conecte-se conosco


Internacional

Hong Kong registra novos confrontos neste domingo

Publicado

A polícia disparou hoje (17) gás lacrimogêneo contra manifestantes na Universidade Politécnica de Hong Kong, no momento em que a oposição parlamentar critica as Forças Armadas chinesas que, no sábado (16) retirou escombros das ruas.

Hoje, um grande grupo de pessoas voltou a tentar limpar uma estrada cheia de escombros perto do campus da instituição, mas foi advertido pelos manifestantes de que devia se afastar.

A polícia chegou a algumas centenas de metros e disparou várias granadas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes, que se abrigavam atrás de uma “parede” de guarda-chuvas.

O incidente ocorreu horas depois de intensos confrontos durante a noite desse sábado, em que os dois lados trocaram bombas de gás lacrimogêneo e bombas incendiárias que deixaram focos de incêndio na rua.

Muitos manifestantes entraram para o interior do campus, onde montaram pontos de controle de acesso.

Os manifestantes, que ocuparam vários campus importantes durante a passada semana, recuaram quase por completo, à exceção de um contingente que permanece na Universidade Politécnica.

O mesmo grupo também bloqueia o acesso a um dos três principais túneis rodoviários que ligam a Ilha de Hong Kong ao resto da cidade.

Em outros lugares, trabalhadores e voluntários – incluindo um grupo de soldados chineses que saíram da guarnição – limparam estradas repletas de entulhos no sábado.

Houve incidentes dispersos de manifestantes discutindo e confrontando as pessoas que limpavam as estradas.

Líderes da oposição divulgaram declaração, na qual criticam os militares chineses por se juntarem às operações de limpeza. Os militares têm permissão para ajudar a manter a ordem pública, mas apenas a pedido do governo de Hong Kong.

O governo disse que não havia solicitado a assistência dos militares, descrevendo-a como uma atividade voluntária da comunidade.

*Emissora pública de televisão de Portugal

Edição:

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Internacional

Russos aprovam referendo que pode manter Putin no poder até 2036

Publicado


source
putin
Reprodução/Twitter/KremlinRussia_E

Putin pode estender sua liderança na Rússia por mais 16 anos caso reeleito

Cidadões da Rússia foram às urnas e votaram, em sua maioria, a favor de um pacote de mudanças constitucionais, que permite que o atual presidente do país, Vladimir Putin, permaneça no cargo até 2036.

Os resultados indicaram que o ex-oficial da KGB, que governa a Rússia há mais de duas décadas como presidente ou primeiro-ministro, pode concorrer a mais dois mandatos. Isso significa que ele poderia permanecer presidente por mais 16 anos, caso reeleito nas próximas eleições.

As mudanças na constituição também incluem o aumento dos valores das aposentadorias.

Segundo dados da Comissão Eleitoral Central, 73% dos russos votaram a favor das mudanças, com 25% das urnas apuradas. A votação foi estendida por sete dias e permitida de forma online em algumas regiões, para evitar aglomerações em meio à pandemia de Covid-19.

Caso Vladimir Putin continue no poder até 2028, ele será o mais longevo líder do país na Rússia Moderna, ultrapassando Josef Stálin, que ficou no poder entre 1878 e 1953.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Internacional

Cobras voadoras intrigam cientistas; assista o vídeo

Publicado


source
c
Reprodução

Chrysopelea paradisi em Sabah, na Malásia


As chamadas cobras voadoras são capazes de ondular seus corpos enquanto deslizam pelo ar, e esses movimentos únicos permitem que elas voem, descobriram os cientistas.


O animal, chamado de Chrysopelea paradisi, também conhecido como “a cobra das árvores do paraíso”, tende a viver nas árvores do sul e do sudeste da Ásia. Lá em cima, elas se movem ao longo dos galhos das árvores e, às vezes, para alcançar outra árvore, se lançam no ar.


Segundo com o site Science News, pesquisadores da Virginia Tech, EUA, colocaram etiquetas de captura de movimento em sete cobras e as filmaram com câmeras de alta velocidade, enquanto elas voavam por um trajeto de até 24 metros. 

Eles construíram um  modelo 3D  depois para medir mais de 100 planadores de cobras vivas. Com isso, realizaram experimentos virtuais para investigar a ondulação aérea. 

Assim, os cientistas  puderam observar  que o mesmo movimento ondulante que fazem para deslizar no chão ajudam-nas a planar durante o salto entre uma árvore e outra de forma impressionante.

Apesar do susto de haver cobras voadoras, não é preciso se preocupar: a Chrysopelea paradisi tem um veneno fraco e é considerada inofensiva aos seres humanos.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana