conecte-se conosco


Cuiabá

Inscrições para segunda turma do curso ‘Qualifica mais Progredir’ poderão ser feitas a partir de 1º de julho

Publicado

As inscrições para a segunda turma do curso ‘Qualifica mais Progredir’ poderão ser feitas a partir do dia 1º de julho. A iniciativa é voltada para qualificação profissional na área de Microempreendedorismo Individual (MEI) e possui como público alvo os beneficiários do Auxílio Brasil e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Serão ofertadas 240 vagas e as inscrições serão encerradas em 27 de julho.

A ação é organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Governo, Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso- Campus Cuiabá (Cel. Octayde Jorge da Silva) e Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá.

“Interessante destacar que Cuiabá foi umas das capitais com maior índice de participação na primeira turma. Isso, nos motiva ainda mais a continuar, saber que estamos formando novos profissionais para o mercado de trabalho”, pontua a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca. 

“Essa parceria com o IFMT atende as premissas da gestão Emanuel Pinheiro, que se baseiam na humanização e respeito. Proporcionar o acesso à qualificação profissional desse público, oportunizando uma vaga no mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Inscrições:

Os interessados devem procurar uma das 14 (quatorze unidades) dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras mais próximo da residência para que possam se cadastrar. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de julho. O início das aulas está previsto para o dia 15 de agosto. 

No ato da inscrição será necessária a apresentação e cópia de um comprovante de residência (ou declaração dos últimos três meses); cópia da certidão de nascimento ou casamento; o histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental; cópia de RG e CPF; prova de quitação com o serviço militar; título de eleitor e cartão no Número de Identificação Social- NIS.

Critérios

Alguns critérios básicos devem ser seguidos para o acesso às aulas, dentre eles, ter ensino fundamental completo, ter mais que 18 anos, além de ser cadastrado no CadÚnico.

Total de Vagas

Nessa fase, serão ofertadas 240 vagas, sendo que na primeira turma foram outras 260, totalizando 500 vagas.

Aulas no IFMT

As aulas serão realizadas na sede do IFMT, na modalidade presencial, de segunda a quinta-feira e um sábado por etapa (seis etapas), no período noturno (19h às 22h).  O processo formativo será realizado ao longo de quatro meses. O Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT- Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva está situado à Rua Zulmira Canavarros, 95 – Centro, Cuiabá – MT, 78005-390.

Auxílio

Todo material, uniforme, auxílio estudantil (para o transporte e alimentação). Além disso, aquele aluno que alcançar 75% de presença, irá receber uma cesta básica ao final de cada mês, ao longo do curso. 

“O curso de Microempreendedor Individual, que tem como público alvo os beneficiários do Bolsa Família, possui a proposta central de inclusão de seus participantes ao mercado de trabalho, sendo um grande passo para a ampliação das oportunidades profissionais e pessoais de todos os envolvidos”, explicou a orientadora pedagógica, Mírian Angélica da Silva.

Para oferecer um atendimento ágil e de qualidade, os coordenadores dos Cras foram instruídos quanto aos principais procedimentos necessários para efetuarem as inscrições. “Esperamos agora nesta segunda etapa ter o mesmo sucesso que tivemos nas primeiras turmas e dobrar o número de inscritos”, declarou a coordenadora do programa Qualifica mais Progredir,  campus Cuiabá, Eloísa Azevedo. 

Saiba onde tem um CRAS perto de você:

REGIONAL SUL

01 – CRAS Tijucal “Dr. Bento Machado Lobo”

Endereço: Av. Espigão, s/n Bairro: Tijucal (ao lado da Creche Criança Feliz)

Fone: (65) 3616-6720/99206-6978

02 – CRAS Getúlio Vargas “Dante Martins de Oliveira”

Endereço: Rua S Esquina com Av. Principal s/n Bairro: Getúlio Vargas (Antigo Centro da Juventude)

Fone: (65) 3313-3144/9.9313-4305

03 – *CRAS Osmar Cabral *

Endereço: Rua Domingas Alves da Costa, Qd. 05, nº 99 Fone: 3621-4484 E-mail: [email protected]

04 – CRAS Nova Esperança “Marciano de Arruda”

Endereço: Rua J s/n Bairro: Nova Esperança (Próximo a Escola Jesus Criança) Fone: (65) 3313-3107 E-mail: [email protected]

05 – *CRAS Pedra 90 “Pastor Sebastião Rodrigues de Souza”

Endereço: Av. Milton Rabelo de castro s/n Bairro: Pedra 90*

Fone: (65) 3617-1954/9.9207-1762

*REGIONAL LESTE *

06 – CRAS Dom Aquino

Endereço: Rua Irmã Elvira Paris s/n Bairro: Dom Aquino

Fone: (65) 3617-1233/ 9.9209-5812

07 – CRAS Planalto “Dr. Estevão Torquato da Silva”

Endereço: Rua Atlas s/n Bairro: Planalto

Fone: (65) 3619-5568/9.9207-0145

08 – CRAS Praeiro

Endereço: Rua Mato Grosso, 124 Bairro: Praeirinho.

Fone: 3617-1606/9.9288-0969

09 – CRAS Pedregal

Endereço: Rua Manaíra s/n Bairro: Pedregal (Antigo Centro da Juventude)

Fone: 65-3619-5567/9.9206-6231

 

REGIONAL OESTE

10 – CRAS Jd. Araçá “Maria Nazareth Hahn”

Endereço: Rua J s/nº Bairro: Jd. Araçá

Fone: (65) 3616-6672/9.9207-0928

11 – CRAS Novo Colorado “Antônio Latírio de Campos”

Endereço: Rua Antônio Gonçalves Qd. B nº33 Bairro: Novo Colorado

Fone: 3313-3281/3617-1770/99316-5838

REGIONAL NORTE

12 – CRAS Jd. União “Frei Quirino Franz”

Endereço: Rua 04 s/n Bairro: Jardim União

Fone: (65) 3663-6690/9.9207-1487

13 – CRAS CPA

Endereço: Rua 67 Qd. 09 Nº 47 Bairro: CPA III Setor I

Fone: 3646-7167/99324-2345

14 – *CRAS Dr. Fábio “Dom Bonifácio Piccinini” *

Endereço: Rua Várzea Grande, 437 (atrás do Posto de Saúde) Bairro: DR. Fabio I

Fone: 3649-5382 /9.9299-0856

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Escola municipal ganha espaço literário organizado com material reciclado

Publicado

Uma iniciativa de incentivo à leitura está mobilizando estudantes, equipe gestora e a comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Orzina de Amorim Soares, localizada no bairro Jardim Vitória. A unidade, que atende 665 estudantes, da Pré Escola ao 5º Ano, ganhou um novo espaço literário. Organizada com material reciclado, a sala possui um ‘Cantinho Cuiabano’, com 20 livros de autores mato-grossenses, espaço para contação de histórias e também um teatrinho. Tiodos os materiais utilizados na montagem do espaço foram reaproveitados com moveis e caixas, organizados pelos profissionais da unidade.

O diretor escolar, José Paes explicou que o projeto, conta com o apoio de todos os profissionais e tem como objetivo, despertar nos estudantes, o hábito e o gosto pela da leitura. “As bibliotecas são as principais fontes de conhecimento da humanidade e, esse espaço, dentro da escola, é essencial. A nossa unidade pertence a uma comunidade carente onde a cultura é diversificada, porém o hábito da leitura ainda não faz parte do seu cotidiano. A escola vem fazendo um papel muito importante para o desenvolvimento educacional dessa comunidade. E, é na escola, muitas vezes, que se oportuniza o único contato com a leitura na vida das crianças”, disse José Paes.

A coordenadora pedagógica da EMEB Profª. Orzina de Amorim Soares, Suênia Corrêa da Silva Santos contou que a escola desenvolve vários projetos de leitura. “A ‘Mala Viajante’ disponibiliza livros de literatura infantil periodicamente para que os estudantes leiam em casa com a participação da família. Para atingir esse objetivo, é utilizada uma maleta decorada onde serão colocados os livros previamente escolhidos pelas professoras de acordo com a faixa etária de cada turma. O projeto atende todos os estudantes, da Pré-escola ao Ensino Fundamental”, explicou a coordenadora pedagógica, Suênia Corrêa da Silva Santos.

Os projetos de leitura são organizados pelos professores das turmas, porém, visando ampliar o acesso à literatura, os profissionais sonhavam com um espaço dedicado aos estudantes. “Esse projeto se tornou possível com o novo espaço literário, um lugar que foi abraçado pela equipe gestora e a comunidade interna da escola com muito carinho e, vem sendo organizado para que as crianças possam interagir e ter um espaço de viagem na literatura, pois é lendo que se aprende a ler e se desenvolve a paixão pela leitura”, contou a técnica de Multimeios Didáticos (TMD), Rosimeire Maria de Amorim.

A professora Maria dos Santos Ribeiro destacou a importância da leitura para a alfabetização dos estudantes. “A ambiência adequada favorece o processo ensino aprendizagem e podemos observar os resultados na sala de aula. As crianças tiveram um ganho na alfabetização com os projetos de incentivo à leitura”, disse ela.

Os estudantes Helena de Amorim Bezerra e João Ricardo Oliveira da Silva disseram adorar o espaço. E, para agradecer, leram poesias e participaram da contação de histórias organizada para comemorar a abertura da sala literária.

 

.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Sugestão de pauta: Secretaria de Meio Ambiente apresenta o Alvará Automático de Obras a profissionais da construção civil

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), promove na tarde desta segunda-feira (8), a partir das 14h, uma apresentação especial sobre o Alvará Automático de Obras, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). 

A plataforma digital do Novo Alvará Automático tem como premissa garantir a celeridade e eficiência dos procedimentos pertinentes à administração pública, com auxílio dos meios tecnológicos. A  ferramenta beneficia três tipos de empreendimentos, sendo eles,  construção residencial unifamiliar com área construída de até 750 m²;  construção comercial, com  categoria de uso compatível com área de construção até 500m² e a residencial multifamiliar com até cinco (05) unidades autônomas. A licença de permissão para início das obras é emitida em até 24 horas após a compensação dos encargos, conforme as disposições contidas nas leis complementares nº 412/2016 e 478/2020.

A programação abrange desde as atividades teóricas, como por exemplo, palestras voltadas ao público alvo, como técnicos e empresários do ramo da construção civil, mesas redondas e ações práticas.  

Dentre os convidados, estão o secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, de  Mobilidade Urbana e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), Juares Samaniego. A ação conta ainda com a colaboração direta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT). 

Serviço: 

Assunto: Apresentação do  Alvará Automático de Obras para profissionais da construção civil 

Data: Segunda-feira (08)

Horário: 14h

Local: Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)

Endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 3920  – Cuiabá/MT

Confira o planejamento completo abaixo:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana