SETEMBRO VERDE

Hospital destaca a importância das doações de órgãos e tecidos para salvar vidas

· 2 minutos de leitura
Hospital destaca a importância das doações de órgãos e tecidos para salvar vidas

Com a morte, nada se leva deste mundo. No entanto, é possível deixar um legado para pessoas que continuam aqui. Nesse sentido, o gesto mais bonito e importante é a doação de órgãos e tecidos, permitindo que outras pessoas possam ter uma vida prolongada e com mais qualidade.

“É um processo simples: basta informar sua família sobre esse desejo. No Brasil, não é necessário deixar por escrito nem registrar em cartório. A decisão da família no momento da morte encefálica é o que prevalece. Por isso, o mais importante é o diálogo em vida. Quanto mais clara for essa vontade, maior a chance de ela ser respeitada”, explica a enfermeira Graziele Jacob Pimenta, responsável pela Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIDHOTT), do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMS), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Setembro Verde é a campanha destinada à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. “O principal objetivo é informar a população sobre a importância da doação e encorajar as pessoas a conversarem com seus familiares sobre o desejo de serem doadoras. A cor verde simboliza a esperança de quem aguarda na fila por um transplante”, afirma a enfermeira.

HUJM-UFMT

A CIDHOTT do HUJM tem papel fundamental na sensibilização, identificação e manutenção de potenciais doadores, além de garantir que todo o processo de doação ocorra de forma ética, legal e humanizada. A comissão atua como elo entre a equipe de saúde, a Central Estadual de Transplantes, os familiares dos pacientes e as instituições transplantadoras.

Atualmente, a CIDHOTT é composta por uma equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas de Enfermagem, Medicina, Serviço Social e Psicologia. “Essa diversidade é essencial para garantir uma abordagem técnica e, ao mesmo tempo, sensível e respeitosa com os familiares em um momento tão delicado”, salienta Graziele.

Para marcar o Setembro Verde, o HUJM-UFMT está organizando ações especiais ao longo do mês, com palestras educativas, rodas de conversa com profissionais e familiares de doadores e receptores, além da iluminação simbólica do hospital na cor verde. “A intenção é ampliar o diálogo e fortalecer a cultura da doação”, conclui a enfermeira Graziele.

As rodas de conversa com equipes assistenciais sobre a importância da doação de órgãos e tecidos serão realizadas ao longo de todo o mês. No dia 06/09 ocorre uma capacitação com a presença do Banco de Olhos de Cuiabá e da Central de Transplantes.

No dia 13/09 as chefias da Alta Gestão do HUJM participarão de um evento voltado ao gerenciamento de transplantes. Já no dia 27 de setembro (Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos) haverá a atividade de encerramento com ação de panfletagem e sensibilização da comunidade.

Rede Ebserh

O HUJM-UFMT faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação