk Alves dos Santos, que recebeu pena de 37 anos e 2 meses de reclusão, além de 10 dias-multa. Ambos foram condenados com base no artigo 69 do Código Penal, que prevê o concurso material de crimes.
O crime foi praticado em 18 de agosto de 2023. Desde então, os trabalhos investigativos foram conduzidos pela Delegacia de Homicídios de Rondonópolis (DHPP). No decorrer das investigações foi possível apurar toda a ação da dupla.
Nas diligências, os policiais conseguiram localizar câmeras de segurança que registraram o fato criminoso. As imagens mostram uma caminhonete branca saindo da Avenida São João e virando na Rua São José, às 17h50. O veículo para, dois homens descem do veículo e seguem em direção a José Francisco.
Ao se aproximarem da vítima, um deles dispara diversas vezes, enquanto o outro registra a execução com um celular. José Francisco cai ao lado da bicicleta, é socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resiste aos ferimentos e morre antes mesmo de chegar ao hospital.
Com base nas evidências e demais investigações, a Polícia Civil chegou à identificação e prisão dos suspeitos. O primeiro, de 24 anos, foi detido na noite de 22 de agosto de 2023, no Bairro Residencial Carlos Bezerra, em Rondonópolis. O segundo, de 26 anos, foi preso na manhã seguinte, após trocar tiros com a polícia, ao tentar fugir para uma área de mata, no loteamento Alta Vista Parque. Ele conduzia a caminhonete usada no crime.