conecte-se conosco


Mato Grosso

Hospital Regional de Alta Floresta realiza mutirão de cirurgias eletivas

Publicado

O Hospital Regional de Alta Floresta “Albert Sabin” realiza mutirão das cirurgias eletivas de otorrinolaringologia, de acordo com determinação prevista em Portaria da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (nº195/2019).

A unidade hospitalar está preparada para realizar 80 cirurgias eletivas em diferentes especialidades médicas, sendo as seguintes áreas contempladas: adenoidectomia, amigdalectomia, septoplastia, turbinectomia e excerese de papiloma em laringe, todas são intervenções cirúrgicas de doenças que acometem os ouvidos, nariz e garganta.

“O Hospital Regional e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) não mediram esforços para atender às reais necessidades da população. Mesmo sabendo que os procedimentos de otorrino são mais caros e que apenas o valor previsto pela Portaria não custeia o serviço, o Governo do Estado pagou pela diferença para suprir efetivamente as demandas da região”, explicou a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES-MT, Deisi Bocalon.

De acordo com a diretora do hospital, Lúcia Tizo, os pacientes – de diferentes faixa etárias – já estavam regulados pela Rede Municipal de Saúde e aguardavam pelos procedimentos, sendo que grande parte do público é criança. O mutirão é realizado inclusive aos sábados e domingos.

Os recursos disponibilizados para a realização desses procedimentos são do Ministério da Saúde e da SES-MT, em parceria com os municípios da Região do Alto Tapajós: Alta Floresta, Carlinda, Apiacás, Paranaíta, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes; esses municípios deram a contrapartida em materiais hospitalares, que são utilizados nos procedimentos cirúrgicos.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

SES retoma Feira SUStentável a partir do dia 24 de junho

Publicado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) retoma as atividades da Feira SUStentável a partir desta quinta-feira (24.06). O evento acontece todas às quintas-feiras, das 8h às 13h, no espaço de convivência da SES – conhecida como “pracinha” –, localizado em frente ao prédio da Secretaria, no Centro Político Administrativo.

O retorno da Feira celebrará o terceiro aniversário do projeto.

O projeto é desenvolvido pela Equipe Técnica de Alimentação e Nutrição (ETAN) da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS) da Superintendência de Atenção à Saúde de Mato Grosso.

A coordenação da Feira SUStentável segue os protocolos de biossegurança, com número reduzido de expositores, disponibilização de álcool em gel em todas as mesas, uso permanente de máscaras e sem experimentações no local.

A Feira SUStentável, que teve início em 2017, é voltada para os servidores da SES, mas também é aberta ao público externo. O nutricionista e idealizador do projeto, Rodrigo César de Oliveira Carvalho, destaca que “o objetivo da atividade é proporcionar aos servidores e visitantes um espaço permanente de aquisição e consumo de alimentos saudáveis”.

A nutricionista e coordenadora técnica da Feira SUStentável, Jane Kátia Vivas Taveira, também ressalta que “a Feira é realizada com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, fomentando o consumo consciente de produtos in natura ou minimamente processados, diminuindo o consumo de alimentos ultraprocessados”.

Para a realização do evento, a SES também conta com a participação de produtores da agricultura familiar, de expositores de produtos artesanais e sustentáveis.

Parcerias

A Feira SUStentável conta com a parceria de pequenos produtores que integram a Associação de Agricultores Familiar da Mineira, da Dile Confeitaria Vegana, do Bom Momento Cappuccino Artesanal, da Quitandas da Vó Rita, da Cuiabrasa Linguiças Artesanais, da Natufruts e da Florescer Vegana.

Devido ao sucesso da Feira SUStentável, a Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde trabalha no Projeto “Cultivando a Comunidade – Hortas Urbana”. A iniciativa terá como proposta o incentivo à organização de hortas urbanas nos municípios de Mato Grosso, onde serão reaplicadas tecnologias sociais selecionadas e de baixo custo, que envolvem compostagem, adubação verde, canteiros com garrafas pet, caldas para controle de insetos e doenças, coleta de água da chuva e manejo com plantas medicinais.

O projeto aponta para ações que tornem as cidades mais sustentáveis. Entende-se a horta urbana como uma tecnologia social que se utiliza de outras tantas tecnologias sociais para transformar espaços comuns.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Sema realiza Audiência Pública sobre ampliação de geração de energia das Usinas Itamaraty

Publicado


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a empresa UISA realizam no dia 20 de julho uma audiência pública que apresentará os Estudos de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da ampliação da capacidade da unidade de geração de energia elétrica das Usinas Itamaraty, na cidade de Nova Olímpia (localizada a 204km de Cuiabá).

A audiência pública irá ocorrer remotamente, entre às 9h e 12h (horário de Mato Grosso). O interessado deve se inscrever preechendo o formulário, e receberá o link para acompanhar o evento. 

Para consultar o EIA RIMA e obter informação sobre a inscrição para participar da audiência pública CLIQUE AQUI

Serviço

O QUÊ: Audiência Pública remota para apresentação de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) relacionados à Ampliação Da Capacidade Da Unidade De Geração De Energia Elétrica das Usinas Itamaraty
ONDE: Nova Olímpia (transmissão remota)
QUANDO:  20 de julho

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana