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Inscrições para o concurso da Educação começam na próxima semana

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A partir desta segunda-feira até quarta-feira os candidatos interessados podem solicitar a isenção da taxa de inscrição

Começam na próxima semana e terminam no dia 25 de agosto, as inscrições do concurso público da Secretaria de Educação de Cuiabá. O certame é um dos maiores já realizados no município com 2.002 vagas distribuídas em diversas funções. O Edital nº 002/PMC/SME 2019 foi publicado no Diário Oficial que circula nesta sexta-feira (12), a partir da página 40 até a página 62.

O Concurso Público ocorre por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e será realizado em etapas e as provas objetivas e discursivas, para os cargos de níveis médio e superior, e para professor serão realizadas em 15 de novembro.

O Edital traz todas as informações relativas ao certame, inclusive o calendário completo do Concurso Público.

Sobre a isenção do pagamento da taxa de inscrição, os candidatos devem ficar atentos. A partir da próxima segunda-feira (15), os interessados devem acessar o endereço eletrônico do organizador do certame, www.selecon.org.br, onde estará disponível o formulário eletrônico de Requerimento de Isenção que deve ser preenchido.

O prazo para solicitação da isenção começa 00:01 hora do dia 15 e vai até às 23:59 horas do dia 17 de julho. Os candidatos devem observar atentamente as condições previstas no Edital para isenção do valor da taxa de inscrição. A relação preliminar das isenções deferidas e indeferidas estará disponível no site do Instituto Selecom, no dia 06 de agosto.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos orientou os interessados a lerem atentamente o Edital. Ele disse ainda que este é mais um compromisso assumido pelo prefeito Emanuel Pinheiro que se concretiza, em busca de uma Educação cada vez mais inclusiva e que atenda efetivamente a parcela da população que mais necessita.

“É uma orientação do prefeito Emanuel Pinheiro que possamos melhorar cada vez mais os serviços oferecidos pela rede municipal de Educação de Cuiabá à população, com estruturas adequadas e profissionais cada vez mais preparados e valorizados. A realização do Concurso Público, tão solicitado pelos profissionais é a prova disso”, destacou Alex Vieira Passos.

Das 2.002 mil vagas, 1.408 são destinadas a ampla concorrência e as demais 594 distribuídas para as cotas de negros e índios (398 vagas), e para pessoas com deficiência (196 vagas). Os salários variam de R$ 1.115,48 até R$ 3.319, 20, de acordo com o cargo.

Informações

Todas as informações relacionadas ao Concurso Público da Secretaria de Educação de Cuiabá estarão disponíveis no site do Instituto Nacional de Seleções e Concursos – Instituto Selecon, instituição contratada pelo Município para a organização e execução do certame.

O candidato poderá solicitar informações e esclarecimentos por meio de uma central telefônica ao Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC), cujo número é o 0800 799 9905 ou também pelos telefones, (65) 3653 013, (21) 2532-9638, (21) 2215-2131, somente em dias úteis, das 9h às 17h.

Para facilitar o acesso dos interessados a organizadora disponibilizará um posto de informações, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 1856, sala 403, no bairro Jardim Aclimação que funcionará em dias uteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

E ainda um e-mail do concurso para contato de candidato, o [email protected]

Confira os detalhes do concurso público da Educação no Diário Oficial, no link: https://www.tce.mt.gov.br/diario/preview/numero_diario_oficial/1670

 

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Estado retira capa asfáltica da Trincheira Jurumirim; material será reaproveitado para melhorar qualidade da via

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O objetivo é corrigir as patologias no pavimento ao longo do 1,32 quilômetro de extensão da trincheira [Fotos – Tchélo Figueiredo]

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) deu início aos serviços de retirada da capa asfáltica da Trincheira Jurumirim, na Avenida Miguel Sutil,  em Cuiabá, como parte da obra de restauração e recuperação da estrutura de concreto da trincheira. Todo esse material retirado será reaproveitado no novo pavimento, para dar mais resistência e melhorar a qualidade da via urbana.

A obra é realizada na trincheira (parte inferior), que está totalmente interditada para o trânsito de veículos nos dois sentidos: Avenida Miguel Sutil em direção à Avenida Rubens de Mendonça e Avenida Miguel Sutil em direção à Avenida Fernando Corrêa da Costa. Os blocos de concreto que dividiam as pistas já foram removidos para execução dos serviços da retirada da capa asfáltica.

O secretário adjunto de Obras Especiais da Sinfra, Isaac Nascimento Filho, explica que o projeto de restauração e recuperação da trincheira contempla a reciclagem da camada de revestimento, que será usada nas fases de execução das camadas de subleito e reforço de subleito do novo pavimento para melhorar a capacidade estrutural.

Os serviços preveem a escavação de cerca de 1,5 metro para a retirada do solo e implantação de um colchão drenante, para posterior execução de camada de sub-base, base e a capa asfáltica. O objetivo é corrigir as patologias no pavimento ao longo do 1,32 quilômetro de extensão da trincheira (parte inferior), entre os bairros Jardim Leblon e Bosque da Saúde.

“Esse material retirado da camada asfáltica vai servir para misturar e ganhar mais resistência. Vamos usá-los nas camadas de subleito e reforço de subleito, porque as camadas de sub-base e base não há necessidade desse reforço, pois será de brita graduada, que é um material muito nobre. Vamos aproveitar esse material retirado e que iríamos jogar fora e colocar nessas camadas de subleito e reforço de subleito”, explicou.

Com isso, segundo o adjunto, o novo pavimento terá mais resistência e rigidez, o que vai assegurar maior qualidade e evitar possíveis defeitos, como afundamento, buracos e rachaduras, que são recorrentes em vias onde há grande circulação de veículos. Hoje a Avenida Miguel Sutil, onde está  localizada a trincheira Jurumirim, é considerada uma das principais vias da mobilididade urbana de Cuiabá.

“A estrutura do pavimento vai ser muito robusta. Ou seja, ela vai ter um colchão drenante, uma camada de reforço de subleito, de base e sub-base, de brita graduada e, por fim, a capa asfáltica. Como a brita graduada tem tamanhos diferentes, as pedras vão se encaixando que nem um mosaico e isso fica muito firme. Então estamos trabalhando para executar um asfalto de alta qualidade”, disse Isaac Nascimento Filho.

A previsão de conclusão de todos os serviços é de até sete meses e estão estimados investimentos de R$ 14,2 milhões para a execução dessas obras. Esse investimento será custeado, neste primeiro momento, pelo Estado. Porém, o governo vai buscar ressarcimento dos valores junto à construtora responsável, uma vez que as melhorias são realizadas devido à má execução do projeto de engenharia à época em que foi executada.

A construção da trincheira Jurumirim, idealizada para a Copa do Mundo de 2014, foi entregue e liberada para o tráfego naquele ano, apesar de a obra não estar totalmente concluída, com 97,8% dos serviços executados. Na época, faltavam somente serviços complementares de paisagismo, mas o contrato foi encerrado em razão de embaraços jurídicos e administrativos.

Porém, em vistorias posteriores, o Governo identificou falhas e patologias na obra e, agora, está executando as correções. Tão logo a obra seja concluída, ela será repassada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), uma vez que a via é federalizada, embora esteja atualmente sob responsabilidade do Estado.

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Fase de pavimentação é iniciada na obra de duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira

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As equipes também atuam no levantamento do muro de gabião nas paredes do córrego que passa pela via [Foto – Luiz Alves]

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta segunda-feira (21) a etapa de pavimentação na Avenida Dante Martins de Oliveira (Av. dos Trabalhadores). A via é considerada uma das mais importantes da cidade e responsável por garantir o acesso de moradores das regiões Leste e Norte ao centro da Capital. Desde o segundo semestre de 2020, por meio da Secretaria de Obras Públicas, a avenida recebe o trabalho de duplicação.

A cobertura da via com a massa asfáltica foi iniciada a partir do encontro entre a via e a rotatória de acesso ao bairro Planalto e segue até próximo ao córrego que passa pelo local. Neste trecho, já foram concluídas as fases de construção de rede de drenagem de águas pluviais e terraplanagem. Além da drenagem e pavimentação, o projeto abrange ainda construção de meio-fio, calçada, sinalização e uma nova iluminação.

“Somado ao asfaltamento, neste momento, as equipes atuam também no levantamento do muro de gabião nas paredes do córrego. “Nosso planejamento é concluir a obra até o fim deste ano. Diante disso, para dar mais agilidade, dividimos a atuação em várias frentes. Essa forma de trabalho nos permitiu já executar a pavimentação em determinados trechos”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

O percurso total do projeto compreende uma extensão de mais de dois quilômetros de duplicação, situado entre o Residencial Santa Inês e a Travessa Vicente, no bairro Planalto. A intervenção faz parte do programa Minha Rua Asfalta, desenvolvido desde 2017, e recebe um investimento de R$ 2.329.558,39. Todo o recurso tem como origem uma operação de crédito formalizada, em 2019, com o Banco do Brasil.

Na última semana, em entrevista concedida à imprensa, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou todo trabalho de articulação feito para garantir a continuidade na duplicação da Dante Martins de Oliveira. Segundo relatado pelo chefe do Executivo, além da realização de uma nova licitação, readequação no projeto básico, a gestão do Município teve ainda que se empenhar para assegurar o investimento.

“Recebemos a obra paralisada há cerca de 8 meses. Pegamos um processo com muitos problemas técnicos e burocráticos, que fizeram com que levássemos cerca de dois anos de muita articulação para poder resolvê-los e salvar o recurso que estava direcionado para aplicação nessa via. Tivemos problemas também no projeto básico da obra, que precisou ser refeito por nossa equipe”, disse Pinheiro.

 

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