conecte-se conosco


Nacional

Guarulhos implanta coleta seletiva em 100% do município

Publicado

source
Caminhão de coleta seletiva em Guarulhos
Jackson Argolo/Prefeitura Municipal de Guarulhos – 12.05.2022

Caminhão de coleta seletiva em Guarulhos

Desde segunda-feira (9) todos os bairros de Guarulhos passaram a contar com o serviço semanal de coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis, como garrafas PET e demais embalagens plásticas, potes de vidro, isopor, metal e papelão. Os itens devem estar limpos e dispostos em frente à residência, em sacos ou caixas, sem atrapalhar os pedestres, conforme a agenda de passagem dos caminhões. Óleo de cozinha usado também será recolhido, desde que esteja em recipiente fechado.

Os bairros agora incluídos no roteiro serão atendidos no período noturno, das 18h à meia-noite, de segunda-feira a sábado. As regiões beneficiadas desde a implantação do serviço, em novembro do ano passado, continuam a ser atendidas durante o dia, das 8h às 16h, também de segunda a sábado. O material recolhido pela coleta seletiva é encaminhado às seis cooperativas de catadores da cidade, que empregam 150 pessoas.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, pasta responsável pela limpeza urbana, no último mês de março, quando 50% da cidade contava com coleta seletiva, foram recolhidas 320 toneladas de materiais recicláveis. “A implantação da coleta seletiva em todos os bairros de Guarulhos é mais um compromisso do nosso plano de governo que se torna realidade e nos coloca entre as poucos cidades do país totalmente contempladas pelo serviço. A adesão da população está aumentando e a quantidade de material recolhido já é bastante significativa”, afirmou o prefeito Guti.

Ajudar a preservar os recursos naturais e a diminuir a geração de lixo são deveres de todos nós, conforme explica Rodnei Minelli, secretário de Serviços Públicos. “Cada garrafa ou latinha reciclada, por exemplo, significa economia de recursos naturais finitos e sem os quais não pode haver vida. Estamos nessa luta para ampliar o volume de materiais reciclados em nosso município atuando em diversas frentes, desde a circulação de carro de som pelas ruas, passando por cursos presenciais e online, até trabalhos em escolas para que crianças e jovens compreendam a importância da reciclagem e levem essa consciência às suas famílias”, afirmou o gestor.

Coleta Seletiva – agenda

Segunda-feira

Diurno: Vila Carmela, Jardim Maria Dirce, Jardim Presidente Dutra (parcial), Jardim Pinhal, Jardim Leila, Jardim Toscana, Jardim Rossi, Jardim Cocaia, Vila Maricy, Jardim Testai, Jardim da Mamãe, Jardim Santa Clara, Jardim dos Pinheiros (parcial), Picanço I, Jardim São João. Noturno: Jardim Bananal, Jardim Fortaleza, Morro Grande, Capelinha.

Terça-feira

Diurno: Jardim Bom Clima, Vila Fátima, Macedo, Jardim Santa Francisca, Parque Alvorada, Vila Paraíso, Cidade Parque Brasília, Jardim Silvestre, Jardim Rodolfo, Parque das Nações, Parque Jurema (parcial), Cumbica e Taboão I. Noturno: Lavras, Jardim São João e Tanque Grande.

Quarta-feira

Diurno: Inocoop, Parque Flamengo, Parque Continental IV, Conjunto Residencial Haroldo Veloso, Cidade Seródio, Jardim Testai, Jardim Santa Cecília, Jardim Iporanga, Vila Rio de Janeiro, Jardim Cristin Alice, Vila Grêmio, Jardim Diogo, Portal dos Gramados, Vale dos Machados, Vila Itapoã (parcial), Jardim Gracinda (parcial), Picanço (parcial), Jardim Baruchi (parcial), Taboão II. Noturno: Água Chata, Centro, Pimentas / Vila Any.

Quinta-feira

Diurno: Jardim Bela Vista, Jardim Monte Carmelo, Vila Barros, Jardim Ansalca, Jardim Guilhermino, Jardim Santa Maria, Jardim Angélica, Jardim Monte Alegre, Parque São Miguel (parcial), Jardim Carvalho, Parque Jurema (parcial), Parque Stella, Picanço II. Noturno: Cabuçu, Invernada, Ponte Grande, Porto da Igreja, Várzea do Palácio.

Sexta-feira

Diurno: Jardim Presidente Dutra, Parque Cecap, Jardim Maia, Cidade Maia, Residencial Mazzei, Bonsucesso. Noturno: Cidade Aracília, Cabuçu de Cima, Sadokim, Água Azul, Bonsucesso, Mato das Cobras.

Sábado

Diurno: Jardim Palmira, Parque Continental I, Parque Continental II, Parque Continental III, Água Chata (parte), Jardim Nova Cidade, Jardim Ferrão, Jardim Vila Galvão e Torres Tibagy. Noturno: Gopoúva, Jardim Tranquilidade, Vila Augusta, Itapegica.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram  e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nacional

Delegado da Polícia Federal pede apreensão do celular de Aras e Guedes

Publicado

Procurador-geral da República, Augusto Aras
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Procurador-geral da República, Augusto Aras

Responsável por inquéritos sensíveis ao governo de Jair Bolsonaro, o delegado de  Polícia Federal Bruno Calandrini solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) duas medidas que geraram mal-estar em integrantes da corporação. 

A primeira foi um pedido de busca e apreensão do telefone celular do procurador-geral da República Augusto Aras e do ministro da Economia Paulo Guedes, já negado pelo ministro Luís Roberto Barroso, que não viu elementos para justicar tais ações. 

A segunda foram diligências contra a própria cúpula da PF, que está sob análise da ministra Carmen Lúcia.

O pedido de diligências contra a cúpula da PF foi revelado no sábado pelo portal “Metrópoles” e seria motivado por suspeitas de interferência de diretores da PF na investigação sobre o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Os alvos dessas diligências e o teor estão mantidos sob sigilo.

O caso deflagrou uma crise interna na atual gestão do diretor-geral Marcio Nunes de Oliveira. A avaliação entre integrantes do órgão é que foi uma tentativa do delegado Bruno Calandrini para se blindar da sindicância aberta após ele acusar que houve interferência na investigação do ex-ministro Milton Ribeiro.

Calandrini foi notificado para prestar depoimento sobre o caso, mas até agora não compareceu. Segundo interlocutores, há um receio do delegado que a sindicância seja usada para puni-lo pela atuação no caso.

O delegado Calandrini chegou a escrever, em mensagem a seus colegas, que houve interferência para impedir a transferência do ex-ministro para Brasília após sua prisão. Mas a direção da PF argumentou que não houve tempo nem disponibilidade de aeronave para realizar o deslocamento.

No pedido de busca e apreensão contra Aras e Guedes, Calandrini também havia pedido medidas contra o advogado do ministro, Ticiano Figueiredo.

O requerimento tinha como base a divulgação de um diálogo entre Aras e Ticiano no qual o advogado pedia que o procurador-geral intercedesse para suspender um depoimento de Guedes à PF em uma investigação sobre desvios no fundo de pensão dos Correios, o Postalis. Guedes havia sido citado em um depoimento. Barroso, entretanto, considerou que não havia elementos para autorizar a medida e arquivou o pedido.

Os pedidos provocaram descontentamento na PF. Os delegados que integram a atual gestão avaliam que havia poucos elementos para justificar as medidas. Calandrini não consultou seus superiores ao apresentar os pedidos e os protocolou diretamente no STF.

Procurada, a PF não comentou. A assessoria de Aras afirmou que não iria se manifestar porque o caso já havia sido arquivado.

O advogado Ticiano Figueiredo, que defende o ministro Paulo Guedes, afirmou em nota: “Se isso for verdade mesmo, esse é um ato que se revela autoritário, odioso e destoa do trabalho relevante dos delegados da Polícia Federal. Causa perplexidade, já que exercer, de forma plena, o direito de defesa dos clientes, é um dos pilares do Estado Democrático de Direito e não pode, jamais, ser criminalizado por quem quer que seja”.

Também procurado, Calandrini não respondeu aos contatos da reportagem.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

Continue lendo

Nacional

Aeronave cai sobre casa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro

Publicado

Aeronave cai sobre casa na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro
Reprodução/Twitter

Aeronave cai sobre casa na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro

Um avião caiu na tarde de hoje no bairro da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. As primeiras informações apontam que duas pessoas estavam dentro da aeronave e teriam sido levadas ao hospital. Não há informações sobre mortos. 

Não há informações sobre a causa do acidente até o momento.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um homem recebe atendimento médico ao lado da aeronave, perto de uma piscina. 

*Mais informações em instantes.

Fonte: IG Nacional

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana