conecte-se conosco


Tecnologia

Inteligência artificial consegue adivinhar personalidade de pessoas

Publicado


source

Olhar Digital

inteligência artificial
Unsplash/Franck V

Sistema define personalidade através de imagens


Pesquisadores de duas universidades de Moscou, a Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa (HSE) e a Universidade Aberta de Ciências Humanas e Econômicas, se uniram a uma startup russo-britânica chamada BestFitMe para treinar redes neurais em cascata com o objetivo de obter julgamentos de personalidade confiáveis baseados em fotografias de rostos humanos.

O desempenho do modelo resultante foi superior ao relatado em estudos anteriores usando aprendizado de máquina ou avaliadores humanos. Foi usado o modelo “Big Five”, que descreve os cinco principais fatores da personalidade humana como sendo abertura para a experiência (openness to experience), conscienciosidade (conscientiousness), extroversão (extroversion), neuroticismo ou instabilidade emocional (neuroticism) e amabilidade (agreeableness)

O estudo foi realizado em uma amostra de 12.000 voluntários que preencheram um questionário medindo seus próprios traços de personalidade com base no modelo “Big Five” e enviaram um total de 31.000 selfies. Os entrevistados foram divididos aleatoriamente em um grupo de treinamento e um grupo de teste. Uma série de redes neurais foi usada para pré-processar as imagens para garantir qualidade e características consistentes e excluir rostos com expressões emocionais, além de fotos de celebridades e gatos.

Leia também: China cria a primeira apresentadora de jornal baseada em inteligência artificial

Em seguida, uma rede neural de classificação de imagens foi treinada para decompor cada imagem em 128 recursos invariantes, seguida por um perceptron (classificador linear) de várias camadas que usava estes recursos para prever traços de personalidade.

Os resultados indicam que a IA conseguiu determinar corretamente a posição relativa de dois indivíduos escolhidos aleatoriamente em uma dimensão de personalidade em 58% dos casos, em oposição aos 50% esperados pelo acaso.

Isso indica que uma rede neural artificial baseada em imagens faciais estáticas supera um avaliador humano médio que encontra o alvo em pessoa, sem conhecê-lo previamente. A conscienciosidade foi o fator mais facilmente reconhecível entre as características. As previsões em rostos femininos pareciam ser mais confiáveis do que as de rostos masculinos.

Há um grande número de usos em potencial que podem ser explorados. O reconhecimento da personalidade a partir de fotos pode complementar as abordagens tradicionais de avaliação em situações em que alta velocidade e baixo custo são mais importantes que alta precisão. Uma inteligência artificial pode ser usada para propor produtos mais adequados à personalidade do cliente ou para selecionar as “melhores correspondências” possíveis para indivíduos em interações como atendimento ao cliente, namoro ou tutoria on-line.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

China terá que aprovar acordo entre TikTok e Oracle, diz ByteDance

Publicado


source
TikTok
Unsplash/Solen Feyissa

TikTok ainda corre risco nos EUA

O governo chinês terá que aprovar o acordo entre TikTok e Oracle nos Estados Unidos , disse a ByteDance nesta quinta-feira (17), de acordo com a Reuters. Agora, além da aprovação de Donald Trump , a empresa chinesa aguarda também um posicionamento de Pequim. 

A proposta atual é de que a Oracle entre como parceira tecnológica do TikTok . A empresa de tecnologia seria responsável pelo processamento dos dados dos usuários, tirando os motivos que o governo Trump tem para acreditar que a ByteDance envia dados dos usuários do TikTok para o governo chinês. 

Além dos EUA, porém, a China também deverá aprovar o acordo. Na quarta-feria (16), Trump disse não ser favorável ao acordo que mantém a chinesa ByteDance no controle do TikTok . Seis parlamentares republicanos teriam pedido para ele rejeitar a proposta.

Do lado chinês, a ByteDance enfrenta críticas por parecer ceder à pressão dos EUA e negociar com empresas norte-americanas.

Continue lendo

Tecnologia

Instagram caiu! Rede social tem instabilidade nesta quinta-feira

Publicado


source
Instagram
Unsplash/NeONBRAND

Instagram registrou instabilidade nesta quinta-feira

O Instagram registrou instabilidade na tarde desta quinta-feira (17). De acordo com o site Downdetector, que contabiliza as falhas registradas pelos usuários, o pico de reclamações aconteceu por volta das 15h. 

No site, os principais motivos de reclamações são a respeito de falha geral (65%) e erro no acesso à conta (30%). Há reclamações em diversos lugares do mundo, como é possível ver no mapa abaixo. 

instagram
Reprodução/OpenStreetMap

Mapa de registros de reclamações no Downdetecto. Captura de tela feita às 15h20

Aqui no Brasil, as principais reclamações estão registradas em grandes cidades e regiões metropolitanas. 

A reportagem entrou em contato com o Instagram , que informou que está investigando a situação. A matéria será atualizada quando novas informações foram divulgadas.

No Twitter , os usuários reclamam da queda nos serviços do Instagram . Confira algumas das publicações:






Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana