conecte-se conosco


Cuiabá

Hospital Municipal de Cuiabá recebe visita técnica do Projeto Lean nas emergências com equipe do Sírio-Libanês

Publicado

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” recebeu, nos dias 6 e 7 de julho, a visita técnica do Projeto Lean nas emergências com a equipe do Sírio-Libanês. Esse foi o primeiro encontro presencial para tratar sobre as ferramentas de melhorias a serem implementadas na unidade hospitalar. 

A diretoria do HMC realizou uma reunião de alinhamento com a equipe do Sírio-Libanês. Para Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o HMC, pontua que a seleção do Hospital Municipal de Cuiabá para a execução do projeto demonstra a credibilidade da unidade no país.

“O Projeto Lean nas emergências é o terceiro projeto nacional desenvolvido no HMC, graças à seriedade da gestão Emanuel Pinheiro que criou um dos maiores e mais modernos hospitais públicos, com infraestrutura necessária, e profissionais dedicados para melhor atender os usuários do SUS”, revelou.

Segundo Paulo Rós, as expectativas com a execução do projeto no HMC é a diminuição do tempo de espera no atendimento, aumento do giro de leitos, engajamento da equipe, mais qualidade nos serviços prestados, redução do tempo de permanência entre outros benefícios.

O objetivo do projeto Lean é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos por meio do uso da metodologia Lean. Essa metodologia visa melhorar a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos. Baseada em tempo e valor, para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

Segundo o médico consultor do Sírio-Libanês, Paulo Roberto, a visita técnica foi importante para apresentar o projeto e realizar o diagnóstico inicial da urgência e emergência do HMC. “Verificamos detalhes do funcionamento e os indicadores. Discutimos sobre o plano de ação, com a ferramenta inicial a ser coloca em prática, denominada 5 s, ferramenta esta baseada nos sensos (separar, organizar, limpar, padronizar e preservar)”, destacou. 

O especialista de processos do Sírio-Libanês, Rodolfo Durante, explicou que, em cada visita técnica será apresentada uma nova ferramenta até o fim do ciclo, que se encerra no mês de novembro de 2022. “Além das visitas técnicas, faremos o acompanhamento de maneira remota, do desempenho da equipe do HMC”, pontuou.

Muriel Alencar, do Núcleo de Gestão da Qualidade Hospitalar do HMC é o focal point do projeto. Ele destacou que as equipes estão engajadas e conta ainda com o apoio da direção do hospital para a execução do projeto. “A princípio, estamos na fase de criação do comitê para acompanhar o desenvolvimento do plano de ação na urgência e emergência. Na 1° visita técnica foram catalogados 54 pontos de cuidado no setor. A aceitação das equipes é bem positiva, acredito que todos conseguirão implementar as ferramentas de forma correta para melhoria do atendimento”, ressaltou.

O HMC é o único hospital de Mato Grosso selecionado para o Projeto Nacional Lean nas emergências. A unidade cumpriu todos os critérios de elegibilidade e faz parte do 6º ciclo. A segunda visita técnica do Projeto Lean nas emergências com a equipe do Sírio-Libanês está prevista para os dias 20 e 21 de julho.

O projeto nacional Lean nas Emergências integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), por meio do Ministério da Saúde, em parceria com os Hospitais Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa e Moinhos de Vento – HMV.  Ao todo 39 hospitais do país foram selecionados. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Prefeito e secretária de saúde lamentam falecimento da fisioterapeuta Elaine Silva

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária municipal de Saúde Suelen Alliend lamentam o falecimento da fisioterapeuta Elaine Larissa Barros Ferreira da Silva, 38 anos. Elaine lutava contra um câncer de mama. 

“É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento de uma mãe de família e grande profissional. Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de profunda tristeza”, lamentou o prefeito. 

A secretária de Saúde lembra que além de ser uma ótima profissional Elaine também era do sindicato, e muito atuante na defesa da categoria. “Pessoa competente e de fibra, é uma perda muito grande”, disse Suelen. 

A servidora atuava na rede municipal de saúde há mais de 10 anos. Trabalhou no antigo pronto-socorro de Cuiabá, e por último à profissional desempenhou suas atividades na policlínica do Coxipó. A servidora deixa marido e uma filhinha. 

O velório será a partir das 7h, do dia 15/08 (segunda-feira), na Capela Jardins, Sala Roseiras, em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Emanuel Pinheiro lamenta falecimento do prefeito de Pedra Preta, Nelson Orlato

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro externa o seu lamento pela morte do prefeito do município de Pedra Preta, Nelson Orlato, aos 74 anos. O falecimento foi confirmado na tarde deste domingo (14), por conta de um câncer no pâncreas que enfrentava há cerca de um ano.  

Natural da cidade de Osvaldo Cruz, situada no interior de São Paulo, ele transformou-se em uma figura importantíssima para Pedra Preta, onde morava desde 1974 e possui grande colaboração no desenvolvimento do município como empreendedor no campo de cereais. 

“Com toda certeza, sua partida causa dor e tristeza. Mas, a imagem que fica é a de uma pessoa brilhante, visionária e, principalmente, amorosa com todos aqueles que estavam ao seu redor. Tive a honra de vivenciar tudo isso pessoalmente quando trabalhamos juntos com o então deputado federal Jonas Pinheiro. Nelson foi mais um amigo que a política me deu e que levo para sempre em meu coração”, lembra Emanuel. 

Nelson estava no seu terceiro mandato como prefeito de Pedra Preta e, mesmo lutando contra a doença, continuava cumprindo expediente na Prefeitura. Nessa gestão, ele tinha como principal projeto a criação do primeiro distrito industrial do município. 

Nelson deixa a esposa Míriam Santana Orlato, e três filhos: Rivaldo Torres Orlato, Tatiani Santana Orlato e Viviane Santana Orlato. O velório do corpo de Orlato será na Câmara de Vereadores de Pedra Preta, onde também ocupou uma cadeira e teve a honra de presidir a Casa por dois anos. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana