conecte-se conosco


Cuiabá

HMC é referência em ortopedia e traumatologia para pacientes do SUS

Publicado

O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro Dr. Leony Palma de Carvalho (HMC) é referencia em ortopedia e traumatologia para pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade hospitalar realiza diversos atendimentos, como diagnóstico de doenças ortopédicas e cirurgias de alta complexidade. O atendimento é composto por médicos titulares em todas as suas subespecialidades, além de médicos residentes e das áreas multidisciplinares.

Segundo o gestor do HMC, Paulo Rós, o cuidado com o paciente é desde a entrada no pronto-socorro, com o serviço de diagnóstico (exames de imagem e laboratoriais), internação hospitalar, UTIs, centro cirúrgico e ambulatório. Dados de janeiro a abril de 2022 revelam que o HMC realizou 11.501 atendimentos e 929 cirurgias na especialidade de ortopedia na unidade. 

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, o atendimento tão rápido e com tanta eficiência demonstra a importância do hospital à população.

“Nossa estrutura é tão importante, que pacientes do interior buscam o serviço qualificado do HMC. O atendimento humanizado que é oferecido para a nossa gente contempla pacientes da capital, Cuiabá e de outros municípios do estado”, ressaltou o prefeito. 

O balanço referente aos meses de janeiro a abril de 2022 tem como base as entradas no pronto-socorro e os agendamentos de consultas eletivas no ambulatório. De janeiro a abril de 2022 foram 6.094 atendimentos ortopédicos na urgência e emergência e 5.407 consultas ambulatoriais. Os casos envolvendo motos lideraram as entradas nos plantões da urgência e emergência. Foram 152 casos de acidentes de moto. Ainda foram registrados casos de acidente de automóvel (12), atropelamentos (8), quedas (58). Os demais são atendimentos ambulatoriais. 

Segundo o médico e diretor-técnico do HMC, Carlos Maranhão, os principais procedimentos cirúrgicos realizados são de fraturas de membros superiores e fixação de fraturas através de fixadores externos ou internos. E as cirurgias mais complexas são de prótese de quadril para fratura de colo de fêmur e reconstrução óssea.  “A maioria dos pacientes atendidos são vítimas de acidentes de moto e quedas e as patologias mais recorrentes são de fraturas de membros superiores e membros inferiores”, ressaltou.

Um dos beneficiados foi o paciente Leandro Fernandes, 42 de anos, morador do Cinturão Verde, região de chácaras do bairro Pedra 90, em Cuiabá. Ele foi prontamente atendido pelo HMC, após dar entrada na urgência e emergência com fratura na perna direita, foi submetido à cirurgia após passar por todos os exames pré-operatórios. “Aqui estou recebendo o melhor atendimento possível e não tenho do que me queixar. Já passei por outras cirurgias, foi feito enxerto e para melhorar a cicatrização, eu estou passando por sessões de oxigenoterapia hiperbárica. Em breve estarei voltando para casa”, relatou o paciente. 

O gestor do HMC explicou que a unidade hospitalar realiza cirurgias de alta complexidade na área da ortopedia. “A gestão Emanuel Pinheiro entregou um hospital novo e moderno, com equipamentos de ponta como a tomografia e intensificador de imagem dentro do centro cirúrgico”, destacou Rós.

“É importante procurar serviço de referência, onde existem médicos capacitados para direcionarem o tratamento. No HMC dispomos de médicos especialistas em cirurgia de ombro, cotovelo, mão, quadril, joelho, pé, tornozelo e ortopedia pediátrica. Além da equipe multidisciplinar e apoio de profissionais das áreas da cirurgia plástica, fisioterapia e oxigenoterapia hiperbárica, para auxiliar no tratamento da ortopedia de modo geral”, completou o gestor da unidade hospitalar.

O HMC é o único hospital porta aberta para ortopedia em Cuiabá, sendo apenas duas unidades em todo o estado de Mato Grosso, que abrange atendimentos a pacientes da capital e do interior do estado. A equipe da ortopedia é composta por aproximadamente 35 ortopedista, além dos residentes em ortopedia.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

UBS Ilza Terezinha Picoli celebra dois anos de existência com mais de 29 mil atendimentos prestados à população 

Publicado

Foi em clima de festa junina, acompanhado por um delicioso café da tarde composto por comidas típicas, alegria e muita descontração, que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Ilza Terezinha Picolli celebrou nesta sexta-feira (24) seu aniversário de dois anos de existência e bons resultados ao lado das equipes médicas, servidores e pacientes. 

Construída pela Gestão Emanuel Pinheiro e entregue em 27 de junho de 2020, a UBS alcançou neste período a marca de mais de 29 mil atendimentos prestados à população, que contempla além da região citada, outras seis comunidades, sendo elas:  os residenciais Jonas Pinheiro, Wantuil de Freitas, Buriti, Jamil Nadaf, Solar da Chapada e o bairro Terra Prometida. Todos esses locais recebem serviços de assistência médica, saúde bucal, testes e vacinação de diferentes patologias.

A enfermeira-chefe da unidade, Suzana Lissoni, enfatizou a importância do vínculo afetivo conquistado entre os profissionais e os moradores e afirmou que a data especial não poderia passar em branco. “A comunidade é bem participativa conosco, algo que nos orgulha muito e possibilita o trabalho em conjunto. Então, hoje, não poderia ser diferente, nos mobilizamos para fazer deste dia algo diferente e marcante”, disse. 

O local faz parte do programa Hora Estendida, com horário de funcionamento das 7h às 21h. Além disso, conta com equipamentos de última geração, mobílias, salas odontológicas destinadas aos procedimentos da  Atenção Básica de Saúde, respectivamente. 

A moradora da localidade, Janaina Souza, conta que se sentiu lisonjeada com o convite para participar da comemoração ao levar os dois filhos para se vacinar. “Eu achei muito legal a iniciativa, pois, mesmo com a festa aqui, os atendimentos não pararam e as crianças gostaram bastante. Toda a equipe está de parabéns, sou muito bem tratada aqui”, elogiou. 

A ocasião teve ainda a apresentação de palestras voltadas ao tema de alimentação saudável, saúde bucal, atividades de prevenção, habilitação e reabilitação, bem como massagens. 

Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá Prev recebe visita de gestores do Instituto de Previdência de Primavera do Leste

Publicado

O Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá (Cuiabá Prev) recebeu na manhã desta sexta-feira (24) uma visita técnica dos gestores do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Primavera do Leste (Imprev).

Na ocasião, o secretário especial de Previdência da Secretaria Municipal de Gestão, Fernando de Oliveira, fez uma apresentação do Cuiabá Prev ao diretor executivo do Imprev, Eraldo Gonçalves Fortes, e ao gerente administrativo, Ronas Ataíde Passos, que conheceram a estrutura organizacional e a metodologia aplicada pelo fundo de previdência municipal, que serve de referência para outros municípios pelos resultados alcançados durante gestão Emanuel Pinheiro.

“Isso demonstra que estamos no caminho certo. Iniciamos um trabalho com as certificações e reorganização interna, e percebemos que estamos nos tornando referência, várias outras instituições têm nos buscado e isso é muito interessante. Além disso, essa troca de experiências é de extrema importância”, disse o secretário.

Os gestores de Primavera do Leste também destacaram sobre a importância da troca de experiências entre as instituições previdenciárias.

“Para nós é de suma importância buscar conhecer esse instituto que tem uma história e é referência em termos de organização, atendimento e de gestão eficaz. Somos um instituto novo e estamos preocupados com o futuro e o crescimento acentuado no número de aposentados e pensionistas, por isso, procuramos sempre se munir e se posicionar com relação à outras entidades que já estão estruturadas, assim como o Cuiabá Prev que já tem uma estrutura consolidada e que, com certeza, vai auxiliar bastante na nossa tomada de decisões”, reforçou Fortes.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana