conecte-se conosco


Cuiabá

Iniciativa da primeira-dama de Cuiabá, Qualifica oferta vagas para novos cursos

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá informa que estão abertas novas opções de cursos de capacitação profissional Qualifica Cuiabá, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro,  e que é um dos eixos do Programa Pra Frente Cuiabá, formatado pela gestão Emanuel Pinheiro pensando na Cuiabá do futuro e pretende desenvolver a cidade em todas as frentes, explorando cada,  região e setor produtivo para que se desenvolve de forma linear por todo o perímetro urbano e rural.

A previsão é de que as aulas iniciem na próxima segunda-feira, 2 de agosto, nos três turnos, manhã, tarde e noite.  Por medida de biossegurança contra a disseminação da Covid-19, as vagas são limitadas a até 20 participantes por turma.)

As vagas ofertadas são para cursos de técnicas de empreendedorismo e inovação, assistente de recursos humanos, operador de micro computadores (sistema Windows), costureiro industrial do vestuário, modelista, designer gráfico, e língua brasileira de sinais (Libras).  Ao todo, estão disponíveis 200 novas vagas. Os cursos começam após o fechamento das turmas.

Os interessados podem procurar as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), agências do Sine Coxipó e Shopping Popular, a unidade móvel do Sine da Gente que em cada semana fica num bairro da capital, ou pelo telefone- (65) 99280-3239.

Os cursos serão realizados nas sedes do Senai do Distrito Industrial, XV de novembro, Chácara dos Pinheiros e Centro Pastoral dos Migrantes.

Referência no país, o Qualifica já está na 3ª edição e atendeu a 4,5 mil pessoas. “A ação representa uma nova perspectiva, alicerçada na profissionalização”, pondera a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

O Qualifica Cuiabá tem como público alvo pessoas de baixa renda com oportunidades de cursos profissionalizantes e é conduzido pelas Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e da Mulher e executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai.

“Esse é mais um compromisso assumido em campanha que visa oferecer de forma gratuita, a qualificação profissional para acesso ao mercado de trabalho. Estamos lançando uma série de programas. A gestão Emanuel Pinheiro não para. Temos que preparar a capital nesse período de pandemia como também no pós-pandemia, a fim de garantir a geração de emprego e renda”, concluiu o prefeito Emanuel Pinheiro. 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA: Estudantes da rede pública municipal de ensino retornam às aulas presenciais nesta segunda-feira (27)

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, e a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, vão acompanhar na segunda-feira (27), a partir das 7h da manhã, o retorno das atividades presenciais na rede pública municipal de ensino. As aulas acontecerão de forma híbrida, com número reduzido de estudantes por sala de aula (50% da capacidade de cada sala), e adoção de medidas de biossegurança e distanciamento físico, necessários neste momento de pandemia.

Na rede pública municipal de Cuiabá, 100% das 167 unidades educacionais vão retomar as atividades pedagógicas presenciais. Em 12 unidades, em razão de reformas em andamento, foram alugados espaços, até que essas obras sejam finalizadas.

A secretária Edilene de Souza Machado explicou que a volta dos estudantes às atividades presenciais seguirá um Plano de Retorno e Protocolo de Biossegurança, construído com o apoio das equipes gestoras e orientações da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária. A gestora destacou que a presença dos estudantes foi autorizada pelos pais ou responsáveis. “Com base nessa informação e dentro da realidade de cada unidade, com a orientação da equipe pedagógica da Secretaria, as equipes gestoras organizaram o seu atendimento. As escolas que oferecem o Ensino Fundamental atenderão cada grupo de estudantes em dias alternados. E para as crianças de 0 a 5 anos, o revezamento será semanal”, explicou a secretária de Educação Edilene Machado.

A rotina nas unidades terá mudanças. Além de uma nova organização das turmas, o horário de permanência dos estudantes na unidade será reduzido. A alimentação escolar será servida no intervalo, nas salas de aulas e todas as atividades coletivas estão suspensas, por enquanto.

Antes de entrar nas unidades, estudantes e profissionais terão que aferir a temperatura e passar por tapetes sanitizantes. O uso de máscaras é obrigatório. Todas as unidades têm disponíveis totens e dispensers de álcool 70%. As salas de aula estão preparadas, com distanciamento das carteiras, e a higienização será intensificada.

Os estudantes cujos pais não se sentem seguros em encaminhar seus filhos neste momento continuarão recebendo atendimento de forma remota, disponíveis no @portaldaescolacuiabana e outras plataformas pedagógicas, como vem sendo feito desde março de 2020, quando as atividades presenciais foram suspensas. Os estudantes com dificuldades de acesso à internet continuarão recebendo as atividades impressas e material estruturado dos programas como o de alfabetização (ProAC – Programa de Alfabetização Cuiabano), e o de melhoria da proficiência (PROMP – Programa de Melhoria da Proficiência).

“Neste momento temos que ter todo o cuidado. Os profissionais da educação e equipes gestoras, finalizaram mais um ciclo de formação continuada sobre o protocolo de biossegurança nos espaços escolares, os aspectos socioemocionais envolvidos nesse retorno e o ensino híbrido. Nosso objetivo é que possamos receber nossos alunos e profissionais com segurança, garantindo o seu bem-estar físico, mental e social”, ressaltou a secretária de Educação, Edilene Machado.

Serviço

Retorno das atividades presenciais

Dia: segunda-feira, 27/09

Horário: 7 horas

Agenda:

1- Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado

EMEB Maria da Glória de Souza

Av. Bosque da Saúde, 146, Bairro Baú

FONE: 3313-3036

CMEI Coronel José Meirelles

Rua Maracanã, s/n, bairro Areão

FONE: 3628 1050

2 – Secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar

EMEB Madre Martha Cerutti

Av. Ver. Juliano da Costa Marques, s/n, bairro Bela Vista

FONE: 3313-3007

Creche Josefa da Silva Parente

Av. Vereador Juliano da Costa Marques, s/n, bairro Bela Vista (ao lado da EMEB Madre Martha Cerutti)

FONE: 3653 5810

EMEB Profª. Elza Luíza Esteves

Av. Senegal, s/nº, bairro Canjica

FONE: 3644 7368

 

 

 

 

Continue lendo

Cuiabá

Prefeito lamenta morte do médico George da Costa Melo, vítima de acidente de avião

Publicado


Faleceu na tarde deste sábado (25) o médico George da Costa Melo, aos 39 anos, após passar 47 dias internado em decorrência da queda de um avião no qual ele viajava com amigos, no dia 8 de agosto, quando fora ao Pantanal para uma pescaria. Ele deixa esposa, três filhos, mãe e irmãos. 

George era diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, em Várzea Grande, mas iniciou sua carreira na UPA Pascoal Ramos e também trabalhou na Policlínica do Verdão, em Cuiabá, locais onde fez muitos amigos e era admirado por ser um profissional dedicado e humano. Antigos colegas de trabalho inclusive faziam correntes de oração, que eram transmitidas em chamadas de vídeo para o médico, enquanto estava internado.

O prefeito Emanuel Pinheiro lamentou a morte do médico. “Com profunda tristeza recebi a notícia da morte precoce deste jovem médico, o doutor George, uma pessoa que, durante sua passagem pela saúde pública de Cuiabá, prestou grandes serviços, ajudou a salvar vidas, agiu com humanidade e dedicação. Peço a Deus que ampare e console os corações da mãe, esposa, filhos, demais familiares e amigos neste momento de dor”, disse. 

Informações sobre o funeral serão divulgadas em breve.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana