conecte-se conosco


Nacional

Indianos vão às urnas na penúltima fase das eleições gerais

Publicado


Eleitores entram e saem de colégio eleitoral na Índia
Mariana Tokarnia/Agência Brasil

As eleições na Índia levam cerca de 900 milhões de pessoas às urnas

Neste domingo, (12), os indianos foram às urnas na sexta de um total de sete fases das eleições gerais no país. As eleições na Índia são as maiores do mundo, com um total de  900 milhões de eleitores e, por isso, exigem uma grande logística para garantir a segurança do pleito.

Os indianos irão decidir quais serão os membros do Parlamento que, por sua vez, escolherão o novo primeiro-ministro. A votação é dividida em fases de acordo com as regiões da Índia . Votaram no domingo Bihar, Haryana, Jharkhand, Madhya Pradesh, Uttar Pradesh, West Bengal e Deli.

Leia também: Partido do primeiro-ministro da Índia promete atirar em imigrantes muçulmanos

Os estados que votaram no domingo elegerão 59 dos 543 parlamentares. A contagem final de votos será feita no dia 23 de maio. Dois nomes estão entre os mais cotados para essa posição, o primeiro-ministro Narendra Modi, que concorre à reeleição, e o presidente do partido do Congresso Nacional indiano, Rahul Gandhi.

A votação é eletrônica e, ao participar do pleito, os indianos saem com uma marca de tinta no dedo indicador, o que tornou-se o símbolo das eleições . Após votarem, personalidades posam para a mídia com o dedo levantado. Uma ilustração com a marca virou até doodle do Google neste domingo.

Durante o processo eleitoral e antes do pleito, é proibido vender e consumir bebidas alcoólicas. O chamado Dry Day, Dia Seco, em tradução livre, começou às 18h de sexta-feira (10). Este domingo foi também feriado e a maior parte do comércio fechou.

Leia também: Social-democrata vence eleições no Panamá com discurso “anti-Odebrecht”

De acordo com a Comissão Eleitoral, 65 delegados de 20 órgãos de Gestão Eleitoral (EMB) foram convidados para participar do programa de visitantes e testemunhar as eleições na Índia . Os delegados são representantes do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (Idea) e dos seguintes países: Austrália, Bangladesh, Butão, Bósnia e Herzegovina, Fiji, Geórgia, Quênia, República da Coreia, Quirguistão, Malásia, México, Myanmar, Romênia, Rússia, Sri Lanka, Suriname, Emirados Árabes Unidos, Uzbequistão e Zimbábue. Além de testemunhar o pleito, eles acompanham o fechamento e vedação das urnas.

Fonte: IG Nacional
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Nacional

Preso estupra, raspa a cabeça e marca a pele de mulher durante visita íntima

Publicado

source
cadeia arrow-options
Divulgação/Booking

Preso teve pena aumentada após violentar mulher durante visita íntima


Um homem que já estava preso foi condenado a mais 15 anos de reclusão depois de estuprar, bater, raspar a cabeça e marcar o seu nome na pele de uma mulher durante visita íntima na penitenciária de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A sentença proferida pelo juiz  Edegar de Sousa Castro, da 3ª Vara Criminal da Comarca de São Bernardo do Campo, inclui ainda a entrada da vítima no programa de proteção às mulheres.

Leia também: Golpe: Homem espalhava ratos e fezes em hotéis para receber estadia de graça

De acordo com a denúncia, o preso teria se irritado com a mulher e teve uma crise de ciúmes. Depois do estupro, raspou o cabelo da vítima com um gilete e usou o mesmo equipamento para fazer uma marca com o seu nome.

A Secretaria de Segurança Pública abriu uma investigação para entender como o gilete chegou até o preso .

Fonte: IG Nacional
Continue lendo

Nacional

Jovem desaparece no mar da Praia de Ipanema

Publicado

source
praia com por do sol arrow-options
Creative Commons

Caso ocorreu na Praia de Ipanema

Um jovem de 16 anos desapareceu no mar da Praia de Ipanema , na Zona Sul do Rio , no fim da noite de sábado (15). Segundo informações do jornal O Dia, o adolescente entrou na água por volta das 23h e não foi mais visto desde então.

O Corpo de Bombeiros informou que o Grupamento de Bombeiros Militar (Gmar) de Copacabana está fazendo buscas na região para encontrar o menor.

Leia também: Vigilância Sanitária do Rio interdita venda de água mineral com cor alterada

Entre os esforços feitos para encontrar o adolescente, que não teve identidade revelada, estão a utilização de drones, motos aquáticas e mergulhadores.

Fonte: IG Nacional
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana