conecte-se conosco


Mato Grosso

Inauguração de elevador traz acessibilidade ao Palácio Paiaguás

Publicado

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes deram início às atividades da 5ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, na terça-feira (17.09). As ações foram pontuadas com a inauguração de um elevador, no Palácio Paiaguás, e a entrega do Prêmio Maria Auxiliadora “Dodora”, com a participação de representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

A programação terá ainda atividades esportivas e o 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.

O governador Mauro Mendes pontuou que a instalação do elevador promove a inclusão social das pessoas com deficiêcia e que o Estado deve olhar com sensibilidade a todos os cidadãos.

“Foi uma surpresa grande quando assumimos o Palácio, ver que em 40 anos de existência da sede do poder estadual não existia uma estação elevatória para as pessoas com deficiência. Constatamos isso logo na primeira semana e demos o processo de encaminhamento para, finalmente hoje, inaugurarmos esta plataforma neste ato. O Governo tem atuado de forma transversal, engajado na melhoria da qualidade de vida da população como um todo”, disse Mendes.

A primeira-dama Virginia Mendes ressaltou que irá atuar, por meio do programa SER Inclusivo, com ações de conscientização e promoção da defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

“Dentro do escopo do programa, iremos atuar sempre pautados na Superação, na Esperança e no Respeito. Quero agradecer a acolhida que os membros do Conede e da superintendência da Pessoa com Deficiência, em nome da Taís Aminata, tiveram comigo e por me envolverem nesta ação tão importante e especial”, afirmou ela.

Foto: Caroline De Vita

Na avaliação do presidente do Conede, Luiz Carlos Grassi, a construção da plataforma representa muito mais do que só acessibilidade, representa respeito e inclusão social.

“Esperamos que essa iniciativa do Governo cause um ciúme positivo para que os outros também tenham essa atitude. É preciso avançar muito na acessibilidade das nossas cidades e locais públicos, principalmente”, pontou Grassi, que é deficiente visual. 

Foto: Tchélo Figueiredo

Desfile inclusivo

Virginia Mendes é a embaixadora do 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível, uma das atividades que compõem a programação da 5ª Semana da Pessoa com Deficiência e que será realizado no sábado (21.09), às 18 horas, no Shopping Estação Cuiabá.

“O desfile é apenas uma das ações que iremos realizar com o olhar totalmente voltado às pessoas com deficiência. Quero agradecer a homenagem com o Prêmio Dodora, que representa a luta de dezenas de pessoas, encabeçada pela ex-primeira-dama Maria Ligia Garcia, que resultou na fundação do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, o Cridac, tão importante para o atendimento às pessoas com deficiência”, falou a primeira-dama.

Prêmio Dodora

O Prêmio Dodora homenageou 76 pessoas que de alguma forma se destacaram na defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Mato Grosso. As indicações foram realizadas pelas entidades voltadas à causa. Maria Auxiliadora (Dodora), uma das idealizadoras do primeiro espaço de atendimento de saúde de reabilitação do Centro-Oeste e norte do Brasil, dá nome ao Prêmio.

Foto: Tchélo Figueiredo

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Mais de 40 mil processos de habilitação são abertos de forma online

Publicado


No período de 1° de janeiro a 30 de setembro de 2020, foram abertos 41.829 processos de forma online, referentes aos serviços de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), troca para a CNH definitiva e segunda via da CNH.

Os processos foram abertos pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão.

A renovação da CNH foi o serviço mais procurado, contabilizando 24.272 processos abertos pelo aplicativo MT Cidadão, desde junho deste ano, quando o serviço foi disponibilizado pelo Detran de forma online.

Muitas pessoas que precisaram trocar a CNH provisória para a definitiva também procuraram o serviço de forma online, totalizando 12.688 processos abertos pelo site e aplicativo.

A solicitação da segunda via da CNH foi o terceiro serviço com maior procura de forma online. Foram 4.769 processos abertos de solicitação do documento.

Serviços online

O Detran-MT conta com diversos serviços relacionados a Habilitação e Veículos disponíveis no site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado em aparelhos celulares com sistemas Android ou IOS.

Dois dos serviços mais procurados da área de Veículos e Habilitação – Licenciamento Anual do veículo e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – podem ser feitos de forma online, no site do Detran e pelo aplicativo MT Cidadão, respectivamente.

Também pelo site ou aplicativo, podem ser feitas a solicitação da segunda via da CNH, troca para a CNH definitiva, solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), além da emissão de taxas como o IPVA, Seguro DPVAT e multas, consulta a informações de veículo, informações de condutor, resultado de Recurso de Infração, Certidão Negativa de Multa, validar documentos e Certidão de Propriedade.

Todos os serviços relacionados acima podem ser realizados pela internet 24 horas por dia.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Harpia ferida em rede elétrica passa por exames no Hospital Veterinário da UFMT

Publicado


Uma harpia ferida foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros, em Juína, e entregue à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), que a levou para atendimento no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No Hospital Veterinário a equipe responsável constatou que a ave colidiu com a rede elétrica, além da suspeita de trauma encefálico, de acordo com a avaliação neurológica. Exames mais detalhados ainda serão realizados.

A harpia ou gavião real é a maior ave de rapina da América do Sul e está entre as maiores do mundo, podendo chegar a dois metros de envergadura (medida feita de ponta a ponta de cada asa). O macho pesa de 4 a 5 kg e a fêmea pode chegar a 9 kg.

A ave tinha sua distribuição bastante disseminada nas florestas tropicais e mata atlântica, mas nas últimas décadas a população entrou em declínio, entre as espécies ameaçadas de extinção e sua ocorrência hoje está praticamente restrita ao bioma amazônico.

Em Mato Grosso, além da ocorrência no bioma amazônico, em 2011 foi publicado um artigo na Revista Brasileira de Ornitologia sobre o registro da ocorrência dela, em 2009, na planície do Pantanal mato-grossense, no entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) SESC Pantanal. O artigo é intitulado “Primeiro registro de harpia para o bioma Pantanal, com dados sobre atividade reprodutiva”.

 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana