conecte-se conosco


Mato Grosso

Hospital Estadual Santa Casa implanta exame de espirometria para avaliar saúde pulmonar de pacientes

Publicado

Quarenta pacientes do Hospital Estadual Santa Casa estão sendo submetidos a exames de espirometria para avaliação da saúde dos pulmões. O serviço de prestação de saúde foi intensificado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), nesta terça-feira (31.05), data alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar a sociedade sobre os riscos causados no organismo pelos fumantes.

“Temos essa iniciativa de tratar sobre o tema para conscientizar as pessoas sobre os danos ocasionados por quem é fumante ativo e passivo. Por isso, estamos ofertando atendimento do exame e espirometria, com a chegada do equipamento aqui no Hospital Estadual Santa Casa. Vamos poder avaliar toda a função pulmonar do paciente”, declarou a diretora da Santa Casa Patricia Dourado.

Para realização do exame de espirometria, o paciente entra dentro de uma cabine que mede a capacidade de inspirar ou expirar o ar durante a respiração. A avaliação é feita quando o paciente realiza o sopro de equipamento que envia informações para o médico realizar a leitura e diagnosticar a real situação do desempenho do pulmão para realizar o tratamento do órgão.

Jucineia da Silva Sobrinho, foi uma das pacientes que realizou o exame para avaliação dos pulmões. Ela explicou que a realização da avaliação, vai ajudar para tratamento adequado histórico de pneumonias.

“A realização deste exame é muito importante, ainda mais no meu caso, que tive cinco pneumonias, embolia pulmonar, além de Covid-19 por duas vezes. Não é fácil viver com problema no pulmão, eu tenho dores nas costas, no peito e falta de ar. Então, vou ter um diagnóstico certo da doença e tratamento”, explicou a paciente.

A aquisição do equipamento para que o exame fosse realizado na Santa Casa, é resultado das tratativas com a Sociedade Brasileira de Pneumologia, realizada pela médica pneumologista e referência no assunto Solange Morais Montanha.

A pneumologia alertou que comunidade jovem estão mais propícias aos casos de doenças respiratórias, um reflexo negativo, ocasionado pelo consumo dos modernos cigarros.

“Os jovens estão sendo levados ao tabagismo pelo cigarro eletrônico, narguilé, que causam o mesmo malefício ao organismo, e é importante que a população entenda isso. O cigarro eletrônico é uma falsa ideia vendida pela indústria que as pessoas podem consumir ou até mesmo parar de fumar, mas precisamos mudar essa falsa ideia, explicou Solange Montanha.

A realização do exame de espirometria no paciente é realizada somente com pedido do médico pneumologista. Os interessados podem procurar o Hospital Estadual Santa de Cuiabá, localizado na Rua Clóvis Hugueney, número 141, no bairro Dom Aquino, próximo à Praça do Seminário.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mato Grosso

Polícia Civil prende em flagrante homem por tentativa de feminicídio em Mirassol D’Oeste

Publicado

Um homem que desferiu pauladas na mulher, no município de Mirassol D’Oeste, região Oste do Estado, foi preso pela Polícia Civil, nesta terça-feira (05.07), logo após a vítima dar entrada na unidade hospitalar da cidade.

O suspeito de 34 anos e com várias passagens por violência doméstica, foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio qualificado (feminicídio). Ele é acusado de atingir e lesionar a região da cabeça da vítima.

As diligências iniciaram assim que a Delegacia de Polícia tomou conhecimento sobre uma mulher, levada para o hospital com ferimento na cabeça e lesão no crânio, causados por arma contundente

A vítima de 45 anos relatou que estava com o suspeito e alguns amigos na praça central, bebendo, quando o namorado a agrediu usando um pedaço de pau. Segundo apurado, o casal possui histórico de violência doméstica.

Diante dos fatos os policiais civis realizaram diligências e localizaram o agressor. Na abordagem, o mesmo negou as agressões, bem como apresentava visível estado de embriaguez.

O suspeito foi conduzido até a Delegacia de Polícia, interrogado e autuado em flagrante por tentativa de feminicídio. O delegado Matheus Prates, representou pela conversão do flagrante em prisão preventiva, ficando o preso à disposição da Justiça.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Exposição em homenagem à Frida Kahlo está aberta ao público na Galeria Lava Pés

Publicado

A exposição ‘Eu Frida, Todas Frida’, que homenageia a icônica artista mexicana Frida Kahlo, está aberta ao público na Galeria de Artes Lava Pés, localizada na sede da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em Cuiabá. A visitação é gratuita, e a mostra fica no espaço cultural até 29 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A exposição ‘Eu Frida, Todas Frida’ apresenta 50 pinturas da artista Meg Marinho, uma admiradora apaixonada pela representação artística e trajetória de vida da pintora mexicana. Entre as obras, o público poderá encontrar diferentes interpretações de Fridas, retratadas como Mariele, Maria Taquara, uma gueixa, uma cigana, no Cerrado e outras inspirações. 

A mostra também traz trajes que remetem ao estilo único de vestir de Frida Kahlo e fotografias cedidas de outra exposição que circulou no Brasil. Também conta com uma instalação que reproduz o sentimento da artista no período em que ficou acamada após um trágico acidente.

“Me sinto realizada por realizar essa exposição. Sinto que tenho uma ligação de alma com a Frida. As obras trazem a Frida que carrego comigo e todas as possíveis versões que a vejo. Frida Kahlo para mim é um exemplo de força e determinação, e este é um convite para todos que queiram conhecer um pouco da história e o trabalho dessa artista sensível e genial”, comenta Meg Marinho.

Meg Marinho é natural de Mato Grosso do Sul, mas mora em Cuiabá desde os sete anos de idade. Começou a pintar aos 12 anos, foi aluna de Dalva de Barros e já participou de várias exposições. Ela é pós graduada em Arte e Cultura, e hoje dedica seu tempo ao ateliê Casa de Arteira, localizado em Chapada dos Guimarães.

Serviço

Exposição ‘Eu Frida, Todas Frida’

Local: Galeria de Artes Lava Pés, localizada no prédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Endereço: Rua José Monteiro Figueiredo, 510, Duque de Caxias, Cuiabá.

Visitação: Até 29 de julho, de segunda a sexta-feira. Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Entrada: Gratuita

Mais informações: (65) 99266-3699 – Meg Marinho

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana