conecte-se conosco


Cuiabá

Grupo de mães e profissionais da saúde organizam Caminhada Pela Amamentação em Cuiabá

Publicado

Para dar as boas-vindas ao Agosto Dourado, mês que marca a defesa e promoção do aleitamento materno, o Grupo de Apoio Supermães, organização não-governamental (ONG) composta por mães, e diversos apoiadores estão organizando a “Caminhada pela Amamentação”, no próximo dia 30 de julho, a partir das 7h30, no Parque Tia Nair, em Cuiabá. O evento é aberto à toda sociedade, principalmente gestantes, puérperas, mães que amamentam e seus familiares e amigos. 

Além da caminhada, o evento contará com diversos atrativos, como pintura de barriga para gestantes e de seio para lactantes, exercícios aeróbicos, exposição de mães empreendedoras, orientações em amamentação, entre outros. 

Com o tema “Proteção ao aleitamento materno é dever de todos nós”, o grupo pretende chamar a atenção de toda a comunidade para a importância da rede de apoio em prol da mãe lactante, principalmente a puérpera (mãe com bebê de até 45 dias), por se tratar de uma fase em que a mulher encontra se fragilizada física e emocionalmente e mais suscetível às interferências negativas sobre a amamentação. 

De acordo com a presidenta do Grupo de Apoio Supermães, Josemara Lima, o evento marca o início do mês de conscientização do apoio e proteção ao aleitamento materno, o Agosto Dourado, e tem por objetivo ampliar e fortalecer a rede de apoio materna. “Quanto mais apoiadas e informadas as mães estiverem, maior será o tempo de amamentação, logo, mais proteção para mãe e bebê. Esperamos o comprometimento de todos, pois cuidar da saúde da criança traz um ganho social e em saúde pública para toda sociedade, é um dever a ser protegido por todos”, afirma. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo, ou seja, o único alimento do bebê até os 6 meses de vida e complementar pelo menos até 2 anos de idade. Isso porque estudos mostram que a prática reduz a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Para a mulher, amamentar ajuda a prevenir o câncer de mama e do colo do útero.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), além de benefícios para a saúde da mãe e do bebê, o aleitamento materno beneficia a saúde do planeta, uma vez que nessa prática não há necessidade de desmatamento para criar áreas de pastagem para o gado leiteiro, nem liberação de grandes quantidades de substâncias poluentes na atmosfera, nem requer produção em massa pelo setor industrial de derivados lácteos. Além disso, não há desperdício de água, nem de energia para fabricação do leite ou mesmo para fervura, durante a sua preparação. Não é preciso combustível para transporte de matéria-prima nem do produto em si. Para a economia familiar, o leite materno é de longe mais vantajoso do que o leite artificial, as chamadas fórmulas, por ser gratuito e não precisar de embalagens plásticas.

A Caminhada pela Amamentação conta com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma-MT), Associação de Doulas de Mato Grosso (Adomato), Doulas Para Elas, Marília Coach RitBox, Centro Educacional Recanto Kids, Prefeitura de Cuiabá, Secretaria de Estado de Saúde (SES), Água Lebrinha, Grupo Do Ventre ao Coração e IBFAN Brasil.

Serviço:

O quê: Caminhada Pela Amamentação 

Quando: 30 de julho (sábado), a partir das 7h30

Onde: Parque Tia Nair – Avenida Érico Preza, Jardim Itália, Cuiabá. 

Evento gratuito

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 na próxima segunda (15)

Publicado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 começa em Cuiabá na próxima segunda-feira (15). O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A previsão é de que a campanha seja realizada nas unidades básicas de saúde até dia 09 de setembro. O dia “D” ocorrerá no dia 20 de agosto de 2022 em todas as UBS, das 7h30 às 17h.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, o objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

“É de extrema importância que os pais levem seus filhos para fazerem a atualização da caderneta de vacinação, pois por causa da pandemia muitas crianças deixaram de ser imunizadas contra várias doenças. Não podemos correr o risco de ver o retorno de doenças que já estavam totalmente controladas porque as coberturas vacinais estão abaixo do esperado”, comentou o coordenador.

Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha. São elas: BCG, Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

De segunda a sexta as salas de vacinação de todas as UBS estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção das UBS Grande Terceiro e Ana Poupina, que não possuem sala de vacinação. Nas UBS de hora estendida (Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Tijucal) as salas de vacinação funcionam das 7h às 20h, sem interrupção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Procon Cuiabá orienta consumidores na compra dos presentes para o Dia dos Pais

Publicado

Com a proximidade do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (14), o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Cuiabá, orienta a população quanto aos cuidados na hora da compra dos presentes. Por ser uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio, uma das orientações é que as compras sejam feitas com antecedência. 

O secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira, recomenda todo cuidado e atenção por parte dos consumidores para que não sejam enganados e tenham complicações posteriores.  

“Realizar a pesquisa de preços também é uma boa pedida, pois a maioria das empresas aproveitam a data para aumentar as vendas. Então, se procurar bem, é possível pagar bem mais barato pelo mesmo produto. Também é importante exigir a nota fiscal, pois em caso de necessidade de troca ou algum problema com o produto, ela é um item fundamental para garantir o direito do consumidor. Sem isso, fica mais complicada a negociação com o fornecedor”, esclarece o secretário-adjunto. 

Em caso de compras feitas pela internet, Genilto lembra que o consumidor deve ficar atento quanto às condições de pagamento, valor do frete e prazos de entrega. São informações que devem ser bem esclarecidas e é dever do fornecedor cumpri-las. “Recomenda-se que o consumidor guarde todos os documentos que comprovem a compra, como extrato do pedido, print de telas em que constem esses dados, informações sobre a empresa, qual a política de atendimento ao cliente, quais são os canais de contato, verificar se a empresa efetua trocas etc. são atitudes simples que podem ajudar e evitar problemas futuros”, acrescentou.
O Código de Defesa do Consumidor estabelece um prazo de arrependimento no caso de compras online. O consumidor que compra um produto ou contrata um serviço pela internet tem direito a se arrepender da compra ou da contratação no prazo de 7 dias, contado a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. Pode formalizar o pedido de cancelamento pela mesma ferramenta que utilizou para a contratação, ou por qualquer outro meio disponibilizado, e solicitar a devolução da quantia eventualmente paga.

“A orientação é para que antes de procurar o Procon, em casos de problemas, o cidadão contate o gerente do local para tentar solucionar o caso de forma amigável. Se não conseguir, aí sim pode nos procurar registrando a denúncia que tomaremos as medidas cabíveis”, finalizou.

Serviço

Para facilitar o acesso aos serviços ofertados pelo Procon, ferramentas digitais foram disponibilizadas como o Whatsapp (65) 3641-6400, e-mail- [email protected] e o aplicativo “Procon Cuiabá”, disponível nas versões para Android ou IOS para tratativas de denúncias e reclamações.

Após o recebimento da demanda, inicia o atendimento mediante o contato com a empresa para tentar solucionar o problema do consumidor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana