conecte-se conosco


Cuiabá

Ucamb: Inscrições de chapas para eleições para presidentes de bairros expiram-se nesta 3ª

Publicado

Édio Martins, presidente da Ucamb: expectativa e plantão nesta 3ª

Termina nesta terça-feira 15 o prazo para inscrições de chapas para a maior eleição comunitária da história de Mato Grosso, que aconbtecedrá em 210 bairros, conforme a estimativa da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares (Ucamb).

As eleições ocorrem em duas datas, a primeira delas no dia 24 de novembro, para moradores das regiões Norte e Leste da capital. A outra, no dia 1º de dezembro, ocorrerá na região Sul. O presidente da união, Édio Martins, calcula que 90% de registros de candidatos para eleições gerais devem fechar até o meio dia. “A maioria das pessoas, tradicionalmente, se inscreve no último dia, na última hora”, disse ele.

As eleições da Ucamb não envolvem políticos e partidos, posto que há um cuidado coma ingerência de lideranças partidárias no pleito. Um balanço antecipado dos registros mostra que mais de 70 por cento das vagas já foi inscrita e esse número deve subir bastante nesta terça-feira, tanto que Édio Martins resolveu reforçar o atendimento, inclusive, ficará no plantão na sede da Ucamb, na Avenida XV de Novembro, 44, no bairro do Porto, em Cuiabá.

Leia Também:  Procon Municipal alerta sobre cobrança indevida da taxa de esgoto

Conforme o calendário, no dia 24 de novembro, votam os eleitores dos bairros das regiões Norte e Leste, e as eleições da região Oeste serão no dia 1º de dezembro. Martins lembra que as eleições são extrapartidárias e não sofre ingerência de partidos ou políticos com mandato. “Essa é e sempre foi nossa grande preocupação, separar a
política partidária da política comunitária”, observou Édio Martins, lembrando que os votos serão no sistema de urnas de lona, com cédulas, com a legitimidade de uma eleição comum, com auxílio do Tribunal Regional Eleitoral.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Posto de atendimento integrado estende serviços à região Sul

Publicado

Davi Valle

O prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou um ponto de atendimento da Prefeitura de Cuiabá no Complexo Silva Freire, na sexta-feira (8). A unidade, localizada no bairro Vista Alegre, Coxipó,concentra atendimentos para o Sistema Nacional de Emprego (Sine Municipal), Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), Procon e da Secretaria de Meio Ambiente. 

 
Assim os moradores da região terão acesso facilitado a serviços como busca por emprego; entrada no seguro desemprego; solicitação de carteira de trabalho; pagamento de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), emissão de alvarás e licenciamentos; e  direitos do consumidor. 
 
De acordo com Pinheiro, esta é uma forma de democratizar o atendimento do poder público, estendendo suas ações às regiões mais afastadas do Centro. “Se o cidadão não pode ir até a Prefeitura, não tem problema, a Prefeitura vem até ele. Este é o papel de uma gestão humanizada, que pensa na cidade, mas, sobretudo, naqueles que nela vivem”, disse. 
 
A titular Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, lembra que no local já funcionava uma unidade do Sine Municipal, que seria reformada. “O prefeito teve então a ideia de transformar o ponto em um posto de atendimento integrado, decentralizando nossas ações e trazendo mais comodidade e agilidade no trabalho prestado.”
 
A obra é fruto de parceria entre as Secretarias de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico; Fazenda; Ordem Pública; Meio Ambiente e Serviços Urbanos.No local também funciona o ambulatório da Policlínica do Coxipó e a Creche Municipal Silva Freire, que dá nome ao Complexo. 
 
Também participaram do evento o secretário de Fazenda, José Roberto Possas; o secretário adjunto de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Ernesto Barbosa; e os vereadores Orivaldo da Farmácia e Luiz Claudio. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Leia Também:  Câmara aprova audiência para debater uso de álcool e drogas em Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Ministro do Supremo Tribunal Federal se impressiona com instalações do HMC

Publicado

Gustavo Duarte

Na tarde de sexta-feira (08) o prefeito Emanuel Pinheiro recebeu a visita do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC. O convite foi feito pelo próprio chefe do Executivo em um encontro recente em Brasília e o ministro aproveitou uma agenda tinha na Capital mato-grossense e encaixou a visita em sua programação.

Pinheiro e o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto levaram o ministro para fazer um tour por toda a extensão do hospital, mostrando todas as instalações que já estão em funcionamento e as que serão entregues no dia 18 de novembro, quando o HMC passará a funcionar com 100% de sua capacidade. Gilmar Mendes disse que ficou “deveras impressionado” com o HMC.

“Uma parte da minha formação se deu na Alemanha, país que tem um desenvolvimento bastante equilibrado. Lá a Educação, o transporte e a Saúde pública funcionam bem e, por isso, pessoas com uma margem pequena de recursos conseguem sobreviver com dignidade. Um hospital como este demonstra que se está dando carinho e atenção devida às pessoas que de fato têm enormes carências. A gente precisa trabalhar isto no Brasil. Precisamos trabalhar a melhoria completa do serviço público no país. Se conseguirmos fazer isso vamos minimizar as agruras e mazelas da população. É um desafio grande, porque a demanda é imensa, mas é preciso trabalhar esse conceito e melhorar cada vez mais o serviço público”, comentou o ministro.

Leia Também:  Lançamento da Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá aborda o tema empregabilidade

O prefeito comentou que as palavras do ministro demonstram um reconhecimento por todo os esforços que a gestão tem feito para entregar a importante obra que irá impactar positivamente na vida da população de Cuiabá e de todo o estado. “Isso só nos mostra que estamos no caminho certo, que a decisão de enfrentar todas as dificuldades para abrir esse hospital vale a pena. Este é um local que já está salvando vidas e que com o funcionamento total passará a salvar ainda mais, e com toda a qualidade e conforto que nossa população merece”, comemorou Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana