Nacional
Imagem de Nossa Senhora Aparecida aparece decapitada no DF e revolta fiéis

Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, que fica próxima à capela Cristo Rei, na QR 117 de Santa Maria, no Distrito Federal, apareceu decapitada nesta quarta-feira (7). Fiéis que se revoltaram ao ver a obra vandalizada, segundo informações do Metrópoles .
A cabeça da padroeira brasileira estava jogada próxima ao gramado em frente à igreja. Um boletim de ocorrência foi aberto na 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria).
Segundo o delegado-chefe da unidade, Rodrigo Telho, os agentes entraram em contato com o padre da paróquia responsável pela capela, que confirmou que a estátua foi danificada. “Infelizmente a capela não conta com câmeras de vigilância para identificação dos responsáveis”, informou Telho.
A capela Cristo Rei é vinculada à paróquia Sagrada Família de Nazaré. “Como a imagem era de concreto, a restauração iria demorar, logo optei por removê-la”, informou o padre responsável pelo espaço de oração, o pároco Alan Regis.
Essa não é a primeira vez que a mesma imagem de Nossa Senhora sofreu atos de vandalismo. O caso segue em investigação.


Nacional
SP: Entrega de tablets a alunos deve ser concluída em agosto, 1 ano após anúncio

Anunciada em agosto de 2020, a compra de 465 mil tablets para alunos da rede municipal de São Paulo deve ser concluída apenas em agosto deste ano. A informação foi dada pelo secretário municipal da Educação, Fernando Padula, nesta terça-feira (20).
Segundo Padula, os equipamentos precisam ser configurados pelos funcionários das instituições de ensino antes de serem repassados aos alunos.
“Tem tablet que já foi entregue, tem tablet que precisa ser configurado. A equipe montou um vídeo tutorial para as equipes das escolas fazerem essa configuração. Além disso, tem uma equipe visitando as escolas para fazer a configuração”, disse Padula ao G1 .
“Tem um outro grupo que já tem o tablet, mas não tem o chip, e além disso, tem a configuração para que o tablet seja usado rigorosamente usado em questões pedagógicas e não consuma a banda que a secretaria paga para os alunos. Se não tiver nova restrição que impeça as fábricas de trabalhar em seu ponto máximo, em agosto estará toda completada a entrega”, concluiu.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, foi dado prioridade aos 10% de alunos com menor acesso à internet no ano passado. A pasta ainda informou que alunos que tiverem baixa conectividade com a plataforma e pior desempenho escolar estão sendo priorizados nas próximas entregas.
Nacional
Técnica de enfermagem diz usar mesma seringa para vacinar 10 pessoas; assista

Uma técnica de enfermagem de Altamira, no Pará , disse usar a mesma seringa para aplicar a vacina contra a Covid-19 em até 10 pessoas. Em vídeo, a mulher explica que o procedimento é uma norma e que os profissionais de saúde não podem trocar a agulha antes de “furar” a embalagem do imunizante algumas vezes.
De acordo com o portal UOL , o idoso que aparece nas imagens recebendo o imunizante agora está realizando tratamento profilático para reduzir risco de ser infectado por HIV e outras infecções transmissíveis devido ao compartilhamento da seringa. Ao portal, a prefeitura de Altamira confirmou que o vídeo é verdadeiro, mas disse que houve uma “falha de comunicação, não de procedimentos”, afirmando que a profissional ficou nervosa ao ser questionada sobre a forma de aplicação da vacina.
“A gente não considera que seja possível que ela tenha feito ou esteja fazendo a aplicação em mais pacientes com uma mesma agulha. A gente tem um problema de comunicação porque as pessoas são habilitadas para a fazer a parte técnica, mas, às vezes, não conseguem explicar”, disse Osvaldo Damasceno, diretor de vacinação da Secretaria de Saúde do município de Altamira, ao portal.
A técnica de enfermagem foi afastada do cargo para investigação, mas não tem como saber quem foram as pessoas vacinadas pela profissional. “Agora, colocaram nós na televisão [dizendo] que a gente não podia fazer do jeito que estávamos fazendo, então agora, essa agulha ela faz dez furos aqui ó, entendeu? É uma norma deles lá, então a gente não pode estar trocando a agulha”, fala a mulher na gravação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os materiais são descartados após o uso, não sendo reutilizados. Também foi informado que é proibido deixar a agulha presa no frasco do imunizante antes de fazer a aplicação. “É orientado, então, que a cada aspiração com as seringas descartáveis, o profissional perfure a borracha em locais diferentes evitando a parte central da tampa, e é assim que a Coordenação de imunização orienta os profissionais que estão aplicando as doses de vacina”, escreveu a secretaria em nota.
Ainda segundo a secretaria, um enfermeiro que estava no local disse que a dose recebida pelo idoso no vídeo era a última do frasco, por isso a técnica de enfermagem coloca e retira a agulha diversas vezes. “Ao final do expediente, todos os frascos utilizados são devolvidos para o setor de imunização para serem conferidos e ser feito o descarte correto”, finaliza a nota.
-
Mato Grosso14/04/2021 - 16:20
Deputados aprovam por unanimidade projeto do Governo de MT que isenta pagamento do IPVA
-
Política MT16/04/2021 - 18:40
MT libera comércio até às 22h e bebidas alcoólicas em bares e toque de recolheré às 23 horas
-
Política Nacional14/04/2021 - 08:45
Projeto reduz disciplinas em exame da OAB e limita atuação dos advogados
-
Entretenimento15/04/2021 - 15:50
Marido de Paulo Gustavo desabafa em publicação: “Já preparei nossa comemoração!”
-
Várzea Grande16/04/2021 - 17:20
Várzea Grande cria disque-vacina contra Covid e já atende idosos de 60 anos acima
-
Registro Geral19/04/2021 - 11:28
Nervoso com queda na popularidade, Bolsonaro dispara: “quem votar em Lula merece sofrer”
-
Cuiabá13/04/2021 - 18:55
Cadastramento para o Kit Alimentação Escolar é feito somente pela internet
-
Agro News15/04/2021 - 06:50
ESPECIAL/CEPEA: Cepea aplica pesquisa relacionada à percepção da mulher sobre a cadeia da soja