conecte-se conosco


Cuiabá

Habitação: Dr. Xavier lidera comissão de moradores que teme sofrer desocupação judicial no Amperco

Publicado

span style”color: rgb(34, 34, 34) font-family: arial, helvetica, sans-serif font-size: 14px”>Grupo de moradores foi recebido pelo presidente da Secretaria de Habitação, Air Praeiro, que garantiu instituir providências nesta segunda-feira para iniciaro processo deregularização fundiária urbana da área ocupada, sem que isto ocasione qualquer tipo de transtorno aos habitantes do bairro e ao meio-ambiente, em si

O vereador Dr. Xavier participou hoje (7) cedo de reunião na Secretaria Municipal de Habitação de Cuiabá-MT, quando liderou grupo derepresentantes do bairro Amperco, acompanhado pelo presidente da Associação de Moradores, Juscelino Campos. O objetivo dessa visita foi reivindicar a permanência dos comunitáriosque residem na Avenida Sinop (Amperco), espaço oficialmente reconhecido como área verde. São 80 famílias ameaçadas de despejo pela Justiça, informou o parlamentar, sob a alegação de que a ocupação trouxeprejuízos ao meio ambiente. Dr. Xavier entende que é possível administrar uma solução que contemple os dois lados, ou seja: não retirar o lar de quem tem apenas um teto, e, ao mesmo tempo, garantir a proteção ambiental. Pontos que a comissão de moradores aprovaintegralmente.

“Antes de mais nada, éum problema social: essas 80 famílias não têm para onde ir. Estão à espera de que a Justiça se pronuncie favoravelmente a elas, não suprimindo o direito de permanecer nos imóveis que construíram com tanta dificuldade. Mesmo porque, se acaso forem retirados de lá, não terão condições de montar uma nova estrutura familiar para abrigar seus entes queridos. São pessoas humildes, trabalhadoras, e que merecem, com certeza, total atenção do Poder Público. Nessa linha, agendamos reunião com o presidente da Secretaria de Habitação para aprofundar as discussões a respeito da implementação deregularização fundiária na referida área. O saldo da audiência foi excelente, a meu ver, pois mais uma vez o secretário Air Praeiro sinalizou total disposição de ajudar, prontificando-se a ultimar providências relativas ao processo de regularização fundiária já a partir desta segunda-feira, quando os técnicos da Habitação irão ao Amperco”.

O presidente da Associação de Moradores, Juscelino Campos, afirmou que o encontro foi mesmo a contento da expectativa geral dos moradores da Avenida Sinop (Amperco). “O presidente Praeiro nos instruiu a providenciar toda a documentação que constará da fase inicial da regularização fundiária urbana. Suas palavras tranquilizaram a comunidade, posto que muitos estavam preocupados em perder suas casas de uma hora para outra, segundo é praxe nessas ações de desocupação judicial. Felizmente, ganhamos mais algum tempo, e creio que tudo será resolvido brevemente. Agradecemos ao vereador Dr. Xavier por estar sempre nos assistindo, e também agradecemos à Secretaria de Habitação por essaacolhida, de claro tom esperançoso”.

João Carlos de Queiroz – Assessoria Vereador Dr. Xavier

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Prefeitura divulga painel de casos de Covid-19 em Cuiabá deste domingo (24)

Publicado


.

Neste domingo (24), Cuiabá tem 489 casos confirmados de residentes no município e 121 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Destes, 163 já estão recuperados da doença e houve 7 óbitos de residentes e 9 de não residentes. Na rede hospitalar há 77 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 45 na UTI e 32 em enfermaria. Também estão internados 42 pacientes com suspeita da doença, sendo 13 na UTI e 29 em enfermaria.

 

Continue lendo

Cuiabá

Mais treze pessoas aceitaram convite e são acolhidas no “Hotel Albergue”

Publicado


.

Mais uma ação emergencial voltada a população em situação de rua nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus aqui na Capital, resultou no acolhimento de treze pessoas que aceitaram o convite e foram encaminhadas para o “Hotel Albergue”. A ação foi realizada neste sábado (23) pela equipe de abordagem da Assistência Social.

Os pontos visitados foram os de maior concentração desse público, sendo eles o Beco do Candeeiro, Morro da Luz, Rodoviária e Porto. “Esse trabalho de sensibilização é permanente. Além das abordagens, as pessoas receberam orientações sobre o novo Coronavírus, importância da higienização e do isolamento social.

É meta do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da nossa primeira-dama Márcia Pinheiro oferecer acolhimento para o maior número possível de pessoas em risco de vulnerabilidade social. Sabemos que muito ainda são resistentes, mas esse trabalho contínuo, aos poucos vai alcançando os resultados por nós esperados”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Para aquelas pessoas que não aceitaram e não entenderam a importância do isolamento social, foram distribuídos cobertores, por conta do frio, além das refeições que estão sendo distribuídas desde o mês de março para esse público.

Os cobertores são arrecadados por meio da Campanha Aquece Cuiabá, que tem como idealizadora a primeira-dama Márcia Pinheiro. “A ação ocorre sempre que a temperatura cai na Capital, onde já há uma sensibilização por parte da equipe e uma preocupação por parte da gestão Emanuel Pinheiro em oferecer um serviço humanizado e ainda mais acolhedor, buscando aquecer um pouco esse momento gelado da nossa Capital”, informou Márcia Pinheiro.

Na oportunidade, a secretária fez questão de pontuar um fator importante e que merece ser observado. Segundo ela, muito mais que conseguir encaminhar essas pessoas para o acolhimento, é fazer com que elas permaneçam e entendam a importância do isolamento social nesse momento da pandemia. “Quero aqui esclarecer que, muito mais que o aceite da pessoa em situação rua é conseguir fazer com que ela permaneça em uma de nossas unidades de acolhimento. Muitas delas saem e depois querem retornar, o que coloca em risco aqueles que permaneceram em isolamento. Por isso que estamos intensificando essas ações para reforçar essa sensibilização”, esclareceu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Com mais essa ação de acolhimento, o “Hotel Albergue” abriga cerca de 89 pessoas em situação de rua, sendo a maioria das vagas ocupadas por homens.

A distribuição das vagas é feita de acordo com o perfil de cada um. No “Hotel Albergue” estão sendo acolhidas aquelas pessoas que já estão há algum tempo em lugares de grande concentração desse público, como o Morro da Luz, Praça do Porto, Rodoviária e Beco do Candeeiro. 

“Estamos trabalhando para sensibilizar o maior número de pessoas em situação de rua, a fim de oferecer maior dignidade, saúde e segurança para essas pessoas. Esse trabalho já faz parte da rotina da Secretaria, mas nesse momento de crise está sendo intensificado com essas ações emergenciais. Além disso, quero deixar o meu agradecimento a equipe, que não tem medido esforços para executar esse trabalho, enfrentamento o medo e todas as dificuldades”, concluiu a secretária.

CRAS JARDIM ARAÇÁ- Além da ação emergencial de abordagem aos moradores em situação de rua, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Jardim Araçá também fez a distribuição de cobertores para os moradores dos bairros de abrangência da Unidade.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana