Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Opinião

GUILHERME DIAS – Humanizando e resgatando memórias por meio da revitalização do centro histórico de Cuiabá

Publicado

Celebramos os 305 anos de história da querida Cuiabá. Uma cidade com tanto para contar e que agora pode projetar algumas de suas memórias em um futuro bem próximo. Em breve, os moradores poderão reviver lembranças como comer bolo de arroz no mercado municipal enquanto prosea com os amigos. Ou ainda passear pelo centro histórico, que será renovado e mais seguro, por sinal, um pleito antigo dos frequentadores desta bela região de nossa cidade. Este é o presente que, por meio da Parceria Público Privada (PPP), entregaremos para a população cuiabana.

A CS Mobi Cuiabá nasceu com o propósito de redefinir o cenário urbano central da capital mato-grossense, devolver a autoestima da cidade e fortalecer os laços culturais. O projeto de revitalização e modernização da região central contempla a construção do novo Mercado Municipal Miguel Sutil, requalificação de vias e passeios, troca do mobiliário urbano e gestão do estacionamento rotativo que visa ordenar, humanizar e democratizar uso dos espaços públicos.

Como CS Mobi Cuiabá estamos fortalecendo os laços, mas como grupo Simpar temos um relacionamento com o estado de Mato Grosso há mais de 50 anos. Demonstrando que aqui é uma terra próspera com potencial de crescimento e de se tornar referência em qualidade de vida, uma vez que o projeto de revitalização do centro histórico cuiabano já está sendo reconhecido Brasil a fora.

Para se ter uma ideia da dimensão do projeto para Cuiabá, o novo Mercado Municipal Miguel Sutil possuirá 22 mil m² de área construída e o maior painel verde da América Latina, resgatando o título quase esquecido de “Cuiabá, cidade verde”. A CS Infra, aqui representada pela CS Mobi Cuiabá, e todo o grupo Simpar, tem um compromisso com a população cuiabana. Podemos afirmar que estamos entregando mais qualidade de vida e sustentabilidade com uma iniciativa assinada por arquitetos premiados internacionalmente e especialistas em inovação e soluções arquitetônicas, como Aflalo/Gasperini Arquitetos – que possui mais de 60 anos no mercado e Ruy Resende Arquitetos que dentre tantos projetos é o responsável pelo Museu do Amanhã, executado em parceria com o também renomado Arquiteto Espanhol Santiago Calatrava.

Além disso, a renovação do mobiliário urbano, incluindo pontos de ônibus, calçadões e relógios, visa oferecer não apenas funcionalidade, mas também beleza, segurança e conforto para os moradores e visitantes. Essas mudanças são pensadas para melhorar a mobilidade urbana, tornando o centro da cidade um lugar mais convidativo e agradável para todos.

Entendemos que a revitalização de Cuiabá é um projeto que vai além da infraestrutura. É uma iniciativa que fala diretamente ao coração dos cuiabanos, reforçando a identidade cultural da cidade e promovendo um sentimento de pertencimento e orgulho. Ao resgatar as tradições e memórias coletivas, o projeto não apenas celebra o passado, mas também abre caminho para novas histórias e experiências.

Enquanto Cuiabá avança para o futuro, a revitalização promovida pela CS Mobi Cuiabá é um lembrete poderoso de que o progresso pode ser alcançado sem perder a essência do que nos torna únicos. Este projeto é um tributo à história da capital, aos seus moradores e à sua capacidade de se reinventar, mantendo-se fiel às suas raízes é acima de tudo, um respeito a sua identidade.

Cuiabá, aos 305 anos, está pronta para embarcar em um novo capítulo de sua história, mais inclusiva, acessível e, acima de tudo, humana. É um momento de celebração, não apenas pelo que fomos, mas pelo que estamos nos tornando juntos.

Guilherme Dias – Diretor Executivo da CS Infra

publicidade
1 comentário

1 comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana