conecte-se conosco


Mulher

Gravidez silenciosa: “Descobri que estava grávida com oito meses’’

Publicado

Carta aberta da atriz comoveu milhares de fãs
Foto: Reprodução/Instagram

Carta aberta da atriz comoveu milhares de fãs

No último sábado (25), a atriz Klara Castanho (21) revelou, após ter sido exposta pela apresentadora Antônia Fontenelle, ter dado à luz depois de ter sido vítima de um estupro. Em uma carta aberta, a jovem declarou que descobriu a gravidez nos últimos momentos da gestação.

‘’Meu ciclo menstrual estava normal, meu corpo também. Eu não tinha ganhado peso e nem barriga […] entre o momento que descobri a gravidez e o parto se passaram poucos dias’’, afirmou a artista.

Sem sintomas, sem ganho de peso e sem quaisquer sinais, Klara afirmou que não fazia ideia de que estava grávida. Pelos termos médicos, a atriz passou por uma gravidez silenciosa. 

Grávida sem sintomas?

De acordo com a ginecologista e mestre em Ciência Médicas pela Universidade Fluminense (UFF), dra. Viviane Monteiro, a gravidez silenciosa é a gestação que vai evoluindo sem que seja feito um diagnóstico e geralmente sem nenhuma percepção de algum sinal ou sintoma compatível.

‘’A principal característica da gravidez silenciosa é justamente essa falta de sintomas e geralmente é mais comum em mulheres que apresentam amenorreia, que é a falta de menstruação em idade fértil, ou mulheres com intervalos longos entre uma menstruação e outra”, afirma.

Para a médica, mulheres atletas ou com sobrepeso são as maiores vítimas da gravidez silenciosa, já que sofrem com a possibilidade de não menstruarem ou menstruarem esporadicamente. A percepção do próprio corpo também pode ser alterada para esse público, já que a definição dos músculos ou o acúmulo de gordura podem afastar a possibilidade de uma gravidez da mente.

Na maioria dos casos, grávidas silenciosas não notam a pausa da menstruação
Foto: Reprodução/Unsplash

Na maioria dos casos, grávidas silenciosas não notam a pausa da menstruação


A especialista reitera que os sintomas de uma gravidez são nítidos e é necessário observá-los: ‘’Há alguns sinais de gravidez, como não tolerar um cheiro específico de comida ou comer um alimento, náuseas e um cansaço maior. Existe também o aumento da frequência urinária, mamas mais doloridas e mais inchadas’’.

No entanto, o principal sintoma da gravidez é a amenorreia, termo médico para a falta de menstruação. Na maioria dos casos, as ‘grávidas silenciosas’ alegam não terem menstruado durante a gravidez. Viviane rebate essa crença: ‘’Há mulheres que também apresentam sangramentos irregulares durante a gravidez, que não são sangramentos menstruais, que podem parecer, mas que são de outra fonte que podem ser algum descolamento de saco gestacional, uma implantação baixa placentária, ou seja sangramentos provenientes da própria gravidez’’

Para a maioria das grávidas silenciosas, a barriga cresce sem ser notada
Foto: Reprodução/Unsplash

Para a maioria das grávidas silenciosas, a barriga cresce sem ser notada


‘’Mulheres grávidas não menstruam, mas podem sim ter sangramentos que devem ser investigados, mas se a mulher não tem conhecimento da gravidez ela pode achar que está menstruando, mascarando a gravidez e protelando esse diagnóstico de gestação’’, finaliza.

‘Eu não sabia que estava grávida’

Além de Klara Castanho, outras milhares de brasileiras também foram surpreendidas com um teste positivo para a gravidez no final da gestação. Uma delas é a estudante de Gestão Empresarial, Suzana Dias (21).

Em 2019, Suzana era recém-formada no ensino médio e começou a namorar com um colega. ‘’Foi meu primeiro namorado. A gente não se cuidava, né? Eu não tomava remédio nem nada. A gente sabia que poderia ter o risco de acontecer [uma gravidez], mas a gente nunca imagina. Eu era muito nova e apaixonada’’

mae
Foto: Reprodução/Unsplash

Suzana e Lorenzo, seu filho ‘surpresa’

Durante todo o ano, a jovem não teve nenhum sintoma ou mudança corporal. ‘’Eu fiz o teste de farmácia e todos deram negativos. Eu percebi que estava engordando. Eu não passei mal’’.

Na véspera do natal de 2019, a estudante resolveu fazer o teste Beta HCG, exame médico indicado para casos de suspeita de gravidez. No resultado, a surpresa: ela estava grávida.

‘’Fiquei muito nervosa por causa do medo, né? Tinha muito medo de contar para os meus pais e para os meus familiares. Não sabia de quantos meses eu estava e nem tinha muita barriga’’.

Apavorada, a jovem decidiu não contar sobre a gestação para a família. Os pais de Dias só descobriram o fato um mês depois. ‘’Contei para meus pais no dia 20 de janeiro. No dia 21, eu fiz meu primeiro ultrassom e descobri que eu estava grávida de 9 meses’’.

Dois dias depois, Suzana deu à luz ao filho. Com 4 quilos e 49 centímetros, Lorenzo Dias nasceu com muita saúde: ‘’Hoje em dia a gente brinca falando que minha gravidez foi de 3 dias, porque eu contei para os meus pais numa segunda-feira, e, na quinta, o bebê nasceu’’.

Mãe surpresa

Depois da surpresa de uma gravidez silenciosa, a maior dificuldade de Suzana foi de se adaptar à nova realidade: em menos de um mês, ela se tornou mãe:  ‘’Tadinho, ele não tinha ele quase não tinha roupa porque foi muito rápido o processo’’

Do dia para a noite, a vida de Suzana se transformou completamente. Noites de sono foram trocadas por madrugadas de amamentação; o banho longo depois de um dia cansativo se torna uma ducha rápida; as prioridades de antes, é claro, ficaram no passado.

‘’Num dia, eu era uma jovem normal, né? E no outro, mãe, então foi muito complicado’’.

Além da maternidade inesperada, a estudante também teve que lidar com críticas e julgamentos. Familiares e conhecidos alegavam que Dias era ‘’louca’’ e que teria supostamente ‘’escondido a gravidez por meses’’.

Parto de Lorenzo em janeiro de 2020
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Parto de Lorenzo em janeiro de 2020

Dois anos depois do parto, Suzana reflete que seus pais foram essenciais em seu processo de descoberta como mãe. ‘’Sem eles sem o apoio deles, eu não iria conseguir, porque a mãe solteira infelizmente é muito julgada’’.

Para as futuras mamães, a jovem afirma que o cuidado com a saúde mental e a ajuda da família são fundamentais. ‘’Meu conselho também é não ligar muito para a opinião dos outros. Eu sei que é difícil. Eu sei que na hora a gente fica muito frustrada, a gente fica assustada, porque a nossa reação’’.

‘’Eu sei o quanto é difícil. Mas o conselho que eu dou é nunca desistir, sabe? Sempre siga em frente. Nunca tenha vergonha de sua gravidez’’, finaliza.

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mulher

Horóscopo: previsão dos signos de 22 a 28 de agosto de 2022

Publicado

Horóscopo: previsão dos signos de 22 a 28 de agosto de 2022
Redação EdiCase

Horóscopo: previsão dos signos de 22 a 28 de agosto de 2022

O Sol encerra o ciclo no signo de Leão e entra no signo de Virgem no dia 23. Isso trará uma energia mais favorável para a organização e para o aprimoramento pessoal. O Astro-rei ainda faz aspecto tenso com Marte e Saturno, o que pode reforçar a autocobrança, característica do signo de Virgem. Haverá também uma tendência ao conflito interno entre ações precipitadas e impulsivas e a necessidade de lidar com maturidade com as questões da vida.

Momento de desafios nas relações

Mercúrio no signo de Virgem continua em aspecto tenso com Netuno e entra em aspecto tenso com Júpiter. Isso indica mais dificuldade de pensar com clareza. Será necessário o desenvolvimento da espiritualidade e/ou da conexão com filosofias de vida, além do autoconhecimento.

Vênus está em aspecto tenso com Saturno e Urano, o que indica um período que pode ser desafiador nos relacionamentos. A tendência é que se busque a liberdade e caminhos mais conectados com os propósitos de vida. Porém, isso pode levar a atitudes imprevisíveis e que serão bloqueadas de alguma forma.

Lembre-se que cada pessoa vai sentir essa energia de acordo com a forma como ela interage com o Mapa Astral de cada indivíduo.

Áries

Período favorável para organizar a rotina. Você tende a sentir mais alegria e satisfação nas suas atividades diárias. Contudo, tenha atenção com o excesso de afazeres, pois poderão causar tensão,  irritabilidade e afetar sua saúde. Na vida afetiva, você estará mais flexível para conversar e compreender o outro. Poderá, assim, encontrar um caminho que seja justo para ambos.

Entretanto, também existe a possibilidade de acabar cedendo em excesso. Isso porque terá dificuldade em se afirmar e para colocar limites. Tenha atenção com as pessoas com quem se relaciona, para evitar que alguém tente te enganar. Isso vale para as relações de trabalho também.

Touro

Você depositará mais atenção às suas vontades. Vai querer se divertir e alimentar a autoestima. Você se perceberá com mais brilho. Poderá também se apaixonar e se atirar de cabeça em uma relação, sem medir as consequências. Tenha atenção a essa tendência, pois poderá te desequilibrar. Pode ser que você sinta dificuldade em lidar com as responsabilidades neste momento.

Isso porque seu foco está nos momentos de diversão. Precisará ter maturidade para equilibrar seus desejos com os deveres. Será um período movimentado em sua vida. No entanto, procure não exagerar nas atividades, pois poderá prejudicar sua saúde.

Gêmeos

Período para trazer mais luz para as questões familiares. Você sentirá maior necessidade de estar em casa e na companhia de seus entes queridos. Apesar de tudo isso, existe uma tendência a desentendimentos, especialmente com figuras masculinas importantes para você. Procure ter cautela em suas ações para evitar tomar uma atitude impulsiva da qual se arrependerá depois.

Você tende a racionalizar demais os seus sentimentos, o que pode causar oscilação emocional e afetar sua capacidade de pensar com clareza. Apesar da sua disposição em se movimentar, conhecer pessoas ou iniciar novos estudos, pode haver algum imprevisto em seu caminho, o que pode te desapontar.

Câncer

Nesta semana, você tende a olhar para o seu interior com mais coragem. Poderá enfrentar os seus medos inconscientes. Será um período importante para ter mais clareza sobre quem é e os caminhos que deseja trilhar em sua vida para alcançar a independência. Entretanto, procure ter cuidado em suas ações. Evite se abrir com qualquer pessoa sobre o que está sentindo.

Coloque os limites necessários para que seus sentimentos sejam respeitados. Poderá ser uma semana um tanto desafiadora em sua vida financeira. Imprevistos podem te levar a gastos inesperados que irão abalar sua busca por estabilidade e segurança. Evite comprar por impulso.

Leão

Você estará mais sensível e isso poderá afetar a sua disposição e autoestima. Portanto, será importante cuidar das suas emoções. Tenha atenção também com o excesso de autocobrança e com a impaciência. Procure respeitar seu próprio tempo e encontrar a segurança afetiva em seus valores internos.

Você está em um período em que se dedicará mais à organização de sua vida financeira. Será o momento de fazer um balanço de tudo que já conquistou materialmente e que te traz segurança e estabilidade. Apesar disto, não é uma boa semana para negociações.

Virgem

O Sol está em seu signo, e isso te fará se sentir com mais energia. Tudo o que estava um tanto parado começará a se movimentar novamente. Poderá sentir também mais força e responsabilidade para batalhar por suas conquistas. No entanto, cuidado com a tendência a se cobrar em excesso e com o acúmulo de atividades.

Na vida afetiva, é um período de encerramento. Pode ser que aconteça algum rompimento, incluindo quebra de algum ciclo que estava te causando sofrimento. Você poderá também se sentir mais carente e isso te levar a agir de forma imprevisível. Tenha atenção e procure se acolher para evitar ações que podem te trazer prejuízos posteriormente.

Libra

alt
Previsão para o signo de Libra (Imagem: Adobe Stock)

Você está em um período de maior conexão com o seu interior. Procure ter maturidade e coragem para enfrentar os seus medos. Boa fase para aprimorar seus talentos , assim poderá aliviar as tensões e a autocobrança que pode estar sentindo. Você estará mais flexível sobre a visão que tem da sua vida e com mais abertura para descobrir novos caminhos.

Será um momento propício para encontrar respostas para seus questionamentos. Boa fase para se envolver com práticas espirituais ou com estudos voltados para o desenvolvimento pessoal, pois ajudarão a equilibrar sua energia.

Escorpião

Você poderá lidar com seu lado obscuro e com o medo da perda com mais coragem e determinação. Isso poderá afetar diretamente a sua imagem. Tende a ser um período intenso e desafiador. Porém, tudo isso te ajudará a lidar com traumas antigos e a ressignificar as situações vividas.

E, nestes dias, será importante que você busque se conectar com a espiritualidade ou com filosofias de vida que te ajudem a ter mais clareza sobre os desafios que está vivendo. Hora de analisar as atitudes repetitivas que te causam dor. Na vida profissional, poderá colher bons frutos de seu empenho e dedicação.

Sagitário

Um novo ciclo se inicia em sua vida profissional. Você poderá ter a oportunidade de se alinhar com os seus propósitos profissionais. Poderá também ter a chance de harmonizar relações de trabalho ou de fazer boas parcerias neste setor. Entretanto,  isso só ocorrerá se você agir com responsabilidade e dedicação, rompendo com padrões de comportamento que não estão te auxiliando.

Evite ações precipitadas e procure levar harmonia para os grupos com os quais você trabalha. Como este setor da sua vida já vem recebendo mais atenção nas últimas semanas, você pode se sentir com excesso de afazeres e se cobrar mais. Procure buscar o equilíbrio para não ultrapassar os seus limites e acabar se desgastando.

Capricórnio

alt
Previsão para o signo de Capricórnio (Imagem: Adobe Stock)

Você está em um período mais movimentado em sua vida profissional. Entretanto, nesta semana, evite fazer acordos e tudo que envolva muita burocracia, pois poderá se enganar ou ser enganada(o) por outras pessoas. Terá bastante energia para lidar com as questões da sua rotina, e isso poderá te ajudar a ter mais produtividade em seu trabalho.

Contudo, poderá exagerar na quantidade de atividades e acabar afetando a sua saúde e vitalidade. Lembre-se de respeitar os seus limites. Apesar de todo esse movimento, você poderá se sentir mais introspectiva(o) e com necessidade de olhar para o seu interior, pois alguns medos e sombras podem aparecer e afetar a sua segurança emocional.

Aquário

Nesta semana, você terá a oportunidade de olhar para si com coragem e para ser quem você realmente é. Se sentirá vitorioso(a) por não precisar corresponder às expectativas alheias. Será o momento de conquistar o seu espaço . Pode ser que isso cause conflitos com pessoas mais tradicionais do seu convívio.

Essa situação pode te trazer desconforto, mas será o momento de enfrentar o medo de se expor. Na vida afetiva, você buscará por mais equilíbrio, mas é possível que esse movimento de se afirmar possa provocar alguns conflitos ou que você se sinta mais carente e com tendência a ações impulsivas.

Peixes

Nesta semana, você estará mais disponível para compreender as necessidades alheias e as próprias necessidades dentro de um relacionamento afetivo. Dessa forma, poderá encontrar um caminho de equilíbrio para ambos. Entretanto, é possível que a necessidade de se autoafirmar e sentimentos de carência te levem a ações que afetem o equilíbrio que busca.

Tenha atenção e procure compreender seus sentimentos. Memórias do passado que podem ser dolorosas estão sendo remexidas, e isso pode te causar mais irritação. Contudo, você também pode aproveitar essa fase para lidar com essas lembranças com mais coragem.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Gusttavo Lima lança GL Embaixador, perfume inspirado em sua trajetória

Publicado

Gusttavo Lima agora tem linha de perfume
Divulgação

Gusttavo Lima agora tem linha de perfume

Gusttavo Lima não faz sucesso apenas como cantor sertanejo. Ele também é empreendedor e  participa ativamente da gestão de sua carreira. Desde o início,  sempre teve o desejo de traduzir sua história em produtos. Após o lançamento bem-sucedido de sua primeira bebida, no início deste ano, Gusttavo agora aposta no mercado de cuidados masculinos e lança GL Embaixador, perfume marcante e sofisticado, que conecta a ancestralidade, a força e o poder conquistados nas últimas décadas, com o selo de qualidade da suíça Givaudan, maior casa de perfumaria do mundo.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!  

É neste cenário nostálgico que é possível adentrar ao sentir a essência do GL Embaixador: “Eu queria que esse cheiro lembrasse a terra molhada do interior, a lenha queimada e todas as especiarias que sempre fizeram parte da nossa rotina”, explica o cantor. Hernan Figoli, perfumista da Givaudan responsável por essa alquimia ainda completa: “A jornada sensorial deste produto passa por um amadeirado oriental, quente e sofisticado, que traduz a virilidade do artista, uma de suas principais características. As notas doces de âmbar refletem elegância e sedução”.

Gusttavo já tinha em seu imaginário qual seria o resultado ideal para esse produto, não só na escolha de ingredientes que conseguissem traduzir todas suas memórias, mas também na definição de uma empresa ambientalmente responsável, que imprimisse a qualidade e a elegância esperada por ele. 

A pesquisa e desenvolvimento do perfume se deu por diversas etapas até chegar na combinação perfeita do GL Embaixador. A escolha do segmento também não foi acidental: como homem de negócios, Gusttavo apostou na crescente do mercado de beleza masculino e, também, no fato de o Brasil ser o maior mercado de perfumes do mundo, decidindo assim unir o desejo do público por fragrâncias de qualidade com seu desejo pessoal de transpor toda sua história inspiradora em produtos. 

 Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

A expectativa é que o perfume se torne um grande sucesso de vendas, oferecendo ao público uma experiência olfativa que remeta à história desse grande ídolo nacional e dê início à uma linha de cuidados pessoais masculinos com produtos para a barba, o cabelo e o corpo. Quem quiser adquirir já pode se cadastrar no  site a partir desta quinta-feira (18), data de início da pré-venda.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana