Grupo Pereira lança programa para acelerar o uso da inteligência artificial na companhia

· 1 minuto de leitura
Grupo Pereira lança programa para acelerar o uso da inteligência artificial na companhia
Iniciativa cria rede de embaixadores em todas as áreas da empresa para capacitar equipes e ampliar o impacto da IA no dia a dia

Transformar tecnologia em valor para o negócio e para as pessoas é o propósito central do P.A.I (Personal Artificial Intelligence), desenvolvido pelo Grupo Pereira, sétimo maior varejista do país, formado por supermercados, atacadistas, atacarejos, restaurantes, farmácias, empresa de turismo, logística e um braço financeiro. O programa cria uma comunidade de embaixadores de IA em 13 áreas da companhia, como marketing, operações, financeiro, prevenção etc, com o objetivo de capacitar os colaboradores, implementar ferramentas de IA, fortalecer a cultura digital e desmistificar o uso da IA  no dia a dia dos times.

Para orientar a adoção das soluções, a empresa definiu critérios que ajudam a identificar quais dores a IA pode resolver e seus impactos em custos, tempo, produtividade e segurança da informação. “O PAI é um programa de pessoas, que une RH e TI, para que o colaborador de qualquer área identifique alternativas de IA que possam ajudar nos seus processos. É como um BP, mas com foco em tecnologia e representa um passo importante na construção de uma cultura de inovação com responsabilidade” diz Paulo Nogueira, diretor de Gente e Gestão do Grupo Pereira.

Cada setor contará com um ‘PAI’, profissionais que receberão capacitação específica para atuar como ponte entre as áreas de negócio. Esses embaixadores terão a missão de acompanhar tendências, incentivar a adoção de soluções de IA, além de compartilhar conhecimento com suas equipes. Com a colaboração,  governança clara e foco no resultado, vamos transformar a tecnologia em valor para todos.

O programa prevê, ainda, treinamento contínuo por meio da Universidade Corporativa, além de mentorias com especialistas e participação em hackathons voltados à resolução de desafios do Grupo, além do Clube dos PAIs, com encontros quinzenais para troca de experiências e boas práticas. “Temos diversas iniciativas que já usam IA, seja algo pronto, seja algo desenvolvido internamente. Agora vamos expandir esse tema para toda a companhia e equipes que aplicarem a IA de forma bem-sucedida em seus projetos serão reconhecidas e premiadas, reforçando a cultura de inovação orientada a resultados e impacto positivo para clientes e operação”, afirma Alfredo Lopes, diretor de TI do Grupo Pereira.