conecte-se conosco


Várzea Grande

Guarda Municipal divulga balanço de ações realizadas em março

Publicado

A secretaria de Defesa Social de Várzea Grande divulgou o balanço das atividades desenvolvidas pela Guarda Municipal, durante todo o mês de março. De acordo com os dados operacionais foram realizados no mês março 10.209 ações, destas 7.096 foram referentes às notificações de infrações às Leis de Trânsito; 1.161 alunos atendidos pelo programa de Educação para o Trânsito; 1.146 atendimentos feitos pela Junta Militar; 640 rondas preventivas realizadas nas unidades escolares; 119 atendimentos de acidentes de trânsito sem vítimas; 29 atendimentos junto a Defesa Civil e 18 registros de ocorrências policiais.

De acordo com o secretário de Defesa Social e também comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, a atuação da Guarda Municipal  teve um aumento, principalmente, no que tange aos autos de infrações no trânsito. “Embora a Guarda Municipal tenha trabalhando a conscientização, os motoristas ainda não estão respeitando as Leis de Trânsito e acaba cometendo várias imprudências, o que tem ocasionado o aumento das autuações. Várias vias importantes da cidade tiveram mudanças na redução da velocidade, por exemplo, na  Avenida da Feb só pode transitar no máximo a 60km por hora, e ainda assim motoristas desrespeitam o limite de velocidade, fora as outras infrações como dirigir sem usar o cinto de segurança, ou dirigir falando ao celular", destacou.  

Leia Também:  Projetos integrados promovem inclusão social 

O comandante explicou que a Guarda Municipal tem trabalhado no reordenamento do trânsito, com uso de equipamentos de tecnologia, como o radar eletrônico, operações da ‘Lei Seca’ com o uso de bafômetros, e também punindo os motoristas que insistem em estacionar em locais proibidos como vagas de idosos, ou obstruindo passagem de carros em garagens . “Várias dessas ações são executadas em parceria com as Polícias Militar, Rodoviária Federal e Estadual, e pela Polícia Judiciária Civil”.  

Ainda dentro do reordenamento do trânsito em Várzea Grande, a Guarda Municipal, desta vez em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, tem restringido o tráfego de veículos pesados – caminhões e carretas – dentro do perímetro urbano. A intenção é elaborar um projeto de lei que regulamente o tráfego, e determine os horários e locais permitidos.

“Muitas empresas localizadas no perímetro urbano, não possuem estacionamentos próprios para caminhões para descarga de produtos, daí a necessidade da regulamentação por Lei para definição de horários, para não obstruir o trânsito principalmente na Região Central”.

Leia Também:  Várzea Grande quita salário de junho e eleva nível de servidores

A partir de 1º de junho, a fiscalização por meio de radar móvel será estendida à Avenida Aleixo Ramos, mais conhecida como Estrada da Guarita, que também terá monitoramento de velocidade, com o máximo de 60km por hora. Desde o início do ano, as Avenidas da FEB, 31 de Março e Filinto Muller já estão com o tráfego monitorado via radar móvel.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Roda de conversa busca aperfeiçoamento para alinhar conhecimento na área de odontologia

Publicado

A fim de apresentar medidas de prevenção e disseminar conhecimento entre si, médicos dentistas que atuam no Centro Especializado de Odontologia de Várzea Grande (CEO), e também profissionais da Rede SUS de Várzea Grande se reuniram na manhã desta segunda-feira 15, na própria unidade para participar da roda de conversa, “Café e Prosa”. O encontro que acontece a cada dois meses entre os profissionais propõe a busca pelo aperfeiçoar de conhecimento e troca de informações. Serão 38 servidores que se reunirão durante 2 dias de evento que teve inicio nesta segunda e será realizado novamente no próximo dia 17, quarta-feira. 

A palestra foi ministrada pela Dr. Marília de Ornellas Sivieri, médica dentista especialista em ortodontia funcional dos maxilares e ortodôntica. A médica falou das medidas preventivas que os profissionais podem e devem trabalhar no dia-a-dia a fim de evitar problemas futuros, principalmente quando se fala em odontologia pediátrica, por meio da prevenção e da educação em saúde. 

“A odontopediatra acompanha o crescimento, as trocas dentárias e os hábitos dos seus pacientes desde o nascimento, com o objetivo de que cheguem à idade adulta com uma boca sadia e funcional, mantendo sempre hábitos que estimulam uma vida saudável para a saúde bucal”.

Leia Também:  Sicoob abre crédito consignado para servidores públicos de Várzea Grande

A dentista e responsável técnica pelo planejamento da Educação continuada dos servidores da rede e do CEO, Renata Pereira Aleixes,  fala da importância dessa troca de informação entre os servidores para que a rede como um todo alcance o alinhamento nos atendimentos, proporcionando a população de Várzea Grande um serviço cada vez mais humanizado e de excelência.

“Estamos hoje com todos os profissionais de odontologia, 100% efetivos, ou seja concursados. Isso nos permite trabalhar de uma forma mais alinhada, com profissionais capacitados simultaneamente. A cada treinamento temos a certeza de que os investimentos em capacitações para os nossos servidores são cada vez mais validos, porque esses profissionais não sairão da rede de serviços do SUS municipal. Na capacitação de hoje, não tivemos nenhum gasto. Nossos ministradores são convidados e de acordo com a agenda deles conseguimos realizar essas reuniões a custo zero para a gestão”, explica a médica.   

Na terça feira, 17, no período vespertino os profissionais voltam a se reunir para mais uma roda de conversa. Na ocasião ainda serão tratadas medidas de prevenção com o foco voltado para o atendimento às crianças. “As crianças são pacientes que nos permite trabalhar com prevenção, além disso são multiplicadores de informação. Quando conseguimos orienta-los adequadamente quanto a uma saúde bucal de qualidade, dificilmente eles perdem o hábito da vida saudável durante  o decorrer da vida adulta”, diz Dr. Marilia.

Leia Também:  Desenvolvimento de Várzea Grande atrai uma das maiores redes varejistas do Brasil

O Centro Odontológico atende de segunda à sexta das 7:30h às 17:30h. Estão a disposição da população 16 consultórios, com 31 dentistas que atendem nos períodos matutino e vespertino.Os pacientes são regulados pela rede SUS municipal , por meios das unidades básicas de saúde. Crianças menores de 6 anos, autistas ou com alguma necessidade especial de qualquer idade pode solicitar atendimento diretamente na unidade. 

Por: Letícia Kathucia – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Várzea Grande já empossou 80% dos aprovados no último concurso

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande já empossou 80% de todos os aprovados no último concurso público realizado em 2018 para a Educação Pública. De um total de 1.090 aprovados, 865 foram convocados e empossados, restando 225 a serem chamados para assumirem suas funções até o primeiro trimestre de 2020 com a inauguração de novas unidades escolares.

Das oito funções que estavam previstas no Concurso Público para a Educação Municipal, quatro já zeraram as convocações dos aprovados, sendo 355 cargos de professores para Ensino Infantil e Fundamental; 158 cargos de Técnico de Manutenção da Infraestrutura e Higienização Escolar; 67 Técnicos em Nutrição Escolar, 25 Agentes Administrativos.

Nos demais quatro casos, dos 187 aprovados para Técnico de Desenvolvimento Infantil – TDI, 90 foram convocados; dos 176 aprovados para Técnico de Desenvolvimento Educacional Especializados – TDE, 110 foram convocados; 90 aprovados para Técnico de Manutenção e Segurança da Infraestrutura Escolar, 40 foram convocados e 31 estão em exercício e por fim de 32 aprovados para o Transporte Escolar, 20 foram convocados.

Em solenidade das secretarias municipais, de Administração e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foram concluídas às assinaturas dos termos de posse dos aprovados no Concurso Público para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, na função de Docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental (Professor). As 355 vagas disponibilizadas no edital 001/2017 foram preenchidas com a convocação dos últimos 39 profissionais de nível superior.

A cerimônia de posse foi realizada no Espaço de Formação de Várzea Grande – Anexo II, e contou com as presenças da prefeita Lucimar Sacre de Campos, do senador Jayme Campos, de secretários municipais e familiares dos concursados.   

Além dos professores foram empossados ainda os aprovados na função de Técnicos de Desenvolvimento Infantil, Técnico de Desenvolvimento Educacional e Especializado, Agente Administrativo, Técnico de Manutenção e Segurança da Infraestrutura Escolar, Técnico em Nutrição Escolar, Técnico de Manutenção da Infraestrutura e Higienização Escolar e Técnico de Suporte Administrativo Educacional (Transporte Escolar).

Leia Também:  Em Comemoração a Lei Maria da Penha

“Nada é mais sagrado para um chefe de família do que ter meios para prover o sustento daqueles que lhe são caros. Essa cerimônia é um passo marcante na carreira destes profissionais aqui presentes, a posse em um concurso público, e em especial na área de Educação. Várzea Grande realizou o maior concurso público da atualidade para mais de 2,5 mil cargos, sendo que somente na Educação foram aprovados 1.090 aprovados dos quais 865 já foram empossados com a inserção destes 139 funcionários que a partir de hoje passam a ser de fato e de direito, servidores do Poder Público Municipal”, destacou a prefeita Lucimar Campos.  

A gestora disse ainda que os servidores públicos são a mão do poder público e que leva serviços de saúde, de educação, do social e até mesmo de obras em prol de todos, por isso sou agradecida pela parceria e pelo respeito mútuo que existe na relação poder público e servidores, cada um cumprindo o seu papel na construção de uma Várzea Grande que seja melhor para toda a gente.  

O secretário de Educação, Silvio Fidelis, lembrou que o Concurso Público foi realizado no primeiro semestre de 2018 e que tem pouco mais de um ano de vigência, quando a sua validade é de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos. “Isso representa dizer que 80% dos aprovados já foram convocados para assumir suas unções como servidores, condições esta conquistada nos méritos e conhecimentos que cada um expôs no seu concurso. Teremos mais uma etapa a ser concluída em janeiro de 2020, quando novos servidores serão empossados para assumirem atividades desenvolvidas nos centros infantis”, anunciou.  

O senador Jayme Campos destacou que o serviço público é uma profissão de respeito e que merece ser valorizada. “Além da estabilidade funcional, os servidores da Prefeitura Municipal têm salário em dia e a valorização profissional. Posso afirmar que muitas pessoas gostariam de ter a mesma oportunidade que vocês estão tendo agora, de estar ingressando no poder público e por meio de um concurso público. Que todos possam caminhar juntos em busca do fortalecimento do papel que cada um desempenha no setor da Educação, principalmente, aos professores que participam ativamente na formação do aluno como ser humano e cidadão íntegro e relevante dentro da sociedade”, afiançou.

Leia Também:  Escolas Públicas de Várzea Grande realizam ações de conscientização no Dia Mundial da Água

O secretário de Administração, Pablo Gustavo Moraes Pereira, lembrou que todas as áreas da gestão pública participaram do concurso que está paulatinamente convocando os aprovados e ou classificados para assumirem suas funções e desempenharem um bom serviço em prol de Várzea Grande e de sua gente.

Já para o representante da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Ícaro Reveles (PSB), além da oportunidade do emprego e da renda, ganha a cidade, ganha a população e principalmente o serviço público com pessoas comprometidas que gostam da cidade e de sua gente e, portanto, “vão se dedicar ainda mais por suas profissões mas também por Várzea Grande e sua população”, disse o parlamentar.  

Mais que estabilidade funcional, Ariana Carla Figueira da Silva, que tomou posse como professora, quer poder contribuir para o fortalecimento da Educação e compartilhar experiências, não somente como pedagoga, mas atuar de forma mais ampla uma vez que a docente também tem formação em artes cênicas. “Aliar ensinamentos teóricos sem perder a forma lúdica também é uma forma de ensinar”, comemorou a concursada.

Stela Oliveira Capobianco Poleto, que tomou posse como Técnica de Desenvolvimento Infantil (TDI), disse que é a primeira vez que passa em um concurso público e está animada para começar a trabalhar. “Vou me dedicar ao trabalho, sem perder o foco em outros concursos uma vez que sou professora de química, e tenho esperanças de no futuro atuar dentro da minha formação”, completou.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana