Várzea Grande
Guarda Municipal inicia participação em curso básico de inteligência de segurança pública
Curso teve duração de duas semanas, com mais de 110 horas/aula
A Guarda Municipal de Várzea Grande participou pela primeira vez do Curso Básico de Inteligência de Segurança Pública da Polícia Militar. No 10º curso, participaram 70 agentes de segurança pública do estado. O curso é idealizado pela Inteligência de Segurança Pública da Polícia Militar. O curso teve duração de duas semanas, com mais de 110 horas/aula.
Segundo o secretário de Defesa Social, Cel Alessandro Ferreira da Silva, a oportunidade da participação do Inspetor GM Evandro Homero Dias, neste curso reflete não apenas seu comprometimento pessoal, mas também o investimento das instituições de segurança pública na capacitação de seus profissionais para lidar com os desafios contemporâneos com eficiência e expertise.
“Uma das nossas principais metas é poder prestar um serviço público cada vez melhor, com mais qualidade a nossa população. Esta é, inclusive, uma determinação do prefeito Kalil Baracat, em profissionalizar e qualificar cada vez mais os integrantes da corporação. Para isso, é primordial que nossos servidores sejam constantemente capacitados. A troca de experiências e de conhecimentos entre diferentes órgãos é enriquecedora e impacta diretamente na melhoria da qualidade da prestação de serviços”, ressalta o secretário Cel. Alessandro, dizendo ainda que “a capacitação possibilita debater e pensar novas formas de produzir conhecimento. Este é o ambiente perfeito para o que propõe o curso: agentes que saibam romper as barreiras, agir com reserva, criatividade e com inteligência”, relata ele.
Nesta edição, participaram, ainda, agentes dos órgãos da Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Polícia Penal, Guarda Municipal de Várzea Grande, Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, Secretária-Adjunta de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Polícia Militar de Goiás.
O comandante da Diretoria da Agência Central de Inteligência, coronel Ronaldo Roque da Silva, explicou que a capacitação tem como objetivo dar continuidade às ações de assessoramento ao Comando Geral e comandos regionais na tomada de decisões sobre o policiamento no estado.
O coronel ressaltou que a unidade especializada utiliza meios e técnicas na busca de análise estratégica e criminal na produção de conhecimento, empregando procedimentos sistemáticos, estudos e avaliações, a fim de identificar e compreender as características e modos de atuação da criminalidade.
“O Sistema de Inteligência da Polícia Militar de Mato Grosso tem apresentado resultados mais significativos, pelo trabalho excepcional por parte dos nossos agentes e dos agentes da segurança em um trabalho conjunto no combate à criminalidade de todos os âmbitos, nas zonas rurais e urbanas do nosso estado”, destacou.
O Inspetor GM Evandro Homero Dias, disse que tanto para ele como para a Corporação a capacitação possibilita debater e pensar novas formas de produzir conhecimento. “Esta capacitação não só vai beneficiar Várzea Grande, como todo o Estado de Mato Grosso, pois a grande maioria pertence e compõe o Sistema de Inteligência da Polícia Militar, nessa formação continuada, e ainda mais especial que reúne agentes de diversos órgãos da Segurança Pública, como nós da Guarda Municipal. Isso demonstra para nós a honra, em pertencermos e integrarmos as forças de segurança do nosso estado. Pois a Guarda Municipal vem avançando em todos os aspectos. E mais recente a Guarda Municipal de Várzea Grande, está inserida, juntamente com os demais órgãos da segurança pública, no Sistema único de Segurança Pública- SUSP-do Governo Federal”, informou Evandro Homero.
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Política MT09/12/2024 - 12:15
“PT consegue quebrar uma empresa que não tem concorrência”, diz Medeiros sobre Correios
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Jurídico06/12/2024 - 20:30
Ex-secretário alega dívidas, mas juiz mantém obrigação de devolver mais de R$ 700 mil
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida