conecte-se conosco


Ministério Público MT

Interface entre saúde mental e justiça criminal é tema de encontro 

Publicado

O próximo encontro da série “Direitos Humanos em Debate” ocorre nesta terça-feira (31), às 9h (horário local), com a roda de conversa “Saúde mental e justiça criminal: uma abordagem sob a luz dos Direitos Humanos”. Realizado via plataforma Teams, o evento será aberto ao público, com transmissão ao vivo pelo canal do MPMT no YouTube. 

A roda de conversa terá como expositores a psicóloga e coordenadora de pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Faculdade Laboro, Janete Valois Ferreira Serra, e o doutor em psicologia pela Universidade Federal Fluminense e promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO), Haroldo Caetano da Silva. A mediação ficará a cargo do promotor de Justiça colaborador do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar do MPMT, Carlos Rubens de Freitas Oliveira Filho. 

A série “Direitos Humanos em Debate” é promovida pelo CAO de Defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar, com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT. Entre os temas já debatidos, desde o ano passado, estão “População LGBTQIA+ e sua proteção jurídica”, “População Trans e um Olhar Intersetorial”, “População em situação de rua e sua proteção jurídica” e “Direito Antidiscriminatório e Igualdade Racial”. 

Fonte: MP MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ministério Público MT

Alto Garças sedia roda de conversa sobre o Projeto Cibus

Publicado

Pequenos produtores, professores, gestores municipais, empresários e servidores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participaram na sexta-feira (24), no município de Alto Garças (a 367 Km de Cuiabá), de uma roda de conversa sobre o “Projeto Cibus – Você tem fome de quê?”. A condução das discussões ficou a cargo do promotor de Justiça que atua no município, Fabricio Miranda Mereb.

“A roda de conversa começou com debates sobre o projeto, mas se aprofundou muito mais. Discutimos vários assuntos, entre eles, a estruturação das famílias, criminalidade, valorização do trabalho e o perfil profissional exigido para o mercado. Foi uma roda de conversa bem eclética”, destacou o promotor de Justiça.

Segundo ele, em Alto Garças praticamente não existe agricultura familiar. As hortas se limitam aos quintais das residências. “Esse é um projeto de reposicionamento do Ministério Público do Estado de Mato Grosso como um órgão construtor, e vai muito além do combate à fome ou escassez de produtos no município. Será uma oportunidade para contribuirmos para formação de outras mentalidades”, acrescentou.

O objetivo das rodas de conversa que estão sendo realizadas nos municípios em que o projeto será implementado é discutir estratégias locais para a preservação da segurança alimentar e o combate à fome, além do fortalecimento da agricultura familiar e a produção sustentável.

Em Alto Garças cerca de 25 pessoas participaram da discussão. Roda semelhante foi realizada este mês em Sorriso. Também estão previstas discussões em Cuiabá, Barão de Melgaço, Colniza, Vila Bela da Santíssima Trindade e Apiacás.

Fonte: MP MT

Continue lendo

Ministério Público MT

Enfrentamento às discriminações será tema de simpósio virtual dia 30

Publicado

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) promove nesta quinta-feira (30), às 9h (horário local), o simpósio virtual “Desafios no enfrentamento às discriminações”. O evento será realizado por meio da plataforma Microsoft Teams, com transmissão ao vivo pelo canal do MPMT no YouTube (acesse aqui).

Destinado a membros, servidores, estagiários e demais colaboradores da instituição, além do público externo, o simpósio tem como objetivo tratar de todas as formas de discriminação, seja étnica, racial, ideológica, religiosa, sexual, dentre outras, com foco na atuação do Ministério Público no combate a elas. 

Os palestrantes convidados são o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR) Rafael Osvaldo Machado Moura e a antropóloga e professora da Universidade de São Paulo (USP) Lilia Moritz Schwarcz, que abordarão, respectivamente, os temas “A atuação do Ministério Público no combate às discriminações” e “A discriminação no Brasil”. A  promotora de Justiça Maria Coeli Pessoa de Lima será debatedora. 

Fonte: MP MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana