conecte-se conosco


Mulher

Iluminação: a peça chave para qualquer ambiente

Publicado

source

Você já se deparou com um ponto de interrogação em uma loja de luminárias? Entender sobre o universo luminoso parece tarefa fácil. Mas um erro recorrente no processo de reforma ou construção é desconsiderar a questão da luminosidade ao conceber uma obra, projeto ou reforma. 

Ao abordar o tema  devemos levar em conta o uso de cada ambiente, as integrações visuais, os materiais e a complexidade da rede elétrica. 

A coluna Dentro de Casa lista abaixo as dúvidas sobre iluminação mais comuns que as pessoas têm quando o assunto é lançar luz nos ambientes da casa ou do escritório: 

1.     Qual o tom da lâmpada escolher?

 O tom da lâmpada é classificado conforme sua temperatura, baseada na radiação térmica de um corpo aquecido. As lâmpadas que variam entre 2700K e 3000K (branco morno ou branco amarelado), criam uma atmosfera mais aconchegante, ótima opção para salas e quartos. Já as lâmpadas de 4000K e 5000K (branco frio) ou mais de 6500k (quase azulado) são recomendadas para áreas de trabalho, cozinha e áreas de serviços.

 2.     Quais os tipos de iluminação?

Difusa: gera uma luminosidade suave, sem foco, com pouca sombra. Exemplo de uso: salas de tv e quartos

 Direta: quando uma fonte luminosa emite aproximadamente 90% de luz para baixo. Exemplo de uso: mesas de trabalho 

Leia Também:  Sexta-feira 13 é dia de azar? Descubra o que a numerologia e a astrologia dizem

Dirigida: com foco direcionado a um ponto específico. Exemplo de uso: para realçar paredes ou elementos decorativos. 

Indireta: em sua maioria, emite a luz para cima, refletindo no teto. Exemplos de uso: quarto

3.     Qual tipo de luminária usar?

Plafons: fechados por vidro, acrílico ou tecido translúcido, são ótimas opções para espaços com baixo pé-direito (altura entre piso e teto até 2.40m) ou áreas reduzidas. Existem opções de embutir (no caso de o ambiente possuir rebaixo de forro) ou de sobrepor (pode no forro e na laje). Produzem uma luz difusa, que se dissipa pelo ambiente. 

Spots ou projetores: são direcionais, utilizadas quando há o desejo ou necessidade de orientação ao objeto a ser iluminado. Normalmente, são embutidas em forro ou em trilhos.

Arandelas: fixadas em paredes internas ou externas, normalmente emitem luz difusa e ou indireta. Alguns modelos produzem luzes diretas. A coluna Dentro de Casa recomenda que o foco seja direcionado ou para o piso ou para o teto. 

Lustres ou pendentes: opções muito utilizadas em mesas de jantar ou em ambientes com pé-direito mais alto, os modelos costumam ter a distância do teto regulada e emitem diversos efeitos luminosos. 

Leia Também:  Fofura do dia: após sete meses em coma, bebê acorda e sorri para o pai

Dicas da Helô: que tal ousar e utilizar pendentes em detalhes como acima de bancada de lavabo ou nas laterais da cama, acima do criado-mudo? E um lustre acima da cama? Fica charmoso e dá um toque especial ao espaço.

Entender sobre o universo luminoso parece tarefa fácil, mas nao é
Imagem Viva Decora

A automação da iluminação de um ambiente é alternativa interessante

4. Quando devo optar por automação? 

A automação da iluminação de um ambiente é alternativa interessante para a criação de cenas diversas num mesmo local, estabelecendo diferentes intensidades de luminosidade para cada situação. As áreas sociais são as mais pedidas e podem integrar outros sistemas como sonorização, ar-condicionado e cortinas. Hoje, com a tecnologia, existem inúmeras opções, desde sistema por dimmers até integração com smartphones. 

5. Como valorizar a área externa? 

Postes, balizadores e projetores de alta resistência a umidade, raios solares e maresia são as opções ideais. Evidenciar o paisagismo é uma tendência (para sempre!). Peças de alumínio são as mais indicadas e, se possível, adquira produtos solares. Confira também se possui proteção contra invasão de objetos dentro de partes elétricas, contra poeira e água. Em casos de luminárias em espelho d’água ou piscina, verifique também se elas podem ficar submersas.

Leia mais:

Elétrica: conheça dicas para manter segurança da casa em primeiro lugar

Fonte: IG Delas
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mulher

Vai fazer a dieta cetogênica? Cuidado com estes quatro erros comuns

Publicado

source

Para perder peso, muitos estão apostando na popular dieta cetogênica . Ela consiste em não comer mais de 30g de carboidratos por dia, ingerindo uma grande quantidade de gordura boa, carne, laticínios, nozes e óleos. Apesar de oferecer um emagrecimento rápido , adotá-la pode ser arriscado. Principalmente se você cometer alguns deslizes.

Leia mais: Você pode estar seguindo uma das três piores dietas para 2020; veja quais são

Se o corpo está acostumado a altos percentuais de carboidrato e de repente passa a ter níveis muito baixos%2C essa mudança drástica pode levar o corpo a adoecer arrow-options
shutterstock

Se o corpo está acostumado a altos percentuais de carboidrato e de repente passa a ter níveis muito baixos, essa mudança drástica pode levá-lo a adoecer


Em relação a outras dietas, podemos afirmar que a cetogênica é provavelmente a mais radical . De acordo com o portal The Sun , famosas como Kim Kardashian e Gwyneth Paltrow perderam peso através dessa medida. No entanto, Terri-Ann, musa fitness e autora de livros sobre o tema, afirma que o método não é o mais sustentável das dietas. 

A dieta cetogênica funciona fazendo com que o corpo queime sua própria reserva de gordura, colocando-o num estado chamado cetose . O problema é que esse é um estado  “não natural” e muito difícil de manter. 

“É uma dieta muito baixa em carboidratos e com muita gordura”, afirma Terri-Ann. “Isso significa que o corpo usa gordura para energia em vez de carboidratos. Embora funcione para alguns, geralmente não a recomendo, porque muitas pessoas não conseguem sustentá-la a longo prazo”.

Leia Também:  Noiva proíbe participação dos filhos do marido em casamento e motivo choca a web

Leia mais: 8 dicas definitivas de profissionais que vão te mostrar como definir o abdômen

A nutricionista Helen Bond também comentou que remover quase que completamente os carboidratos da dieta pode trazer complicações na saúde . “O objetivo da cetogênica é forçar o corpo a usar a gordura como sua principal fonte de energia – quando isso acontece, a pessoa produz cetonas.”

“Elas servem para alimentar partes do corpo que não podem usar a gordura como fonte de energia, como o cérebro”, lembra. “Os efeitos colaterais disso são cansaço, fadiga, mau humor, falta de concentração e mau hálito”.

Além da dificuldade em ser mantida e efeitos colaterais, alguns erros geralmente cometidos nessa dieta podem trazer risco à saúde. Confira:

1. Cortar drasticamente os carboidratos 

O corte repentino de carboidratos da dieta pode levar a doenças arrow-options
shutterstock

O corte repentino de carboidratos da dieta pode levar a doenças


Se o seu corpo é acostumado a altos níveis de carboidrato e de repente passa a ingerir baixíssimas quantidades, ele vai sentir o impacto de uma mudança drástica. Nesse momento, a pessoa pode adoecer e vir a contrair uma ” gripe cetogênica “. Por isso, é mais seguro diminuir aos poucos.

Leia Também:  Pequeno exercício de gratidão através da mesa posta para fazer no final do ano

2. Não beber água suficiente 

A água ajuda a limpar o organismo e é essencial em qualquer dieta arrow-options
shutterstock

A água ajuda a limpar o organismo e é essencial em qualquer dieta


O corpo é “limpo” com muito líquido, especialmente ao perder massa gorda. Ele libera as cetonas na urina, além de substâncias como o sódio. Não beber água pode fazer com que haja retenção de substâncias no organismo e portanto, inchaço. 

3. Não comer os legumes certos

Não ingerir os legumes certos pode impedir o corpo de entrar no estado de cetose arrow-options
shutterstock

Não ingerir os legumes certos pode impedir o corpo de entrar no estado de cetose


Os vegetais também possuem carboidratos, sabia? Ou seja, se você não estiver comendo os legumes certos, pode ser que você não tenha entrado nesse estado de cetose. Por isso, é importante verificar as quantidades de carboidratos presentes nos legumes ingeridos. 

4. Não passar em um médico

Um nutricionista é essencial para orientar na perda do peso arrow-options
shutterstock

Um nutricionista é essencial para orientar na perda do peso



Leia mais: Dietas para emagrecer rápido: veja quais são as que três prometem mais resultado

Antes de começar uma dieta cetogênica , é interessante passar  em um médico nutricionista, principalmente se é a sua primeira vez. Pessoas grávidas ou que estão amamentando não devem se submeter à dieta, pois ela pode gerar insuficiência de nutrientes, não só para a mãe, mas também para o bebê.

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Mulher

Casa do “BBB 20” segue tendência, mas também derrapa; veja erros e acertos

Publicado

source

Nesta terça-feira (21) começa o “BBB 20”. Com uma lista de participantes bem eclética , misturando famosos e anônimos, a nova edição do reality show da TV Globo vai apostar na nostalgia de edições passadas para conquistar o público.

bbb20 arrow-options
Victor Pollak/TV Globo/ Reprodução

A casa do “BBB 20” é cheia de espaços que remetem a edições anteriores do Big Brother Brasil

Leia também: Confira 5 tendências de decoração que prometem bombar em 2020

Essa nostalgia, além de estar presente em provas e dinâmicas, estará na decoração de alguns cômodos da casa do ” BBB 20 “, como o Confessionário, inspirado na decoração do Quarto Brechó do BBB13. Já a parte externa da casa é totalmente inédita e conta com cozinha, piscina, hidromassagens, jardim e área de convivência.

Para quem é fã do Big Brother Brasil , o Delas trás antes da estreia do programa uma análise sobre a decoração da casa. Nós conversamos com a arquiteta Claudia Prado para mostrar todas as tendências de decoração da edição 2020 e quais você pode seguir (ou não) na sua casa. Confira abaixo:

Cozinha externa

cozinha arrow-options
Victor Pollak/TV Globo/ Reprodução

A cozinha externa da casa do BBB20

A cozinha externa, onde os participantes terão uma refeição restrita (escolhida pelo Líder), tem uma paleta de cores equilibrada que varia entre o preto e cinza, mas recebe luz e um tom chamativo de amarelo.

Leia Também:  Grávidafica com anel preso no dedo e precisa da ajuda de bombeiros para tirar

“As formas retilíneas e limpas nos armários dão o ar contemporâneo, e a distribuição simétrica dão ao espaço a ideia de organização, dando destaque maior aos adornos”, explica a arquiteta. 

Cozinha interna

bbb20 arrow-options
Victor Pollak/TV Globo/ Reprodução

Cozinha interna é comparada a “céu na terra”

Ao contrário do cômodo externo, na cozinha decorada de azul e branco os participantes poderão desfrutar de um menu sem restrições. De acordo com Claudia, a paleta de cores dá uma sensação de amplitude e ambiente limpo.

“Ao entrar nesse espaço, a ideia que temos é a de que estamos no céu. A combinação entre azul e branco traz ar de paz e sossego e a iluminação aplicada de maneira intensa, valorizando o branco, também confirma essa ideia ampliando ainda mais o ambiente”.

Área do jardim

bbb20 arrow-options
Victor Pollak/TV Globo/ Reprodução

A área do jardim segue as tendências de decoração para o ano

Parece que os arquitetos do BBB estão atualizados com as tendências de decoração mundial. Nem logo a Pantone revelou sua cor do ano de 2020 , algumas paredes da área externa do jardim já estão pintadas com ela.

“Os tons de azul marinho prevalecem em meio às plantas escolhidas para o paisagismo. As espreguiçadeiras em um tom mais forte ganham destaque ao ser posicionadas em meio à grama”, comenta Claudia.

Leia Também:  Fofura do dia: após sete meses em coma, bebê acorda e sorri para o pai

Para quem não sabe como incluir a cor do ano na decoração, essa pode ser uma boa inspiração. 

Varanda

bbb20 arrow-options
Victor Pollak/TV Globo/ Reprodução

A varanda desagradou um pouco a arquiteta Claudia pela paleta de cores e “muita informação” de móveis

Apesar de quase todos os cômodos terem investido na decoração contemporânea , a varanda foi a que menos agradou a especialista. “Na minha opinião, o espaço que ficou, digamos, menos valorizado foi a varanda. O revestimento da parede que poderia estar em uma posição de destaque acaba “brigando” com o tom de laranja na parede ao lado”, diz.

Outro erro apontado foi a quantidade de informação no espaço. “Os puffs parecem perdidos e não combinam em nada com o trançado dos móveis dessa área”, completa.

bbb20 arrow-options
Victor Pollak/TV Globo/ Reprodução

Outra parte da área externa foi desenhada para relaxar os participantes

Ainda na varanda, mas num espaço mais reservado, a equipe de montagem do reality apostou numa decoração mais clean e com tons mais pálidos. “Essas cores proporcionam calma e relaxamento”, lembra Claudia. Ponto positivo e mais uma boa ideia para repetir em casa. 

Sala principal

bbb20 arrow-options
Victor Pollak/TV Globo/ Reprodução

A sala do BBB20 com certeza fará muito sucesso durante o reality

No maior estilo “festa de blogueira”, a sala principal adotou o estilo Urban Jungle. “A vegetação e os vasos de barro ganharam destaque em meio a essa decoração. A delicadeza do rosa claro no sofá e puffs também contrasta com o verde. Ficou linda! É meu cômodo preferido”, revela a profissional.

Leia também: 8 ideias de decoração fáceis e baratas para fazer em casa

O que você achou dos cômodos da casa do Big Brother Brasil 2020? Reproduziria algum deles na sua casa? Deixe um comentário abaixo.

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana